Dúvida a formatar

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Dúvida a formatar

Mensagempor SuperMocho84 » Terça Jan 30, 2007 17:50

Tenho 3 discos rígidos, dois são SATA e o outro é IDE.

Os SATA estão divididos em várias partições sendo uma delas o C:, onde está instalado o XP. O disco IDE não está dividido em partições e é a unidade F:.

O problema é que quando quero formatar o XP, faço o boot do cd como mandam as regras, mas quando chego ao écran para escolher a partição a formatar, as letras que as partições tinham atribuídas em ambiente Windows estão trocadas. A unidade que fica com a letra C: é o disco IDE que em ambiente Windows é o F:, enquanto a partiçao C: em ambiente Windows fica com a letra K: neste écran. Se desistir da formatação e voltar ao Windows, as letras voltam ao que estavam antes, todas bem atribuídas.

Ora como é óbvio eu não quero formatar nenhuma partição a não ser a do XP. O que acontecerá se formatar a partição que eu sei que tem o XP e é o C: no Windows, mas no écran de formatação fica com a letra K: atribuída? No final da instalação ficarão de novo as letras atribuídas correctamente? Ou ficarei com o Windows instalado na partição K:, ficando a antiga K: com outra letra? E se ficar terei problemas? É tirando a partição C:, não me posso dar ao luxo de perder nada do que tenho nas outras partições, especialmente a partição que trocou com a C:

Agradecia imenso que me explicassem esta situação.
Editado pela última vez por SuperMocho84 em Terça Jan 30, 2007 17:53, num total de 1 vez.
AMD Athlon64 3500+ Winchester
ASUS A8N-SLI Deluxe
ASUS Nvidia GeForce 6800GT 256MB DDR3
4x512MB DDR400 Kingston
Western Digital 250GB SATA II + 200GB SATA + 60GB IDE
Logitech X-230 + Audigy 2
Pioneer 120S + Optiarc 7173AD
LC Power Hyperion 700W
SuperMocho84
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Dez 21, 2004 11:48

Mensagempor Tretabyte » Terça Jan 30, 2007 17:53

Boas,
o ideial é usares um utilitario de boot tipo o cd do partition magic e tirar as partições de activas, assim que ele formata 1 coloca-a como primaria e activa deixando o resto tal como esta e nao mexe nas letras, geralmente é assim que faco e ate à data nao tive problemas.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor SuperMocho84 » Terça Jan 30, 2007 17:57

Obrigado pela pronta resposta, mas não percebi muito bem o que quiseste dizer. Se pudesses ser um pouco mais claro agradecia. Mas o que poderia acontecer se eu formatasse mesmo assim?

EDIT: Não percebo muito bem esta coisa de formatar o pc. Tenho sempre medo de perder as coisas...
AMD Athlon64 3500+ Winchester
ASUS A8N-SLI Deluxe
ASUS Nvidia GeForce 6800GT 256MB DDR3
4x512MB DDR400 Kingston
Western Digital 250GB SATA II + 200GB SATA + 60GB IDE
Logitech X-230 + Audigy 2
Pioneer 120S + Optiarc 7173AD
LC Power Hyperion 700W
SuperMocho84
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Dez 21, 2004 11:48

Mensagempor Goucha » Quarta Jan 31, 2007 1:24

Para formatares a partição certa basta saberes o tamanho dela, a não ser que as tenhas todas do mesmo tamanho certinho...não é facil..ignora as letras.
Goucha
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Fev 11, 2005 1:54

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes