React OS, o Windows Open Source

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

React OS, o Windows Open Source

Mensagempor nelugo » Sábado Fev 17, 2007 16:35

O ReactOS é um sistema operativo (no Brasil, sistema operacional) em Software Livre, licenciado sob a GNU GPL, cujo objectivo é desenvolver um sistema operacional 100% compatível com os aplicativos e drivers binários para Windows NT.
...
Wikipédia

Imagem Imagem Imagem

Baseado no Win NT, aceita drivers e pretende suportar aplicações feitas para a família NT4, 2000, XP, 2003.
Nem sempre o melhor sistema não windows é o linux. Este destaca-se por colmatar as falhas dos outros SO's em correr aplicações do windows e aceitar drivers para ele. Para além disso procura melhorar certas partes do SO windows, acredito que atraia muitos utilizadores de linux num futuro próximo.

Neste momento o suporte gráfico e de redes ainda é reduzido. Mas o numero de colaboradores neste projecto está a aumentar e o trabalho desenvolver-se a um ritmo exponencial.

Já executa aplicações como o Firefox, Nero, WinRar, Unreal Tournament...

Aqui podem vê-lo em funcionamento

Se o Linux não se populariza no desktop devido a maioria dos aplicativos que as pessoas querem usar serem para Windows, talvez um SO baseado em NT, com completa compatibilidade binária resolva isso.

Está directamente relacionado com o projecto Wine e basicamente é uma implementação das APIs do sistema operacional Windows no Linux, que permitem ao Linux rodar aplicações da Microsoft.

Para já encontra-se na versão 0.3 mas o roadmap das próximas versões já está defenido e deixa antever potencialidades interessantes, muito próximas dos actuais windows (pré vista)
nelugo
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sábado Set 11, 2004 12:09

Mensagempor skyruner » Sábado Fev 17, 2007 17:14

Ui...
Desconhecia por completo e parece-me muito bem!
Satellite A200-1GB | HTC Magic | SE K750i | 360 Elite + Regza AV 32"
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Dez 25, 2004 20:59

Mensagempor Posturas » Sábado Fev 17, 2007 19:37

Já tinha ouvido falar nisso e julguei que estivesse mais avançado. Parece um bom projecto, mas até apanhar o wine ou cedega tem um longo caminho a percorrer.
Posturas
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 29, 2005 11:46

Mensagempor Fresh_fruit » Segunda Fev 19, 2007 11:51

Muito interessante ... será free para uso comercial ?
Board Intel Workstation S5000XVN
2 x Processador Intel Xeon Dual Core 5160 8MB@6Ghz
4 x 2GB Memoria HP DDR2 667 C/ ECC REG
PNY Nvidia Quadro FX 4600 PCIE 768 MB GDDR3
2 x 300GB 15000 Rpm SAS 3.5 SP - Raid 0
Monitor TFT HP 24" LP2465
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Abr 26, 2005 15:29

Mensagempor pm_am » Segunda Fev 19, 2007 11:56

penso que sim

tive a ver uns sites e acho a dizer algo do genero mas nao tenho a certeza
pm_am
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Jan 30, 2007 12:25

Mensagempor jotoa » Segunda Fev 19, 2007 11:58

É grátis.
Até têm o download no site oficial: http://www.reactos.org/en/download.html
:wink:
Imagem
Capitão Moura: Justo! Honesto! Coerente! Imparcial!
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Sábado Jun 17, 2006 18:27

Mensagempor cyberj » Segunda Fev 19, 2007 12:25

Para giro... provavelmente se as grandes destribuições de Linux como a Novell Suse e a Red Hat se juntarem ao projectos, em pouco tempo podem começar a dar cartas...
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Jul 19, 2006 10:01

Mensagempor nelugo » Segunda Fev 19, 2007 12:26

Posturas Escreveu:Já tinha ouvido falar nisso e julguei que estivesse mais avançado. Parece um bom projecto, mas até apanhar o wine ou cedega tem um longo caminho a percorrer.

Na versão 0.6 beta eles pretendem implementar um Direct X de maneira a correr os jogos actuais para windows.

O linux é que está algo estagnado nesse sentido. Neste momento até pode correr mais jogos que o reactOS, mas no futuro este cenário inverte-se.

Quando a beta 0.6 sair nem vai ter comparação com o linux no campo dos jogos:
O linux não passa muito do ponto em que está, tem que se configurar N coisas para correr um jogo (dos que dá pra correr em linux) e nem sempre corre bem, uma trabalheira...
O react OS vai desempenhar o papel do windows, pura e simplesmente, acho que não é preciso dizer mais nada...

Vai estar intimamente ligado ao linux. Parta além de já colaborar com o WINE, vai suportar tipos de ficheiros como ext2(penso que seja assim) do linux...
nelugo
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Fresh_fruit » Segunda Fev 19, 2007 12:34

Vou tirar uma imagem de VMWare para testar . Este produto interessa-me bastante...
Board Intel Workstation S5000XVN
2 x Processador Intel Xeon Dual Core 5160 8MB@6Ghz
4 x 2GB Memoria HP DDR2 667 C/ ECC REG
PNY Nvidia Quadro FX 4600 PCIE 768 MB GDDR3
2 x 300GB 15000 Rpm SAS 3.5 SP - Raid 0
Monitor TFT HP 24" LP2465
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Abr 26, 2005 15:29

Mensagempor Posturas » Segunda Fev 19, 2007 14:06

Sim eu estive a ver o "roadmap" e acredito que um dia, se o projecto evoluir a bom ritmo, irá ultrapassar o wine e o cedega (sobretudo porque o wine e cedega muitas vezes esbarram nem é com o directx, mas com os conflitos entre as permissões do win com as permissões de linux, há programas que não correm em modo utilizar e em modo root já correm...).

No entanto volto a dizer, neste momento o reactos está muito atrás do wine (estive a experimentar uma imagem VMWare e achei muito mau).

Outro problema deste tipo de projectos é que é sempre uma tarefa ingrata: quando finalmente conseguem ter uma API implementada (ou pelo menos a correr aceitavelmente, digamos 50% do desempenho) a MS lança outra e tem de recomeçar.

PS: As software houses deviam era deixar as API da microsoft de lado e dedicarem-se ao OpenGL e ao OpenSound (assim já nao tinham desculpa para não lançarem no mercado binários linux).
Posturas
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 29, 2005 11:46

Mensagempor L0pht » Segunda Fev 19, 2007 16:13

parece-me ainda muito verdinho... vamos ver daqui a uns anitos :D

já agora consume muitos recursos?
Imagem
L0pht
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Abr 26, 2006 13:09

Mensagempor nelugo » Segunda Fev 19, 2007 19:03

offtopic: A nível da europa, as medidas para manter os níveis de concorrência actuais são um pouco fraquinhas a meu ver (windows xp N sem o média player...).

Deviam obrigar as empresas produtoras de hardware (pelo menos as com grande presença no mercado) a criar drivers para os sistemas operativos mais importantes.

A nível de recursos o consumo deve ser reduzido e esse aspecto deve ser melhorado em relação ao windows.

Acho importante o pessoal divulgar o sistema operativo, quanto mais colaboradores tiver, melhor...

cumps
Imagem
nelugo
Membro Diamante
Membro Diamante

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante