nao é nada disso jovens, é mesmo um virus.
deparei-me com o mesmo problema na semana passada. Andei as voltas no registo a editar chaves e sempre que removia as entradas associadas ao open(O) quando reiniciava ele continuava na mesma.
se ele reparar (ou reparasse, dado que já removeu o virus) tinha dois ctfmon.exe a correr (um é o do office e o outro é o virus) e uma falsa reciclagem chamada de Recycled e não a pasta RECYCLER oculta do windows. Em cada partição é criada essa pasta para iludir, e é criado um ficheiro que ja nao me lembro bem mas acho que se chamava "autostart.ini" que tinha as intruções para executar um clone (virus) do ctfmon.exe e passar a clonar documentos, imagens, etc para dentro dessas pastas Recycled.
Um scan co Kaspersky resolveu o problema.
PS - para editares as acções default de quando fazes duplo clique numa pasta ou numa partição tens que editar o registo em diversos sítios conforme o que queiras. Se quiseres posso dar-me ao trabalho de te ajudar.
EDIT: ou podes ir
aqui e sacar o .reg que te interessa. Eu após andar a mexer no registo acabei por não o deixar como estava e então
saquei o Explore por default.
Mais qualquer coisa diz que eu sou a pessoa indicada para te ajudar dado que já solucionei esse problema.