Embrulhada de sistemas operativos

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Embrulhada de sistemas operativos

Mensagempor Genius » Quinta Jun 21, 2007 17:53

Boas, estou com um problema deveras chato com o meu pc :roll: .

Tinha o sistema em dual boot vista + xp e instalei o ubuntu após isto. Acontece que fiquei com 3 sistemas operativos. No entanto, agora sempre que ligo o pc aparece um novo menu de selecçao de sistemas operativos que nao o da microsoft (portanto um menu que veio com o ubuntu) e o qual não permite arrancar por cds.

Ou seja, apenas permite escolher o os que quero iniciar mas não permite arrancar por cds.

Como quero formatar tudo dado que acabaram as aulas, gostaria que me ilucidassem da melhor forma de conseguir arrancar com o cd do xp para formatar todas as partiçoes.

Cumps
Q6600 G0 3.8Ghz, Asus Blitz Formula, 2x1gb Gskill Hk ddr2 @960 4-4-3-5, EN8600GTS
Imagem
Genius
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Set 13, 2005 17:58

Mensagempor zinko_pt » Quinta Jun 21, 2007 18:20

O menu que vês é o GRUB que "vem com" o Ubuntu.

O arranque por CD vem ANTES de veres o menu. Por isso se não consegues arrancar por CD, não é culpa do Ubuntu de certeza.

E o GRUB substitui o menu da Maricosoft, porque os OS deles nem "vêm" o Ubuntu, ou seja, para eles nem existe e não reconhecem as partições Ext2/3.

O meu melhor conselho é: faz o que quiseres, mas deixa estar/reinstala o Ubuntu. "Chafurdas" com muito mais segurança na net, entre outros motivos.
"Os brinquedos das crianças e dos adultos diferem em duas coisas: tamanho e preço".
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 02, 2004 13:09

Mensagempor tcouto » Sexta Jun 22, 2007 21:29

boas... de facto o Grub não interfere com o arranque por cds!!
quando inicias o teu computador carrega na tecla DEL (ou o equivalente pra tua motherboard) e entras na BIOS.
na bios encontras (tens que procurar, já nao me lembro onde exactamente) a ordem de arranque que no teu caso deve começar com o disco rigido. daí iniciar sempre o grub.
altera a ordem de arranque do sistema para começar pela drive CD-ROM.

Mas cuidado... o user zinko tem toda a razão!! fica pelo menos com um dual-boot windows/ubuntu. o ubuntu é muito mais seguro e chegou a uma maturidade excelente.
desde que descobri o virtualbox não quero outra coisa. este software permite correr o xp dentro do ubuntu com uma velocidade fabulosa. lindo... quase cm se fosse nativo :) assim posso usar voz no messenger e no voipcheap.

cumprimentos
tcouto
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Jun 10, 2006 16:22

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 2 visitantes