Dual boot Vista - Xp pro

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Dual boot Vista - Xp pro

Mensagempor TEkN0 » Quarta Set 12, 2007 18:51

boas a todos :)

tenho o vista home premium no portatil instalado no C e resolvi entao criar uma nova partição de 10 gb com a letra D no mesmo disco para instalar o windows xp Pro

Mas depois de instalado o xp inicia sozinho sem me perguntar o OS que desejo iniciar ou seja inicia sozinho e não me dá escolha para ir para o vista ....

no meu boot.ini no Xp tenho:
[boot loader]
timeout=30
default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(3)\WINDOWS
[operating systems]
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(3)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /noexecute=optin /fastdetect

tentei pôr

[boot loader]
timeout=30
default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\Windows
[operating systems]
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\Windows="Vista" /noexecute=optin /fastdetect
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(3)\WINDOWS="Microsoft Windows XP
Professional" /noexecute=optin /fastdetect

mas dá-me o seguinte erro:

windows could not start because the following file is missing or corrupt:
<windows root>\system32\had.dll.
Please re-install a copy of the above file.

talvez o caminho nao esteja correcto mas nao o consigo encontrar...

tentei mudar isso com o vistabootpro e pus o windows vista como Default os mas mesmo assim o continua a arrancar o windows xp pro ..

Se alguém sabe como resolver isso agradeço
TEkN0
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Mai 29, 2007 22:21

Mensagempor gatoricardo » Quinta Set 13, 2007 11:59

Boas TEkN0...

E assim eu já passei pela mesma situação e que tenha conhecimento existe duas hipóteses para resolver o teu problema..

Primeira (que é um pouco mais complexa embora use sempre este) é usar o próprio cd de instalação do vista (não para instalar) ou seja inicias com o dvd do vista, quando te for pedido escolhes o idioma e restantes parâmetros do mesmo menu e fazes seguinte, depois por baixo nas opções escolhes a opção reparar e no menu de reparação escolhes COMMAND PROMPT (isto tudo para poderes executar alguns comandos em que os próprios voltam a criar opções de arranque para arrancar no vista tendo em conta que existe o xp ou seja depois aparece os dois sistemas operativos como opção de iniciar) e os comandos a executar serão os seguintes:

Se a tua drive do vista for por exemplo a d escreves:
d: (seguido de enter)

Nesta altura deves ter apenas d:\ na COMMAND PROMPT (se n tiveres escreve cd.. seguido de enter ate aparecer) e se assim for escreves cd windows (seguido de enter) e dps cd system32 (seguido de enter) e por fim escreves estes dois comandos:

bootrec /fixmbr (seguido de enter e esperas que complete o processo)
bootrec /fixboot (seguido de enter e esperas que complete o processo)

e pronto processo concluído qdo reiniciares ja te vai aparecer o menu de arranque com o xp e o vista (pelo menos a mim resulta)

Segunda opção (mais fácil mas aconselho a fazer um backup com o programa para o caso de algo correr mal) é usar o programa VistaBootPRO (http://www.vistabootpro.org) e se quiseres fazer então um backup embora eu nunca o tenha feito é mandar aplicar o Vista Bootloader na opção System Boot Loader (ou seja é a primeira opção e depois mandar instalar)

Qualquer um destes métodos foi testado por mim se tiveres duvidas é só avisar (atenção que deves repor aquilo que alteras-te para o estado original pois o vista não funciona com tais opções de arranque nesse local)
gatoricardo
Novato
Novato

Registado: Terça Abr 03, 2007 0:22

Mensagempor TEkN0 » Quinta Set 13, 2007 14:42

Obrigado pela resposta completa antes de tudo :)

Bem antes de ler a tua resposta decidi tentar repôr o Vista como default OS e como com o VistaBootPro nao o tinha conceguido decidi então exprimentar com o easy bcd e aí funcionou aleluia !!! xD

Portanto agora já consigo iniciar novamente pelo Vista que era o que eu mais queria mas agora se arrancar pelo XP dá-me um erro para inserir o cd do xp para fazer um repair..

Será que posso fazer o repair então sem que tudo volte como antes ou seja o XP iniciar sozinho?
TEkN0
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Mai 29, 2007 22:21

Mensagempor gatoricardo » Quinta Set 13, 2007 20:22

Boas amigo TEkN0,
é assim eu tenho a ideia que ao reparar com o próprio xp que voltas a mesma situação anterior mas claro isto por previsões pois por essa situação nunca passei... só passei pela situação (muitas vezes mesmo em vários pc's) de ter o Vista e depois de instalar o xp por o sistema com dual boot pelas opções que te indiquei (embora ja o tenha testado com os dois metodos o que mais utilizo e mesmo o dos comandos.. embora também ja tenha usado uma vez o VistaBootPro com sucesso e tenha ouvido também falar do easy bcd mas nunca o usei)
gatoricardo
Novato
Novato

Registado: Terça Abr 03, 2007 0:22

Mensagempor Aziraphale » Quarta Set 19, 2007 11:12

Boas ppl,

estou no processo de fazer isso mesmo que estás a descrever...

encontrei este site
http://apcmag.com/node/5162/

e estou a seguir as instruções daqui,

daqui a meia hora já volto aqui a dizer se funcionou hehe
Aziraphale
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Nov 06, 2003 22:26

Mensagempor Aziraphale » Quarta Set 19, 2007 12:46

bem não foi tão linear como eu pensava...ao correr o EasyBCD não dava para mudar a partição quando estava a definir a nova entrada no bootloader.

de seguida instalei o VistaBootPro que reconheceu a instalação do XP e consegui definir a letra do drive "D:\"

acontece que ao iniciar o xp deu erro...voltei ao vista...

entretanto encontrei num forum:
http://www.pro-networks.org/forum/post- ... 50506190b8

um gajo que estava a dizer que tinha definido a letra do drive C:\ tal como o a entrada do vista pois seria aí que estariam os ficheiros de boot do XP, pelo menos foi isso que entendi da conversa queria é despachar isto :P

conclusão fui ao VistaBootPro e mudei a letra do drive para C:\ e voilá já tenho dual boot

Provavelmente a razão para a qual o EasyBCD não deixava alterar a letra do drive é pq reconheceu que ali é que estavam os ficheiros para o boot...não sei se é coincidência ou se ele é mm "inteligente" hehe não me apetece ir experimentar :P

De qualquer modo só para esclarecer
o que eu tinha era um portátil com o Vista de origem.

Eu tive que formatar isto pq lixei as partições e depois usei o system restore para fazer logo 3 partições. Mas se tiverem cuidado penso que podem redimensionar hehe

em seguida instalei o XP na terceira partição "D:\" (há uma pequena que é a partição de restauro do sistema que vem com o portátil, para quem não percebe nada de computadores...não apaguem essa partição hehe)

depois como indicado no tutorial fiz o restauro do bootloader do Vista

depois usei o VistaBootPro, diagnostico do sistema ele introduz 2 entradas...a do restauro do sistema que obviamente será para apagar, e a chamada "previous windows instalation" ou qq coisa semelhante

Atenção que esta ultima não especifiquei com a letra de drive D:\ como seria mais óbvio mas com a letra C:\

pronto fui um bocado redundante na explicação mas está aqui tudo hehe
espero que possa ajudar alguem
Aziraphale
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Nov 06, 2003 22:26

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante