contas de utilizadores...

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

contas de utilizadores...

Mensagempor DOall » Terça Jul 13, 2004 15:11

antes de mais agradeço a todos akeles k me ajudarem com este problema...

no meu computador tenho 3 contas criadas por mim. sao essas 3 contas k aparecem no painel de boas vindas. no entanto no outro dia, k ia desactivar uma das contas vi k no sitio k permite modificar, criar ou eliminar contas tinha la outras 2 contas com nomes esquisitos e k n foram criadas por ninguem aki no pc...por acaso n me sabem dizer o pk dakilo?
Imagem
DOall
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Mai 19, 2004 19:56

Mensagempor rfbgb » Terça Jul 13, 2004 15:18

Seria a de administrador e a dos guests?
rfbgb
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Jun 08, 2004 7:51

Mensagempor [PT]CableGuy » Terça Jul 13, 2004 16:12

rfbgb Escreveu:Seria a de administrador e a dos guests?
Quase que aposto. :wink:
De qualquer maneira ajudava saber qual o windows que usas...
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor DOall » Terça Jul 13, 2004 19:37

eu uso o xp com o service pack 1...
aquelas contas k la estavam n costumavam la estar e eu ja as apaguei ate sem ter notado nenhum problema aparente...so gostava mesmo era saber como e k akilo foi la parar
Imagem
DOall
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Crouwe » Terça Jul 13, 2004 20:31

diz uma coisa tens firewall, antivirus, actualizações em dia,etc,etc,etc
PC in Modding
Crouwe
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Jun 22, 2004 17:17

Mensagempor Dr » Terça Jul 13, 2004 20:39

Se for alguma das que vou enumerar, então não fizeste bem em apagá-las. Pode ser que não tenhas problemas, mas são contas built-in (contas que são criadas aquando da instalação do XP) se não usares, por exemplo, o IIS. As contas são:

IUSR_"o nome da máquina"
IWAM_"o nome da máquina"
SUPPORT"blablabla"
HelpAssistant
ASPNET
Guest
Administrator

NOTA - Algumas destas contas só são instaladas se determinado software for instalado também

Cumprimentos
João Ribeiro
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jan 21, 2004 3:50

Mensagempor DOall » Terça Jul 13, 2004 21:51

Crouwe Escreveu:diz uma coisa tens firewall, antivirus, actualizações em dia,etc,etc,etc

tenho o norton antivirus 2004 actualizado, firewall n tenho.

Dr:
se sao contas criadas aquando da instalaçao no xp deveriam tar la logo desde k instalei certo? e k so verifiquei essas contas apos algum tempo...
agora se for kando ao software for instalado: ok! ficou desfeita a duvida, embora n me parece ter sido essas contas k ai numeras-te, mas tb n posso confirmar pois ja n me lembro la muito bem!
Imagem
DOall
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Crouwe » Terça Jul 13, 2004 22:33

olha então arranja uma firewall, e depois epah, tens que por sito com promenores senão o pessoal depois não te consegue ajudar
PC in Modding
Crouwe
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Jun 22, 2004 17:17

Mensagempor Dr » Terça Jul 13, 2004 22:56

DOall: tens toda a razão quando dizes que, se são contas criadas aquando da instalação do XP, elas deveriam ter estado sempre presentes. Se não é o caso, podes desconsiderar esta hipótese. Por outro lado, há software que, quando instalado (principalmente certos tipos de programas da Microsoft, como o já referido IIS ou o SQL Server), cria certas contas de usuário para os serviços do sistema operativo usarem.
Pelo que deduzi, tu apagaste essas contas. Muito provavelmente não irás sentir falta delas, mas se começarem a surgir erros de login no Event Viwer, era boa ideia dar uma olhada nos serviços e ver como é que eles são iniciados, se usam alguma conta especial que já não está presente. Podes acessar estas informações no Computer Management.
Adicionalmente, recomendo-te que vás estando atento às contas de usuário que tens no computador. É que uma das hipóteses que mais sentido fazem é a de teres instalado um trojan sem querer, que dê acesso a indesejados.
Se ainda tiveres alguma dúvida, expõe-na que vou tentar ajudar-te, tá?
Cumprimentos...

PS - Já agora... XP Pro ou XP Home?
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor rfbgb » Quarta Jul 14, 2004 10:58

Concordo.
rfbgb
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Jun 08, 2004 7:51

Mensagempor DOall » Quarta Jul 14, 2004 11:44

tenho o xp home original
n tenho esses programas k referiste instalo no pc.
ah outra coisa k n sei se tem alguma coisa a ver embora penso k nao: tb tenho linux instalado no mesmo pc.

obrigado pelas ajudas!
Imagem
DOall
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Dr » Quinta Jul 15, 2004 18:27

Agora tudo mudou de figura...

Se é o XP Home, então as hipóteses de ter sido o IIS (por exemplo) a criar essas contas fica sem efeito. O XP Home não aceita o IIS. Então aconselho-te a correr um anti-virus actualizado até à exaustão, pois parece-me ser trojan. Se não te acusar nada e continuarem a surgir contas estranhas, a única coisa que te recomendo é o bom velho format. Esse sim, resolve todos os problemas.
Espero que consigas resolver isso sem necessitares de formatar o pc, mas prepara-te para essa eventualidade.
Desejo-te boa sorte...
Cumprimentos.

PS - Estás certo: o facto de teres o Linux instalado não tem relacionamento nenhum com este facto. Se fossem dois pcs distintos, que se comunicariam por rede, até podia ser que certos daemons obrigassem à criação de algumas contas, mas num sistema de dual boot, os sistemas operacionais não sabem da existência um do outro, pelo que não poderiam andar a criar contas desta maneira.
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor DOall » Quinta Jul 15, 2004 21:35

ok obrigado pela ajuda. o norton antivirus n detecta nada mas se entretanto aparecem outras contas formato o pc e esta a questao resolvida.
Imagem
DOall
Membro de Prata
Membro de Prata

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 13 visitantes