Duvida em linux live cd

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Duvida em linux live cd

Mensagempor Pedro Oliveira » Quinta Jan 10, 2008 21:39

Fui ao linux live cd (ubuntu) e tenho um executavel para instalar e outro pra correr (programas de recuperação de ficheiros). Diz que não dá porque nao encontra maneira de os correr. Há maneira de os fazer correr?

Obrigado,
Pedro
"O trabalho fascina-me... às vezes fico parado a olhar para ele sem conseguir fazer nada"
Pedro Oliveira
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Dez 27, 2004 19:54

Mensagempor JrP » Quinta Jan 10, 2008 22:03

Não consegues correr porque provavelmente estás a tentar correr programas do Windows. Para os correres em Linux tens de ter o Wine instalado, mas tenta primeiro procurar programas nativos Linux que sejam equivalentes e que façam o que queres fazer.
JrP
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Set 16, 2005 14:22

Mensagempor Pedro Oliveira » Quinta Jan 10, 2008 23:01

tive o cuidado de sacar programas que "diz no nome" que são pra linux.
"O trabalho fascina-me... às vezes fico parado a olhar para ele sem conseguir fazer nada"
Pedro Oliveira
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor JrP » Sexta Jan 11, 2008 12:26

Diz no nome como? Sacaste a fonte dos programas (geralmente em .tar.gz) ou sacaste pacotes .deb?

Se sacaste a fonte, lê os ficheiros readme e install dentro da pasta depois de descompactada, que lá tem as instruções para intalar e correr o programa.

Se são pacotes .deb deveriam instalar-se ao clicar sobre eles e seguir as intruções.

Se sacaste outro tipo de ficheiros, como .rpm ou .yum não os vais conseguir instalar no ubuntu, porque são pacotes para outras distribuições linux.
JrP
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Pedro Oliveira » Sábado Jan 12, 2008 2:18

saquei um exe... que se correr no windows diz: welcome to the bla bla bla for linux....
Pedro Oliveira
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor JrP » Sábado Jan 12, 2008 22:14

Os programas para linux não são distribuídos em .exe. Os ficheiros .exe são para correr em windows. Se o programa que queres utilizar tem uma versão para linux tem de vir noutro tipo de ficheiro.

Mas isso de dizer "welcome to the ... for linux" é um pouco estranho, já agora podes dizer que programa é?
JrP
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor alr_tech » Sábado Jan 12, 2008 23:30

boas
JrP Escreveu:Os programas para linux não são distribuídos em .exe. Os ficheiros .exe são para correr em windows. Se o programa que queres utilizar tem uma versão para linux tem de vir noutro tipo de ficheiro.

Mas isso de dizer "welcome to the ... for linux" é um pouco estranho, já agora podes dizer que programa é?
idem....

sem emulador o linux não corre exe...

alguns CDs de distros contém exe... mas tem diversas funções como ler documentação e etc...

editado:
esqueci-me de dizer...
em alguns distros de facto pode-se encontrar exe... mas, são para ser usados no win ... para ler documentação ou apresentações... sobre o cd do linux....

cumps
Editado pela última vez por alr_tech em Domingo Jan 13, 2008 12:37, num total de 1 vez.
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Pedro Oliveira » Domingo Jan 13, 2008 1:20

é um recuperador de ficheiros perdidos...
Pedro Oliveira
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor alr_tech » Domingo Jan 13, 2008 12:40

cumps

Pedro Oliveira Escreveu:é um recuperador de ficheiros perdidos...

isso. deve ser algo para ser usado no win.. para aceder a ficheiros em ext2 ..3 ou assim...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante