Eles tem razão, em parte. A verdade é que a Asus e muitas marcas deixam de suportar oficialmente drivers para winXP para forçar o uso do Vista. Contractos com a M$ e tal... é mais uma daquelas politicas estupidas que obrigam o consumidor a comprar o sistema operativo. Agora, pralem de nao te darem a hipotese de não pagares o SO com um portatil sem SO de origem, tambem te dizem onde vais gastar o teu dinheiro sem dar a hipotese de escolha.
Na prática é possivel instalar o XP, com a maioria dos drivers mais importantes a funcionar.
Certifica-te que antes de instalar o XP, a bios do portatil suporta o modo de compatibilidade SATA. Se nao suportar, vais ter que preparar um cd de instalacao do XP com drivers pro disco sata ou entao ele nao vai ser detectado pelo instalador do xp.
Quase tudo deve funcionar com os mesmos drivers do Vista.
Há excepções como a placa grafica, por exemplo. Os fabricantes dos chipsets das graficas, tipo nvidia estão proibidos pelas marcas dos portateis de lançarem drivers para os próprios portateis pelos mesmos motivos que não ha suporte oficial pra drivers pra xp, ficando ao critério das marcas lançarem eles os próprios drivers para as maquinas deles. O que é uma mer**, porque se a nvidia decide lançar nova versao de drivers, tem que se esperar que a marca decida lança-los pra tua maquina, o que pode levar muito tempo.
Assim, se queres drivers xp para Asus, era suposto não teres, por completo. Felizmente, há por aí um grupo na net que se ta a cagar para politicas capitalistas desse genero e adaptam os drivers genericos da nvidia para funcionar nos portateis tambem ->
http://www.laptopvideo2go.com/
Que na prática traduz-se num unico ficheiro de texto para alterar antes de instalar os drivers. É tao ridiculamente pequeno que é ridiculo e estupido os fabricanente não o fazerem. Um grande agradecimento da minha parte para os laptopvideo2go. Graças a eles nao tenho que viver com o vista na minha vida.
Quase tudo o resto, desde que vas buscar os drivers ao site do fabricante do componente, deve carburar sem stress. Tipo, se a tua placa wireless é intel, vais ao site da intel buscar e não ao da asus.
Mais chato sao os software de power managing que sao especificos da marca do portatil. Se não houver mesmo, provavelmente safas-te bem com uma versão mais antiga deles, como o Power2Go da asus.
Os botoes de atalhos do teclado nem sempre ficam todos a funcionar, é preciso alguma sorte nisto. No meu caso (um Asus V1S) foram precisos prai 5 drivers diferentes (mediante o que cada botao controla) para conseguir por a maioria dos botoes a dar. E mesmo assim nao dao todos, mas sao irrelevantes.
é trabalhoso. Raras sao as vezes em que o processo corre suave. Mas é o XP e, em minha opiniao, vale completamente a pena em deterimento do Vista, que eu nao curto minimamente.