Como ter 3 Sist. Operativos no pc??

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Como ter 3 Sist. Operativos no pc??

Mensagempor lfcb » Quinta Set 18, 2008 20:14

Olá,

Tenho instalado no meu pc WinXP (SP3) e Ubuntu (8.04.1), tenho o grub com estes dois sistemas.

Meu disco rigido é de 75 Gbytes, Ram 1.024 bytes.

Existe alguma possibilidade de incluir mais um Sist. Operativo? :?:

O q pretendia era : WinXP + Ubuntu + Centos (um xp + 2 linux)

Se sim, agradecia caso fosse possivel aguma informação de como fazer... (tutorial, etc).

Obrigado
lfcb
Novato
Novato

Registado: Quinta Set 18, 2008 19:56

Mensagempor R3volution » Quinta Set 18, 2008 22:10

Crias 3 partições e instalas cada SO numa. No arranque só tens de escolher qual usar.
http://partitionlogic.org.uk/
Imagem
R3volution
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sábado Jun 04, 2005 16:16

Mensagempor lfcb » Quinta Set 18, 2008 22:15

:D

Era bom se fosse assim... :D mas infelizmente não é possivel isso pelo menos da maneira como o diz, pk fica sempre o xp sem inicialização. Reconhece sómente dois SO, tem q haver outra maneira mas possivel.

Pk particionar o disco faz-se... instalar 3 SO... também... agora ter um grub com três SOs e ao carregar na opção de abrir cada um deles é q não consigo... só consigo com dois SOs...

Há o problema da sobreposição de grubs... :?:

de qk maneira muito obrigado, valeu a intenção
Editado pela última vez por lfcb em Quinta Set 18, 2008 22:23, num total de 1 vez.
lfcb
Novato
Novato

Mensagempor skyruner » Quinta Set 18, 2008 22:21

O XP fica sem inicialização pq?
Se instalares o CentOS ele deve certamente reconfigurar o GRUB, adiciona-te o CentOS e mantem o Ubunto e o XP.

Tens também a alternativa de usar uma máquina virtual!
Satellite A200-1GB | HTC Magic | SE K750i | 360 Elite + Regza AV 32"
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Dez 25, 2004 20:59

Mensagempor lfcb » Quinta Set 18, 2008 22:27

não, infelizmente não resulta.

A maq.virtual, tenho VirtualBox, não nos permite uma instalação "permanente" ou seja depois de sair-mos da VB deixa-mos de ter esse SO... se fôr só pra experimentar o SO ainda vá...
lfcb
Novato
Novato

Mensagempor R3volution » Quinta Set 18, 2008 22:31

lfcb Escreveu::D
pk fica sempre o xp sem inicialização. Reconhece sómente dois SO, tem q haver outra maneira mas possivel.

explica lá essa melhor.

já agora, encontrei isto: http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Use ... ca-o-boot/

pode ser que sirva, eu em linux 0 :roll:
Imagem
R3volution
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sábado Jun 04, 2005 16:16

Mensagempor skorzen » Sexta Set 19, 2008 0:23

lfcb Escreveu:não, infelizmente não resulta.

Resulta pois, acredita. Qualquer distribuição de GNU/Linux, depois de instalada, te vai perguntar se queres instalar um 'boot loader', ao que dizes tu que sim, e terás todos os S.O. reconhecidos e prontos a serem inicializados.

lfcb Escreveu:A maq.virtual, tenho VirtualBox, não nos permite uma instalação "permanente" ou seja depois de sair-mos da VB deixa-mos de ter esse SO... se fôr só pra experimentar o SO ainda vá...

Como?
Podes muito bem gravar o estado actual da máquina, fechar o VirtualBox, e quando voltares, fazer um 'resume' na máquina. O que é que não é permanente?
skorzen
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Fev 06, 2006 17:02

Mensagempor zinko_pt » Sexta Set 19, 2008 8:49

Skorzen Escreveu:

Resulta pois, acredita. Qualquer distribuição de GNU/Linux, depois de instalada, te vai perguntar se queres instalar um 'boot loader', ao que dizes tu que sim, e terás todos os S.O. reconhecidos e prontos a serem inicializados.

lfcb Escreveu:A maq.virtual, tenho VirtualBox, não nos permite uma instalação "permanente" ou seja depois de sair-mos da VB deixa-mos de ter esse SO... se fôr só pra experimentar o SO ainda vá...

Como?
Podes muito bem gravar o estado actual da máquina, fechar o VirtualBox, e quando voltares, fazer um 'resume' na máquina. O que é que não é permanente?

Além disto, tanto podes resumir no ponto exacto onde estavas no SO client, mesmo com uma aplicação aberta, como podes fazer um shutdown normal.
É em tudo como ter um SO sem virtualização. Só é mais confuso para configurar a rede: tens que recorrer a bridge virtual e mais não sei o quê. Parti bem a cabeça à procura da solução.
"Os brinquedos das crianças e dos adultos diferem em duas coisas: tamanho e preço".
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 02, 2004 13:09

Mensagempor Silvergti » Sexta Set 19, 2008 9:21

zinko_pt Escreveu:
Skorzen Escreveu:

Como?

Além disto, tanto podes resumir no ponto exacto onde estavas no SO client, mesmo com uma aplicação aberta, como podes fazer um shutdown normal.
É em tudo como ter um SO sem virtualização. Só é mais confuso para configurar a rede: tens que recorrer a bridge virtual e mais não sei o quê. Parti bem a cabeça à procura da solução.

Podes usar o VMware server, é grátis e quase não necessita de configuração... E nunca perdes a máquina, mas tb nunca perdi máquina nenhuma no Vbox...
Linux isn't a place, a company, a person or a hotdog stand.
Silvergti
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Ago 05, 2006 10:50

Mensagempor Mausuras » Domingo Set 28, 2008 20:17

O problema da coisa é este, não pode ter mais de 4 partições primarias por disco.

O que tu estás a fazer é 1 partição primária com o windows, 1 partição primária com ubuntu, 1 partição primária com swap 1 partição priária com cento 1 partição primária com swap para o cento, isto no minimo

Certo? Ou ainda tens mais partições?

O que tens de fazer é em vez de criar partições primárias crias partições lógicas, acho que a diferença é insignificante mas passa os olhos pelo google?

O outro problema é que podes tar fazendo mer** ao instalar o grub 2 vezes, eu nunca tive 3 OS mas sei que é possível

Dá uma pesquisa no google que ele é nosso amigo :wink:
Mausuras
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Abr 15, 2008 23:29

Mensagempor Silver_Razorback » Domingo Set 28, 2008 21:55

Sugestão : VMs.
(under construction)

Imagem

(under construction)
Silver_Razorback
Membro Diamante