Desde já obrigado pela vossa ajuda que devo dizer que tem sido bastante informativa. Eu sempre prestei especial atenção a problemas relacionados com hardware e as suas configurações deixando para trás alguns assuntos básicos mas importantissimos como este, ainda para mais se tudo correr bem no principio de janeiro devo começar a exercer o cargo de técnico de informática numa loja e ultimamente tenho andado a rever umas matérias principalmente o funcionamento de IRQ's, BSOD's e Beep Codes porque como disse se tudo correr bem a coisa é para começar a ser a sério.
alr_tech Escreveu:boas
não....
a licença que vêm com o PC serve para activar as funções.
se o cliente tiver o XP home... ele já tem uma licença (partindo do prencipio que o cliente comprou o PC com o windows pre-instalado, com licença válida OEM ou especial da HP, DELL, etc...) vêm num autocolante..
o mesmo se passa com XP Pro ou aquela xpto media center edition...
uma licença XP Pro geralmente trabalha num home Edition, mas, geralmente o inverso não é verdade...
em resumo...
existem programas que te dão as licenças instaladas num PC..
só tens de usar o dito e assentar a licença... e quando instalares o windows colocas a chave descoberta e já está....
(ou com sorte usas a que está no sticker)
neste momento tanto quanto sei a M$ não está a vender licenças OEM para XP.....
só para Vista e depois tem de se pedir para fazer downgrade...
o processo em si nunca usei....
existem ainda licenças corporate e partner... são caras e estão associadas geralmente a uma empresa ou grupo...
assim, aconselho a arranjares os diversos programas para extrair as licenças e usá-las em cada instalação própria...
(penso que tb os há para o Vista)
estares a instalar o XP com licenças sacadas por aí é considerado crime...
cuidado com isso...
cumps
Admito que desconhecia por completo esse metodo de reutilizar lincenças

... parece-me que ainda tenho bastante para apreender sobre essa história das licenças. Podias-me dizer alguns desses programas para ver as ditas? E não, não tenho por hábito andar por ai a distribuir versões pirateadas de Windows, sebem que como disse já houve alturas em que não tive outra opção mas sempre com o consentimento do "cliente". E claro com a dica para sacar os updates manualmente deixando sempre o Genuine Advantage lá no cantinho
No que toca a sistemas da Compaq e HP... por acaso todos os Pavilion (HP) e Presários (Compaq) que aqui me vieram parar já traziam os respéctivos Windows em cd's de recuperação (também não foram muitos) mas se por acaso isso não acontesse-se esses programas para extrair as licençás também iriam funcionar nestes OS distrubidos por estas marcas e aplica-las em versões normais (sem serem OS's especificos da marca) ou para isso teria que usar os CD's de recuperação fornecidos pelas marcas?
E em relação ao Vista Ultimate seria utilizado em computadores que tivessem a licença de um Vista Ultimate (que muitos já o trazem)...
Vtech Escreveu:Certo. Mas se o cliente tiver um XP Pro porque raio vais comprar um Vista Ultimate?????
Nem precisas de ter os CD's originais, basta fazer uma cópia de um dos teus "clientes" e usar quando for preciso.
Assim de repente daria-te jeito:
XP Home Edition SP2 PT OEM
XP Home Edition SP2 ENU OEM
XP Home Edition SP3 PT OEM
XP Home Edition SP3 ENU OEM
XP Pro SP2 PT OEM
XP Pro SP2 ENU OEM
XP Pro SP3 PT OEM
XP Pro SP3 ENU OEM
Vista 32 PT OEM
Vista 64 PT OEM
Vista 32 ENU OEM
Vista 64 ENU OEM
Destes que referi, é essencial:
XP Home Edition SP2 PT OEM
XP Pro SP2 PT OEM
Vista 32 PT OEM
As versões Retail/Box não te preocupes, porque são tão poucas as pessoas que as têm, e quem as tiver têm com certeza o CD.
Para quem referiu as versões corporate, que na realidade são as licenças "Open" ou "acordo empresarial" que usam chaves VLK estas apenas podem ser usadas em PC's da empresa (creio que inclusive não pode ser usada em filiais dessa mesma empresa), uma pessoa individual não pode comprar uma licença dessas e distribuir a seu belo prazer.
Esses XP com o SP2 não podem ser actualizados para o SP3 sem ter que andar a gastar dinheiro a comprar versões que já tragam o SP3 de origem?
E não... eu nunca iria distribuir licenças do mesmo Windows se não for permitido pela licença do mesmo (dai a natureza deste tópico

) e muito menos andar ai a instala-los por prazer

... simplesmente nunca exerci a profissão de técnico antes e não sei como funciona essa coisa de muitos computadores sairem de departamentos técnicos com OS's novos mas tenho a certezinha absoluta que eles não compram um OS novo por cada cliente e queria saber o que é que eles fazem e como o fazem, mas já me estão a acender umas luzes.