OS para distribuição...

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

OS para distribuição...

Mensagempor CryptorX » Terça Dez 23, 2008 14:30

Boas...

Um dos meus "passatempos" é arranjar computadores ao pessoal aqui da minha zona e a verdade é que muitas dessas reparações passam por reinstalações do windows, e como revela grande falta de ética andar por ai a distribuir copias do windows que é coisa que me recuso a fazer mas muitas vezes não tenho outra opção, por isso tenho andado a pensar numa solução para o problema e acontece que já há algum tempo que tenho ouvido falar de umas versões OEM do XP e Vista que são mesmo para isso e queria saber se alguêm me pode dar algumas informações especificas em relação a estas versões. Eu tenciono comprar as duas mas só se alguem me confirmar que esta versões podem ser distribuidas ilimitadamente por máquinas diferentes. Eu não tenho ilusões em relação ao preço da licença pois acredito que seja bem mais cara do que as versões normais (Retail e Corporate penso eu) mas vou-me sentir muito melhor com isso e ao mesmo tempo já posso cobrar mais umas coroas que penso eu que serão justificadas. Por isso se alguém tiver informações em relação a isto agradecia que as postassem aqui.

Cumps...

PS: Como disse já por várias vezes não tive outra opção que não usar cópias de OS's mas sempre com o consentimento da pessoa em questão, de qualquer modo sei que isso não é justificação e se me criticarem compreendo perfeitamente. Só vós peço é que não me referenciem como adepto de pirataria porque sempre que posso faço os possiveis para evitar esse tipo de prática tanto da minha parte como dos que me rodeiam dai esta minha iniciativa em adequirir estas ditas versões.
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 20, 2008 7:35

Mensagempor cyberj » Terça Dez 23, 2008 15:08

Boas;

É exactamente ao contrario do que disses-te...

As Versões OEM do Windows são mais baratas do que as retail... Por ex. a Versão OEM do XP home custava +- 90€...

No entanto existem dois senões:

1º Legalmente só é possivel vender o windows OEM juntamente com um computador... ou seja, não é possivel passar uma factura do windows OEM sem uma maquina agregada.

2º Casa licensa OEM apenas dá para um PC... Legalmente falando Claro.

As unicas versões do windows que dão para mais do que um PC são as corporate.. e mesmo essas, dependendo da licensa podem ser distribuidas por um numero LIMITADO de PC's ou ILIMITADO dentro de uma determinada organização.

Apenas mais um promenor...

A maior parte das maquinas hoje em dia até são vendidas com SO... no entanto muitos dos utilizadores não tem o CD do windows.

Caso tenhas de formatar um PC. Se utilizares a mesma chave que estava a ser utilizada nesse mesmo PC não estás a cometer qualquer ilegalidade, pois apenas estás a colocar o PC na sua forma original. A utilização de um CD Teu do Windows, só por si não é ilegal, a chave é que conta.
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Jul 19, 2006 10:01

Mensagempor CryptorX » Terça Dez 23, 2008 15:37

Sim, eu já sabia que as versões OEM são mais baratas mas como as versões que vêm com PC novos e de serviços técnicos são versões OEM pensei que se trata-se de uma licença diferente que seria mais cara e não a versão do OS em si. De qualquer modo então o que eu preciso é de arranjar as versões, XP Home edition/professional, Vista Home Premium/Ultimate e instala-los conforme o tipo de licença que vem no autocolante com a chave do windows onde também especifica o windows que vinha com o computador. Certo? Se assim for então só preciso de arranjar o Vista Ultimate que se não estou em erro ronda os 350E o que acaba por sair mais barato do que aquilo que tinha em mente... Resumindo e concluindo os meus windows com as lincenças/chaves dos clientes...
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor alr_tech » Terça Dez 23, 2008 16:43

boas

não....
a licença que vêm com o PC serve para activar as funções.
se o cliente tiver o XP home... ele já tem uma licença (partindo do prencipio que o cliente comprou o PC com o windows pre-instalado, com licença válida OEM ou especial da HP, DELL, etc...) vêm num autocolante..
o mesmo se passa com XP Pro ou aquela xpto media center edition...
uma licença XP Pro geralmente trabalha num home Edition, mas, geralmente o inverso não é verdade...

em resumo...
existem programas que te dão as licenças instaladas num PC..
só tens de usar o dito e assentar a licença... e quando instalares o windows colocas a chave descoberta e já está....
(ou com sorte usas a que está no sticker)

neste momento tanto quanto sei a M$ não está a vender licenças OEM para XP.....
só para Vista e depois tem de se pedir para fazer downgrade...
o processo em si nunca usei....

existem ainda licenças corporate e partner... são caras e estão associadas geralmente a uma empresa ou grupo...

assim, aconselho a arranjares os diversos programas para extrair as licenças e usá-las em cada instalação própria...
(penso que tb os há para o Vista)

estares a instalar o XP com licenças sacadas por aí é considerado crime...
cuidado com isso...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Vtech » Terça Dez 23, 2008 17:38

CryptorX Escreveu:Sim, eu já sabia que as versões OEM são mais baratas mas como as versões que vêm com PC novos e de serviços técnicos são versões OEM pensei que se trata-se de uma licença diferente que seria mais cara e não a versão do OS em si. De qualquer modo então o que eu preciso é de arranjar as versões, XP Home edition/professional, Vista Home Premium/Ultimate e instala-los conforme o tipo de licença que vem no autocolante com a chave do windows onde também especifica o windows que vinha com o computador. Certo? Se assim for então só preciso de arranjar o Vista Ultimate que se não estou em erro ronda os 350E o que acaba por sair mais barato do que aquilo que tinha em mente... Resumindo e concluindo os meus windows com as lincenças/chaves dos clientes...

Certo. Mas se o cliente tiver um XP Pro porque raio vais comprar um Vista Ultimate?????

Nem precisas de ter os CD's originais, basta fazer uma cópia de um dos teus "clientes" e usar quando for preciso.

Assim de repente daria-te jeito:

XP Home Edition SP2 PT OEM
XP Home Edition SP2 ENU OEM
XP Home Edition SP3 PT OEM
XP Home Edition SP3 ENU OEM
XP Pro SP2 PT OEM
XP Pro SP2 ENU OEM
XP Pro SP3 PT OEM
XP Pro SP3 ENU OEM
Vista 32 PT OEM
Vista 64 PT OEM
Vista 32 ENU OEM
Vista 64 ENU OEM

Destes que referi, é essencial:

XP Pro SP2 PT OEM
Vista 32 PT OEM

As versões Retail/Box não te preocupes, porque são tão poucas as pessoas que as têm, e quem as tiver têm com certeza o CD.

Para quem referiu as versões corporate, que na realidade são as licenças "Open" ou "acordo empresarial" que usam chaves VLK estas apenas podem ser usadas em PC's da empresa (creio que inclusive não pode ser usada em filiais dessa mesma empresa), uma pessoa individual não pode comprar uma licença dessas e distribuir a seu belo prazer.
P35-Neo2FR | Q6700 | 4GB D2 800 | 8800GT |
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 08, 2005 9:12

Mensagempor CryptorX » Terça Dez 23, 2008 19:10

Desde já obrigado pela vossa ajuda que devo dizer que tem sido bastante informativa. Eu sempre prestei especial atenção a problemas relacionados com hardware e as suas configurações deixando para trás alguns assuntos básicos mas importantissimos como este, ainda para mais se tudo correr bem no principio de janeiro devo começar a exercer o cargo de técnico de informática numa loja e ultimamente tenho andado a rever umas matérias principalmente o funcionamento de IRQ's, BSOD's e Beep Codes porque como disse se tudo correr bem a coisa é para começar a ser a sério.

alr_tech Escreveu:boas

não....
a licença que vêm com o PC serve para activar as funções.
se o cliente tiver o XP home... ele já tem uma licença (partindo do prencipio que o cliente comprou o PC com o windows pre-instalado, com licença válida OEM ou especial da HP, DELL, etc...) vêm num autocolante..
o mesmo se passa com XP Pro ou aquela xpto media center edition...
uma licença XP Pro geralmente trabalha num home Edition, mas, geralmente o inverso não é verdade...

em resumo...
existem programas que te dão as licenças instaladas num PC..
só tens de usar o dito e assentar a licença... e quando instalares o windows colocas a chave descoberta e já está....
(ou com sorte usas a que está no sticker)

neste momento tanto quanto sei a M$ não está a vender licenças OEM para XP.....
só para Vista e depois tem de se pedir para fazer downgrade...
o processo em si nunca usei....

existem ainda licenças corporate e partner... são caras e estão associadas geralmente a uma empresa ou grupo...

assim, aconselho a arranjares os diversos programas para extrair as licenças e usá-las em cada instalação própria...
(penso que tb os há para o Vista)

estares a instalar o XP com licenças sacadas por aí é considerado crime...
cuidado com isso...

cumps

Admito que desconhecia por completo esse metodo de reutilizar lincenças :oops: ... parece-me que ainda tenho bastante para apreender sobre essa história das licenças. Podias-me dizer alguns desses programas para ver as ditas? E não, não tenho por hábito andar por ai a distribuir versões pirateadas de Windows, sebem que como disse já houve alturas em que não tive outra opção mas sempre com o consentimento do "cliente". E claro com a dica para sacar os updates manualmente deixando sempre o Genuine Advantage lá no cantinho :|

No que toca a sistemas da Compaq e HP... por acaso todos os Pavilion (HP) e Presários (Compaq) que aqui me vieram parar já traziam os respéctivos Windows em cd's de recuperação (também não foram muitos) mas se por acaso isso não acontesse-se esses programas para extrair as licençás também iriam funcionar nestes OS distrubidos por estas marcas e aplica-las em versões normais (sem serem OS's especificos da marca) ou para isso teria que usar os CD's de recuperação fornecidos pelas marcas?

E em relação ao Vista Ultimate seria utilizado em computadores que tivessem a licença de um Vista Ultimate (que muitos já o trazem)...

Vtech Escreveu:Certo. Mas se o cliente tiver um XP Pro porque raio vais comprar um Vista Ultimate?????

Nem precisas de ter os CD's originais, basta fazer uma cópia de um dos teus "clientes" e usar quando for preciso.

Assim de repente daria-te jeito:

XP Home Edition SP2 ENU OEM
XP Home Edition SP3 PT OEM
XP Home Edition SP3 ENU OEM
XP Pro SP2 PT OEM
XP Pro SP2 ENU OEM
XP Pro SP3 PT OEM
XP Pro SP3 ENU OEM
Vista 32 PT OEM
Vista 64 PT OEM
Vista 32 ENU OEM
Vista 64 ENU OEM

Destes que referi, é essencial:

XP Pro SP2 PT OEM
Vista 32 PT OEM

As versões Retail/Box não te preocupes, porque são tão poucas as pessoas que as têm, e quem as tiver têm com certeza o CD.

Para quem referiu as versões corporate, que na realidade são as licenças "Open" ou "acordo empresarial" que usam chaves VLK estas apenas podem ser usadas em PC's da empresa (creio que inclusive não pode ser usada em filiais dessa mesma empresa), uma pessoa individual não pode comprar uma licença dessas e distribuir a seu belo prazer.

Esses XP com o SP2 não podem ser actualizados para o SP3 sem ter que andar a gastar dinheiro a comprar versões que já tragam o SP3 de origem?

E não... eu nunca iria distribuir licenças do mesmo Windows se não for permitido pela licença do mesmo (dai a natureza deste tópico :wink: ) e muito menos andar ai a instala-los por prazer :mrgreen: ... simplesmente nunca exerci a profissão de técnico antes e não sei como funciona essa coisa de muitos computadores sairem de departamentos técnicos com OS's novos mas tenho a certezinha absoluta que eles não compram um OS novo por cada cliente e queria saber o que é que eles fazem e como o fazem, mas já me estão a acender umas luzes.
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Vtech » Terça Dez 23, 2008 19:29

É assim, hoje em dia quem pede assistência numa loja é porque também comprou o PC já montado e nesse caso a grande maioria tem SO devidamente licenciado e em OEM (os OEM levam a etiqueta colada, logo está lá chapado a chave e qual o SO). Os PC's que chegam a lojas para assistência e seja preciso reinstalar o SO e que não o tenham no meu caso simplesmente mando-os para outras casas, até porque eu trabalho essencialmente com empresas e essas pelo menos no meu caso, andam na linha, também devido a um esforço da minha parte que quando cheguei à empresa tive de mudar algumas mentalidades, nomeadamente a dos patrões.

Quanto ao software, podes usar o Belarc Advisor, faz-te um auditoria ao PC e diz quais as chaves usadas.

Em relação à tua questão dos SP2 e SP3, o problema é que se tiveres uma chave que era originalmente dum SP1 ou SP2 ela não permite instalar logo usando o CD com SP3, neste caso tens de usar o SP2 primeiro e depois actualizar para o SP3.
P35-Neo2FR | Q6700 | 4GB D2 800 | 8800GT |
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 08, 2005 9:12

Mensagempor CryptorX » Terça Dez 23, 2008 19:45

Vtech Escreveu:É assim, hoje em dia quem pede assistência numa loja é porque também comprou o PC já montado e nesse caso a grande maioria tem SO devidamente licenciado e em OEM (os OEM levam a etiqueta colada, logo está lá chapado a chave e qual o SO). Os PC's que chegam a lojas para assistência e seja preciso reinstalar o SO e que não o tenham no meu caso simplesmente mando-os para outras casas, até porque eu trabalho essencialmente com empresas e essas pelo menos no meu caso, andam na linha, também devido a um esforço da minha parte que quando cheguei à empresa tive de mudar algumas mentalidades, nomeadamente a dos patrões.

Quanto ao software, podes usar o Belarc Advisor, faz-te um auditoria ao PC e diz quais as chaves usadas.

Em relação à tua questão dos SP2 e SP3, o problema é que se tiveres uma chave que era originalmente dum SP1 ou SP2 ela não permite instalar logo usando o CD com SP3, neste caso tens de usar o SP2 primeiro e depois actualizar para o SP3.

Esse Belarc Advisor é só mais uma ferramenta para o meu pack :wink: thanks a lot...

Em relação aos SP's... então para todos os efeitos sai mais barato comprar as versões que tragam o SP2 e depois fazer upgrade para o SP3 em vez de andar a gastar dinheiro em XP's que já o tragam de origem quando se pode ter apenas XP's com o SP2 e fazer depois o tal upgrade para o SP3. É que tanto quanto sei o SP3 só muito recentemente é que começou a ser distribuido com XP e pelo que se me consta ainda existem muitos desagrados por parte de muita gente que tem vindo a falar de incompatibilidades com programas e falta de updates para o dito SP, se isto for justificado então acho que não só fica mais barato como também se deve deixar isso a encargo do cliente uma vez que é gratuito e acessivél a qualquer um que possua uma licença válida. Mas isto é só o meu raciocinio por isso se discordares de alguma coisa descasca á vontade Imagem ...................................... :mrgreen:
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes