Duvida no SO de 32bits e de 64bits

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Duvida no SO de 32bits e de 64bits

Mensagempor barezi6 » Quarta Jul 08, 2009 22:41

boas,é o seguinte isto do 32 bits e do 64bits pelo que sei o de 32bits usa apenas 4GB de ram e o de 64bits usa até nao sei quantos de GB de ram de me poderem dizer agradeçia e se estiver mal corrigam-me sff e tb axo k tem um assunto relacionado com os processadores mas nao percebo mt disso dos de 64 bits etc.
entao pedia-vos para quem me souber dizer a diferença entre SO de 32bits e de 64bits e já agr só um áparte se souberem claro...qualquer jogo (crysis,gta,fifa,pes,etc) que dê para o SO de 32 bits tb dá para o de 64bits?
sei que existe programas/drivers/etc que uns corresponde ao de 32 bits e outros a 64bits tb gostava de saber se os de 64 bits tao um pouco restritos aos programas que os de 32 bits têm...obrigado
barezi6
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Dez 24, 2008 0:43

Mensagempor zinko_pt » Quarta Jul 08, 2009 23:20

Existem programas, drivers e processadores que tiram partido do endereçamento de 64bits.

Isto está mais do que debatido.

Para jogos, creio que 32bits (tudo o resto igual) dá mais performance.

É mais fácil fazeres a pergunta prática em vez da conceptual.
"Os brinquedos das crianças e dos adultos diferem em duas coisas: tamanho e preço".
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 02, 2004 13:09

Mensagempor alr_tech » Quinta Jul 09, 2009 9:21

boas

tal como já dito, neste forum e noutros a discussão entre 32 e 64 bits está mais que discutida...

resumidamente temos o seguinte:
- os CPUs processam palavras de um determinado nº de bits.. ou seja 0 ou 1.
- o CPU processa os dados paralelamente ou seja um determinado nº de bits ao mesmo tempo em cada impulso...
- diz-se de 32 bits, quando essa palavra tem 32.., 0 ou 1, de comprimento...
- cada palavra corresponde a um caracter, nº ou instrução..
- ora em 32 combinações de 0 e 1s só se consegue criar 4 G e tal de nº diferentes.. ou que corresponde a 4 G e tal de posições possíveis para guardar dados.. os famosos 3, qq Gb de ram (porque um conjunto é reservado para instruções de hardware )...
- em 64 bits temos, 16.8 milhões de terabytes de palavras (menos umas tantas reservadas para o hardware)
- se hoje em dia a maioria dos CPUs são de 64 bits isso deve-se à evolução da tecnologia, que provocou o abaixamento dos custos e a diversos truques para suportar a sua utilização com software de 32bits...
- o truque é simples e já existe desde os pentiums... no CPU um conjunto portas detecta se a palavra é de 32bits (o bus contém um conjunto bits de sinal) e através dum buffer divide a palavra em duas... e processa dois conjuntos de dados de cada vez.. desta maneira é aproveitado todas as portas do CPU de 64bits, mantendo a compatibilidade com a arquitectura de 32bits..

resumindo, na prática temos:
- 32 bits, max 3,qq Gb de ram
- 64 bits... uma imensidão de teras teóricos, limitação física motivada pela tecnologia existente..
- a maioria dos CPUs actuais são de 64bits
- software compilado em 32 bits é interpretado em modo de compatibilidade pelos CPUs de 64bits, o software de 64bits trabalha em modo nativo...
- software de 32bits, trabalha em modo de compatibilidade num SO de 64bits... problemas surgem quando existem diferenças nas bibliotecas usadas nas duas arquitecturas (devido a atrasos de desenvolvimento do SO, etc) (o que tipicamente surge no XP 64 )...
- infelizmente, o XP 64bits sempre foi considerado, pela fraca procura, como o irmão pobre do XP...
por isso o fraco nº de software existente e os problemas em arranjar bons drivers... hoje em dia está a modificar-se com o Vista, e com o W7 irá estabilizar...
- jogos, tal depende das equipas que desenvolvem... até ao XP, poucos jogos eram compilados em 64 bits, isso deve-se aos motores desses jogos , que quando corriam, tiravam o XP de memória (quase)...
com o Vista, as coisas modificaram-se... mas, o processo é parecido...
ou seja o motor tenta servir-se do SO.... mas, algumas funções tentam acessos directos ao hardware, usando drivers e outros truques...
- se queres saber se o jogo trabalha em ambiente puro de 64bits, tens de contactar a empresa e os foruns das ditas....

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor barezi6 » Quinta Jul 09, 2009 11:43

alr_tech Escreveu:boas

tal como já dito, neste forum e noutros a discussão entre 32 e 64 bits está mais que discutida...

resumidamente temos o seguinte:
- os CPUs processam palavras de um determinado nº de bits.. ou seja 0 ou 1.
- o CPU processa os dados paralelamente ou seja um determinado nº de bits ao mesmo tempo em cada impulso...
- diz-se de 32 bits, quando essa palavra tem 32.., 0 ou 1, de comprimento...
- cada palavra corresponde a um caracter, nº ou instrução..
- ora em 32 combinações de 0 e 1s só se consegue criar 4 G e tal de nº diferentes.. ou que corresponde a 4 G e tal de posições possíveis para guardar dados.. os famosos 3, qq Gb de ram (porque um conjunto é reservado para instruções de hardware )...
- em 64 bits temos, 16.8 milhões de terabytes de palavras (menos umas tantas reservadas para o hardware)
- se hoje em dia a maioria dos CPUs são de 64 bits isso deve-se à evolução da tecnologia, que provocou o abaixamento dos custos e a diversos truques para suportar a sua utilização com software de 32bits...
- o truque é simples e já existe desde os pentiums... no CPU um conjunto portas detecta se a palavra é de 32bits (o bus contém um conjunto bits de sinal) e através dum buffer divide a palavra em duas... e processa dois conjuntos de dados de cada vez.. desta maneira é aproveitado todas as portas do CPU de 64bits, mantendo a compatibilidade com a arquitectura de 32bits..

resumindo, na prática temos:
- 32 bits, max 3,qq Gb de ram
- 64 bits... uma imensidão de teras teóricos, limitação física motivada pela tecnologia existente..
- a maioria dos CPUs actuais são de 64bits
- software compilado em 32 bits é interpretado em modo de compatibilidade pelos CPUs de 64bits, o software de 64bits trabalha em modo nativo...
- software de 32bits, trabalha em modo de compatibilidade num SO de 64bits... problemas surgem quando existem diferenças nas bibliotecas usadas nas duas arquitecturas (devido a atrasos de desenvolvimento do SO, etc) (o que tipicamente surge no XP 64 )...
- infelizmente, o XP 64bits sempre foi considerado, pela fraca procura, como o irmão pobre do XP...
por isso o fraco nº de software existente e os problemas em arranjar bons drivers... hoje em dia está a modificar-se com o Vista, e com o W7 irá estabilizar...
- jogos, tal depende das equipas que desenvolvem... até ao XP, poucos jogos eram compilados em 64 bits, isso deve-se aos motores desses jogos , que quando corriam, tiravam o XP de memória (quase)...
com o Vista, as coisas modificaram-se... mas, o processo é parecido...
ou seja o motor tenta servir-se do SO.... mas, algumas funções tentam acessos directos ao hardware, usando drivers e outros truques...
- se queres saber se o jogo trabalha em ambiente puro de 64bits, tens de contactar a empresa e os foruns das ditas....

cumps

mt obrigado aos dois pelas respostas mas o alr_tech foi muito mais completo a tiraste-me todas as duvidas e ainda me ensinaste outras, mt obrigado pela tua resposta
barezi6
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor H-RA-MA-ki » Quinta Jul 09, 2009 13:04

mas o alr_tech foi muito mais completo

Ainda bem que não gostamos todos da cor amarela...
Asus P5K Deluxe WiFi-AP
Q9550 @ 3.6Ghz Megahalems + Noctua
OCZ Reaper 2x2Gb PC8500
Gygabite HD4850 GDDR3 1024Mb @ 730Mhz | 1125Mhz
Seagate 500GB Sata II 32MB
Corsair HX-620 Modular
H-RA-MA-ki
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Out 20, 2008 16:43

Mensagempor barezi6 » Quinta Jul 09, 2009 22:03

H-RA-MA-ki Escreveu:
mas o alr_tech foi muito mais completo

Ainda bem que não gostamos todos da cor amarela...

nao se trata de gostos trata-se de ficar melhor exclarecido o que nao quer dizer que o post do zinko_pt nao esteja bom tb me respondeu a duvidas que tinha mas a outra resposta do alr tá mais completa fala de todos os pormenores enquanto o outro post dix mais no geral.

n percebo o pk desse post mas tu lá sabes...
barezi6
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Cyrus3v » Sexta Jul 10, 2009 19:48

Este post também me esclareceu algumas duvidas mas mesmo assim, só mais uma coisa. Vistax64 ou XPx64? Levando em conta que trabalho com muitos programas 3D (Maya, 3ds, Zbrush, Houdini, etc) qual seria o melhor SO neste caso?
Imagem
Imagem
Cyrus3v
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sexta Mar 23, 2007 19:18

Mensagempor H-RA-MA-ki » Sexta Jul 10, 2009 22:13

Cyrus3v Escreveu:Este post também me esclareceu algumas duvidas mas mesmo assim, só mais uma coisa. Vistax64 ou XPx64? Levando em conta que trabalho com muitos programas 3D (Maya, 3ds, Zbrush, Houdini, etc) qual seria o melhor SO neste caso?

Ja usei Vista 64x e Vista x32 mas por muito pouco tempo... Para mim e para muitos, o Vista é para esquecer.

Actualmente uso XPx64 e Sevenx64 e sinceramente acho o Seven mais estavel e leve que o XP.

Recomendo sem duvida o Sevenx64

Cumprimentos,
Nuno Silva
Asus P5K Deluxe WiFi-AP
OCZ Reaper 2x2Gb PC8500
Corsair HX-620 Modular
H-RA-MA-ki
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Cyrus3v » Sábado Jul 11, 2009 11:47

O problema é que o Maya2009 não se dá muito bem com o Seven. Fizemos uns testes lá no trabalho e aquilo não funcionava muito bem, principalmente com o mental ray. Eu trabalho lá com o Vistax64, mas também tenho um PC bem potente lá.
Imagem
Imagem
Cyrus3v
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor H-RA-MA-ki » Sábado Jul 11, 2009 12:02

Se ja conheces como se comporta o Vistax64, experimenta o Xpx64 para veres se existem diferenças em termos de rapidez, estabilidade etc...
Asus P5K Deluxe WiFi-AP
OCZ Reaper 2x2Gb PC8500
Corsair HX-620 Modular
H-RA-MA-ki
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Cyrus3v » Domingo Jul 12, 2009 15:12

Vou testar isso, é só comprar mais 2GB e logo faço uns testes. Apesar de já ter ouvido dizer que, o XPx64 tem alguns problemas em comparação com o Vistax64.
Imagem
Imagem
Cyrus3v
Membro Diamante
Membro Diamante

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante