Passos a tomar numa formatação.

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Passos a tomar numa formatação.

Mensagempor pedrofsky » Sexta Out 09, 2009 21:01

Eu já formatei o meu pc umas vezes, no xp, no vista 1 vez, mas tenho uma dúvida.. Quais os passos que vocês tomam para uma boa formatação/instalação do pc? Tipo testam alguma coisa? Algum pc que possa ver se temos as últimas drives em tudo?

Não sei se entenderam a minha pergunta, mas também se não entenderem tento-me explicar melhor.
pedrofsky
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Jul 13, 2009 18:53

Mensagempor PsicoPete » Sexta Out 09, 2009 21:19

O que faço normalmente é garantir que tenho todos os dados importantes salvaguardados (backups redundantes) incluindo os meus documentos e configurações personalizadas de alguns programas e fazer o download de todos os drivers que sei que vou necessitar após a formatação - chipset, gráfica, placa de rede, placa de som, etc.

Normalmente faço também uma pen com firewall e antivirus com as actualizações mais recente para instalar logo após a formatação afim de garantir a maior segurança possível.

Era isto que pretendias?

Cumps.
Imagem
"Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not." - George Bernard Shaw
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 14, 2004 12:22

Mensagempor pedrofsky » Sexta Out 09, 2009 21:30

Normalmente só não faço a parte dos "backups redundantes" de resto faço tudo..

Penso que instalar de raiz não passe muito disso.. mas postem mais informação se é que há.
pedrofsky
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor skyruner » Sábado Out 10, 2009 10:57

No meu caso acaba por ser mais ou menos isto:

1. backups de tudo o que é necessário
2. colocar numa PEN/CD drivers de chipset, placa de rede, AV e FW
3. uma formatação "lenta" (digamos assim)
4. Instalação do Windows já com o SP no CD (caso exista SP)
5. Instalação dos drivers do chipset (e reiniciar)
6. Instalação dos drivers de rede (reiniciar e não conectar a nenhuma rede)
7. Instalação do AV e FW.

Daqui para a frente, é sacar os drivers e softwares necessários.
Satellite A200-1GB | HTC Magic | SE K750i | 360 Elite + Regza AV 32"
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Dez 25, 2004 20:59

Mensagempor pedrofsky » Sábado Out 10, 2009 19:23

É mais ao menos o que faço, apenas me questionava se alguém faria ou se existe até algo pra testar, a ver se tá tudo direito sei lá :lol:

Só a cena de instalar o so já com sp actualizado é que não sei.. Porque eu tenho o dvd, mas presumo que não esteja com o sp actualizado.
pedrofsky
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Silver_Razorback » Domingo Out 11, 2009 7:03

isso é a nível de software...a nível de hardware não deves esquecer a manutenção. limpar o pó todo da torre se for fixo e tirar o lixo do teclado..trocar a massa térmica no processador..mas isso sou eu que não gosto de ter problemas imprevistos :twisted:

isso do cd ou dvd, podes sempre ter a ''tua'' versão do SO já com os updates mais recentes, existem programas para esse efeito..mas isso é outra história. e tens sempre software de análise para ver se a ram e os discos estão 'afinados'. mas estás mesmo com vontade de fazer isso tudo? se fores como eu que formata frequentemente..torna-se um pouco chato, mas tens sempre o pc com a performance no máximo.

---melhor do que isto só ter tudo PORTABLE :twisted: ---
(under construction)

Imagem

(under construction)
Silver_Razorback
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Fev 06, 2007 17:49

Mensagempor MetalFatigue » Domingo Out 11, 2009 12:20

pedrofsky Escreveu:Só a cena de instalar o so já com sp actualizado é que não sei.. Porque eu tenho o dvd, mas presumo que não esteja com o sp actualizado.

Chama-se slipstream do OS. Até podes lá colocar Drivers para as coisas que queres. Dá uma olhada nisto: http://www.nliteos.com/

Se quiseres só mesmo o SP nem precisas de programa nenhum: http://www.winsupersite.com/showcase/wi ... stream.asp

Eu sinceramente não faço nada de especial. Nem tomo essas medidas de segurança excepcionais desde que o XP passou a ter firewall. A firewall do windows pode não ser grande coisa, mas barra o exterior. Não se tem controlo das aplicações já instaladas...não. Mas se as que eu já instalei já estiverem infectadas de alguma forma, não importa que instale outra firewall ou não. Seja como for as primeiras coisas que faço após a instalação do OS é ir ao site da comodo descarregar a firewall. Não vejo necessidade hoje em dia de essa protecção extra. Há quem use só a firewall do windows e não tem problemas (apesar de não recomendar). Não é por estarmos 10minutos com a do windows que vamos estar mais desprotegidos. Além de que do Vista para cima tem se o UAC. Que muita gente diz mal, mas já não diz no Linux...hábitos. Sim é irritante e eles no 7 já melhoraram o bixo. Mas é importante.

O mais importante para mim é ter muito cuidado a ver se tenho tudo em backup que vá necessitar. Depois é só instalar com a formatação "lenta" e instalar as coisas normalmente. Drivers e programas de segurança primeiro está claro.
*-ASUS P5K-PRO
-Intel Core 2 Duo E8200
-2x2GB PC6400 Team Elite
-RAID0 2xSeagate SP 500GB + WD Green 1TB
-GF 9600GT
-MSI TV @nywhere Master
*-Toshiba A200-21T

http://souprimeiroministro.pt.vu
MetalFatigue
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Out 20, 2004 14:31