NTFS.SYS

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

NTFS.SYS

Mensagempor searaider » Quinta Nov 18, 2004 17:46

Ola boa tarde,

desde que tenho o win xp (ja la vai um ano e pouco) ainda nao tinha visto nenhum ecra azul mas de ha alguns dias para cá começou a aparecer um que faz referencia ao ficheiro ntfs.sys, ora este ficheiro se nao estou errado é parte do sp2, agora nao sei porque aparece, se será por ter mudado a grafica, se será por o sistema estar em overclock, bom o que é certo é que antes de ter trocado a grafica isto nao acontecia e ja estou a ver que se calhar vai ter de ser um format c:, que acham voces, cumprimentos
Cooler Master CM 690 : PcPower 750W Quad : Core2Duo E8600 @4.2Ghz : Asus P5Q Deluxe : 4x1024Mb Kingston DDR2 800Mhz : ECS 8800GT 512MB DDR3 : 2xSeagate 80Gb Sata : Seagate 500Gb Sata 2 : Creative X-FI Extreme Audio Pcie : Toshiba L550-11H
searaider
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Out 15, 2004 15:03

Mensagempor Dr » Quinta Nov 18, 2004 19:36

sfc /scannow

digitas isto num prompt e o teu problema deve ficar resolvido (precisas de ter o cd do XP à mão). Se não ficar, desfragmenta o hd e faz um checkdisk para ver se tens problemas com o hd.
Se tudo isto falhar, só me ocorre o format.

Esse ficheiro não vem apenas no SP2; ele vem em qualquer Windows com suporte a sistema de ficheiros NTFS, pois é ele que faz a gestão desse serviço.

Cumprimentos.
João Ribeiro
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jan 21, 2004 3:50

Mensagempor [PT]CableGuy » Quinta Nov 18, 2004 19:48

Dr Escreveu:...Se tudo isto falhar, só me ocorre o format...
:lol: :lol: :lol: "Vocês" são terriveis. :wink:
Por acaso é um erro reportado pela própria microsoft e já existe uma forma de "contornar" esse erro.
Troubleshooting Stop 0x24 or NTFS_FILE_SYSTEM Error Messages @ microsoft.com

As dicas do Dr estão completamente correctas com um pequeno senão.
O comando sfc /scannow , serve para detectar e substituir os "ficheiros corrompidos" pelos originais.
Penso que neste caso o problema não seja do ficheiro mas sim do disco....ou seja , não te irá ajudar muito.
No link que coloquei , "dizem" o seguinte:
CAUSE:
This issue can occur if a problem occurred within the Ntfs.sys file. The Ntfs.sys file is the driver file that enables your computer to read and write to NTFS partitions. Damage in the NTFS file system, damaged portions of your hard disk, or damaged SCSI or IDE drivers can also cause this issue.

Espero que ajude. Boa Sorte. :wink:
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor Dr » Quinta Nov 18, 2004 20:32

Pensei que fosse esse mesmo o problema: ficheiro corrompido. Daí ter indicado o sfc. E continuo a pensar que poderá ser problemas com o ntsf.sys, embora não ponha de lado a questão de problemas no HD, e daí ter referido o uso do desfragmentador e do checkdisk.
Há ainda a hipótese de baixar uma daquelas ferramentas que os fabricantes do HD costumam disponibilizar online para detectar erros no próprio HD. Também é uma solução a ter em conta.

Finalmente, eu referi o format caso tudo o resto falhasse porque seria o que eu faria em última instância. Às vezes pode ser a configuração de uma merdinha qualquer que destabiliza o sistema (embora ache que neste caso está ou no ntfs.sys ou no HD).

De qualquer das maneiras, obrigado pela correcção, [PT]CableGuy ;-)

Fiquem bem.
João Ribeiro
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jan 21, 2004 3:50

Mensagempor PapaGigas » Sexta Nov 19, 2004 2:41

Boas..

Concordo que o SFC seja a primeira atitude a tomar.. mas caso o problema seja fisico o melhor a fazer seria mesmo correr uma ferramenta de detecção de erros no HDD.. caso isto se verifique.. hummm.. tenta colocar tudo a zeros (formatação de baixo nivel).. reinstalar o SO (e rezar uns quantos avé marias.. e uns quantos pai nossos.. LOL).. e vê como fica.. :lol:

Em qq dos casos.. boa sorte.. ;)
PapaGigas
Gurus
Gurus

Registado: Sexta Out 22, 2004 2:54

Mensagempor searaider » Sexta Nov 19, 2004 20:33

Ola pessoal,

bom ja descarreguei uma ferramenta de diagnostico da seagate e amanha vou corre-la pra ver se da alguma coisa, agora quanto ao low level format, podem me explicar melhor como funciona é que nunca usei esse processo, apenas o format normal, e ja agora como devo proceder para fazer esse low level format, cumprimentos
Cooler Master CM 690 : PcPower 750W Quad : Core2Duo E8600 @4.2Ghz : Asus P5Q Deluxe : 4x1024Mb Kingston DDR2 800Mhz : ECS 8800GT 512MB DDR3 : 2xSeagate 80Gb Sata : Seagate 500Gb Sata 2 : Creative X-FI Extreme Audio Pcie : Toshiba L550-11H
searaider
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Out 15, 2004 15:03

Mensagempor PapaGigas » Domingo Nov 21, 2004 17:05

searaider Escreveu:Ola pessoal,

bom ja descarreguei uma ferramenta de diagnostico da seagate e amanha vou corre-la pra ver se da alguma coisa, agora quanto ao low level format, podem me explicar melhor como funciona é que nunca usei esse processo, apenas o format normal, e ja agora como devo proceder para fazer esse low level format, cumprimentos

Boas..

Aqui fica uma boa explicação da parte do Azarael: :wink:

http://www.hardware.com.pt/forum/viewto ... 7&start=15
PapaGigas
Gurus
Gurus

Registado: Sexta Out 22, 2004 2:54

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante