windows deixou de arrancar

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

windows deixou de arrancar

Mensagempor deranged » Sábado Dez 25, 2004 2:17

olá a todos:

Tenho 2 discos, ambos com partições.
tenho o xp intalado numa partição C: e tinha uma d: de 4GB vazia onde tentei instalar o debian sarge. Fui um pouco à descoberta, pois até agora a minha experencia de linux eram apenas live-CDs (knoppix, ubuntu e suse) a instalação deu um erro qualquer (já nem me lembro qual) e abortei a instalação, mas o pior é que agora não me reconhece nada como primary master ou primary slave. Apenas reconhece os meus discos como secondary master e slave e não arranca no windows. Os primary passaram a ser o dvd e o cd-rw
Já fui ao setup e nem defenindo o boot só com o C: ele vai lá e pede sempre um CD do sistema. Também já tentei um repair com o CD do XP e nada.

Consigo navegar na net com o knoppix e aceder aos discos, felizmente não perdi nada mas gostava que me ajudassem a voltar a por tudo de novo. terei de voltar a re-instalar o windows? por favor, ajudem-me

Feliz Natal a todos
deranged
deranged
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Dez 05, 2004 21:27

Mensagempor Tretabyte » Sábado Dez 25, 2004 4:20

Boas,
humm, alguma coisa deve de ter acontecida à tua primary ide controler, ja trocaste os cabos na board? ja foste à bios ver como as coisas estao? se antes tinhas e nada fizeste humm
mas hum, instalaste debian, deves de ter lixado o mbr do disco para ele deixar de aceitar a particao de xp no boot, mete o cd do xp, vai a repair console e faz o fdisk /mbr para recuperares a boot do win.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor PapaGigas » Sábado Dez 25, 2004 7:47

Tretabyte Escreveu:..."mete o cd do xp, vai a repair console e faz o fdisk /mbr para recuperares a boot do win"...

Boas..

Concordo.. mas só tenho uma coisa a acrescentar.. se é para usar a consola do XP.. mais vale usar o comando "fixmbr".. ;)
PapaGigas
Gurus
Gurus

Registado: Sexta Out 22, 2004 2:54

Mensagempor deranged » Sábado Dez 25, 2004 16:48

boas

antes demais gostava de agradecer a rapidez da vossa ajuda, mas infelizmente o problema subsiste.

o meu cd do windows já tem o sp2 e não sei se será por isso, mas o comando fdisk já n existe. tentei então o fixmbr e também não fez nada. ele detecta que o sistema está irregular, mas não consegue resolver. Se calhar fiz mal em fazer o repair com um XP diferente do da instalação...

se eu fizer um map ele mostra:
c: ntfs .. \device\harddisk0\partition1 (onde tenho o XP)
d:fat32... \device\harddisk0\partition2 (onde tinha tentado instalar o debian e que agora já formatei em fat32)

depois tenho mais 3 partições de outro disco que são harddisk1\partition1/2/3 (estes só têm musica, filmes, e programas mais pesados)

no entanto o mbr está num device\hardisk0\partition0

já me mentalizei q vou ter de ir a casa de um amigo fazer backups e re-instalar o xp, esta é uma ultima tentativa desesperada...

boas festas
deranged
deranged
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Tretabyte » Domingo Dez 26, 2004 4:52

Boas,
nao desesperes jovem, estamos ctg :P lol
faz uma coisa, as vezes (quase sempre) a consola de repair do xp torna-se dificil ser funcional, tenta criar uma repair/bootdisk do PARTITION MAGIC, ele consegue-te recuperar e/ou reparar o MBR do disco assim que detectar as coisas.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Mensagempor PapaGigas » Segunda Dez 27, 2004 11:52

Tretabyte Escreveu:as vezes (quase sempre) a consola de repair do xp torna-se dificil ser funcional

Boas..

diz antes assim:

- Aquela "mer**" (sim.. pq não passa disso.. lol) nunca worka como se quer.. é rara a excepção em que tudo corre bem com a mesma.. LOL.. ainda á 2 dias a usei para realizar um fixboot no portátil (devido a um BSoD fdd).. e diga-se de passagem.. mais valia ter partido logo para uma formatação (naquele caso especifico.. uma formatação rápida).. e reinstalado o SO (coisa que me vi forçado a realizar após várias tentativas de reparação do mesmo sem sucesso)..

PS - Neste caso concordo em tentar recuperar o MBR através de "uma repair/bootdisk do PARTITION MAGIC".. pois este tem suporte para NTFS (coisa com que o fdisk não sabe gerir.. logo neste caso não é possivél recuperar o MBR através de uma bootdisk do 9x).. ;)
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor Tretabyte » Segunda Dez 27, 2004 16:57

Boas,
sobre o repair, gostei quando estava a tirar o msce, quando estava no modulo do winXP, logo o formador para nos, "nao tenham muita fe na repair consolo pois, a cada 10 useres, metade de 1 consegue fazer o repair das coisas" lol pah achei aquilo hilariante mas, quando estavamos realmente a usa-la e, em toda a sala, so 1 user (por acaso ate fui eu lol) conseguiu fazer as coisas, ai parti-me a rir.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Mensagempor PapaGigas » Segunda Dez 27, 2004 19:01

Tretabyte Escreveu:Boas,
sobre o repair, gostei quando estava a tirar o msce, quando estava no modulo do winXP, logo o formador para nos, "nao tenham muita fe na repair consolo pois, a cada 10 useres, metade de 1 consegue fazer o repair das coisas" lol pah achei aquilo hilariante mas, quando estavamos realmente a usa-la e, em toda a sala, so 1 user (por acaso ate fui eu lol) conseguiu fazer as coisas, ai parti-me a rir.

sem mais
Tretabyte

hehehe..

A microsoft tá de parabens.. mantem-se fiel a si mesma.. ROTFL.. é só produtos de mer**.. :P
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor deranged » Segunda Dez 27, 2004 19:29

boas

de facto a consola do repair não fez a ponta dum corno tentei varios comandos e nada.

Já resolvi a questão re-instalando o windows. Refiz a partição e pronto. Depois não desligava, mas tb consegui resolver isso no control panel graças a um link que vi aqui no forum.

Entretanto, como mexi na bios e agora o pc faz aquele teste de memoria irritante que dantes não fazia e vai a correr lentamente a memoria até aos 580 Mb. Como é que desactivo isto?

fiquem bem
deranged
deranged
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor PapaGigas » Segunda Dez 27, 2004 19:34

deranged Escreveu:boas

de facto a consola do repair não fez a ponta dum corno tentei varios comandos e nada.

Já resolvi a questão re-instalando o windows. Refiz a partição e pronto. Depois não desligava, mas tb consegui resolver isso no control panel graças a um link que vi aqui no forum.

Entretanto, como mexi na bios e agora o pc faz aquele teste de memoria irritante que dantes não fazia e vai a correr lentamente a memoria até aos 580 Mb. Como é que desactivo isto?

fiquem bem
deranged

Boas..

Cada BIOS é um BIOS.. mas procura por "memory test" (ou algo semelhante).. e desactiva essa função.. boa sorte.. ;)
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor nelugo » Segunda Dez 27, 2004 19:50

se nao mexes-te na bios nao deve ser na bios que resolves o poblema.O teu linux provalvelmente instalou um carregador de arranque como o lilo ou o grub.ontem quando a instalaçao do ubunto me correu para o torto nao conseguia arrancar com o windows.instalei por cima o mandrake linux.depois fiz boot com o 1º cd e usei a opçao rescue.la hexiste uma opçao para remover o grub,lilo ou qualquer outro gestor de arranque e repor o carregador do windows no 1º sector do disco rigido, tal como estava anteriormente.
se tiveres possibilidade experimenta, nao tem logica nenhuma que seja um problema de bios. :wink:
nelugo
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sábado Set 11, 2004 12:09

Mensagempor PapaGigas » Segunda Dez 27, 2004 19:57

nelugo Escreveu:nao tem logica nenhuma que seja um problema de bios. :wink:

8O 8O 8O 8O 8O

Desculpa que te diga.. mas quase que aposto que foi ao BIOS tentar colocar o CD/DVD-Rom/R-RW como 1st boot device.. e que lá para o meio carregou as defenições de origem (que na maioria do BIOS.. é a de realizar o teste da ram)..

PS - Não percebo como podes dizer que não tem lógica.. :roll:
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor Tretabyte » Segunda Dez 27, 2004 21:59

Boas,
humm alguem me explica o que tem um memory test da bios haver com um MBR do disco? nada ne? pois bem me parecia...

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Mensagempor PapaGigas » Segunda Dez 27, 2004 22:07

humm alguem me explica o que tem um memory test da bios haver com um MBR do disco? nada ne? pois bem me parecia...

sem mais
Tretabyte

Boas..

Espera.. não fales assim de boca xeia.. acho que o nelugo tem uma boa teoria pra isso.. hehehe.. :P
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor Tretabyte » Segunda Dez 27, 2004 22:14

Boas,
PapaGigas Escreveu:

sem mais
Tretabyte

Boas..

Espera.. não fales assim de boca xeia.. acho que o nelugo tem uma boa teoria pra isso.. hehehe.. :P

benha ela, eu agarro-a pelos cornos.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Próximo

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 21 visitantes