Linux > Algumas questoes

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Linux > Algumas questoes

Mensagempor arkannis » Quarta Abr 27, 2005 18:35

eu queria experimentar pela primeira vez uma distro de linux :D
acontece que na escola ja tive a oportunidade de experimentar o caixa magica e axei akilo uma valente tanga... tinha bugs a funcionar com a linha de comandos e tudo :lol:

tava a pensar numa coisa um bocadito mais avançada ( mas nao muito )... tou inclinado para o gentoo, parece que tem bastantes adeptos aqui pelo forum e numa pesqeuisa que fiz ate parece que gostei...

aqui vao as questoes:

1 - Como é que se pode "classificar" o nivel de "dificuldade" de trabalhar com o gentoo, tipo, tenho pouca ou nenhuma experiencia em Linux, será que me safo?

2 - Como é o que o gentoo é em termos de por todo o hardware a funcionar na perfeição? é preciso muita configuração ou é quase tudo automatico?

3 - Onde é que posso sacar com trafego nacional de preferencia?

4 - Mais alguma coisa importante que queirao dizer sobre o gentoo ou aconselhar outra distro?

5 - São capazes de responder a estas perguntitas? :lol: :P
Editado pela última vez por arkannis em Quarta Abr 27, 2005 19:26, num total de 1 vez.
.
Imagem

P4 3.0E | Abit AI7 | 2x512 OCZ Premier Kit | GeForce 6800NU | WD 160GB SATA | Levicom Visible Power 450W
arkannis
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Set 11, 2004 13:09

Mensagempor Snooze » Quarta Abr 27, 2005 19:19

Posso só aconselhar uma distro tuga, podes saber mais em http://www.tugux.org/ foi lançada recentemente... Cunheço bem um dos programadores, o que me leva a ter uma certa confiança na distro, apesar de não usar linux. Outra distro para iniciantes que dizem ser muito boa é a ubuntu.

boa sorte
Snooze
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Fev 14, 2005 15:55

Mensagempor kutuma » Quarta Abr 27, 2005 19:53

1 - Pela minha experiencia com o Linux, é sempre preciso chafurdar um pouco. Felizmente há mt malta a usar, por isso deves conseguir info no google. Mantem um comp com a ligação à net a funcionar! :)

2 - Hardware "standard" (leia-se velho) costuma funcionar sem problemas. Coisas novas, podem precisar do chafurdanso a que me referi no ponto 1!

3 - http://www.gentoo.org/main/en/mirrors.xml

4 - A minha distro preferida é o RedHat (agora fedora), mas nunca usei o gentoo por isso não posso comparar

5 - Acho que não me safei mal! ;)
kutuma
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Abr 19, 2005 14:26

Mensagempor jc » Sábado Abr 30, 2005 2:28

Para quem se inicia no Linux é preciso vontade para ir a novos conhecimentos que não se aprende com o Windows...
jc
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Abr 20, 2005 9:30

Mensagempor Kayn » Sábado Abr 30, 2005 6:17

Se keres so testar, podes comecar com distros em LiveCds.

Gostei mto do Knoppix. Ta bastante intuitivo. Facil de trabalhar. Poe-te um pc a funcionar com praticamente tudo (e + qq coisa) ke possas vir a precisar, exclusivamente com um cd.

O Gentoo, tb é mto fixe, mas o processo de instalacao pode ser uma valente dor de cabeca. Principalmente se es novato.

O Mandrake é mto simples. Tem um instalador impecavel, relativamente completa, mas mto simples do ponto de vista do utilizador. Faz o ke lhe é pedido. Nao foi o meu de eleicao, mas gostei mto.
Agora a empresa mudou o nome pra Mandriva e o lnx deles passou a ser pago.

O Ubunto nao gostei do aspecto dele. depois de 5min com ele, nao posso dizer ke é mau. Mas posso dizer ke gostei mais de trabalhar com o Knoppix (ya, eu sei ke é so um LiveCd...)

O caixa magica é um nojo. e o facto de agora (na versao 10) tarem a pedir, salvo erro, 50€, por akilo é o suficiente pra nem seker ser considerado alternativa. Os outros pra traz tem bugs d+. Entao pra kem é novinho....

O Suse ta ali pra eu o experimentar um dia. nc trabalhei com ele.

E axo ke n brinkei com mais nenhum.

Ainda o ke gostei e gosto mais é o knoppix pela simplicidade dele e o grande benificio de nao rpecisa de instalacoes nem configuracoes extra. ja me safou mtas vezes em ke tinha o pc pendurado a meio dum format e precisava de gravar um cd, p ex.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor filduarte » Sábado Abr 30, 2005 22:26

Mais uma vez :| ???

Aconselho UBUNTU!!! ;)
........................................................................
Nota- partindo do principio que vivemos num país democrata (???), todas as opiniões são válidas desde que não provoquem danos irreversiveis noutros utilizadores deste forum ;)
filduarte
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Dez 23, 2004 10:03

Mensagempor matox » Domingo Mai 01, 2005 2:14

tb tou a pensar em iniciar-m no linux e por akilo k li axo k vou começar pelo gentoo mas tou kom um problema algo... "xato" lol ja encontrei um mirror tuga do IST onde sacar mas n sei o kual sacar. será k alguém m pode ajudar kom isso? tkx
matox
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Jan 13, 2005 18:17

Mensagempor arkannis » Domingo Mai 01, 2005 8:11

matox Escreveu:tb tou a pensar em iniciar-m no linux e por akilo k li axo k vou começar pelo gentoo mas tou kom um problema algo... "xato" lol ja encontrei um mirror tuga do IST onde sacar mas n sei o kual sacar. será k alguém m pode ajudar kom isso? tkx

depois conta a tua experiencia :D
eu em principio só o devo meter na proxima vez que formatar o pc :wink:
.
Imagem

P4 3.0E | Abit AI7 | 2x512 OCZ Premier Kit | GeForce 6800NU | WD 160GB SATA | Levicom Visible Power 450W
arkannis
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Set 11, 2004 13:09

Mensagempor matox » Domingo Mai 01, 2005 17:39

eu tou a pensar em utilizar o vmware e ter o linux dentro do proprio windows, pelo k parece podes usar à vontade mexer o k kiseres no linux k n ira afectar nd no windows mm k dê alguma bronca.
matox
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Jan 13, 2005 18:17

Mensagempor AMDista » Domingo Mai 01, 2005 17:48

Oi pessoal.... eu sempre fui utilizador de windows, desde o windows 3.1 :P
Até á pouco tempo comecei a tomar conhecimento dos verddeiros potenciais do Linux, a kestão é que nao percebo nada de Linux, sou um zero á eskerda completamente....
Eu enho aki o mandrake10 que me arranjaram á pouco tempo, ja instalei numa partição e ate tou a gostar, mas neste momento não tenho net... nao consigo instalr...
Alguem me arranje um link ou me dê algum concelho pra começar a utilizar o linux a 100%... é o que me ta a faltar neste momento é a net no linux :(
iMac 17" - MacOsX Snow Leopard
F.Siemens AMILO S1520 - Ubuntu Netbook Remix
AMDista
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jan 29, 2005 11:58

Mensagempor metralha761 » Quarta Mai 04, 2005 11:06

Eu alguns anos atras andei a experimentar o Red Hat, é mt fixe, faz td sozinho, mas depois, se nao sacas os RPMS, tas lixado. E ainda por cima, continuas a ser um noob no linux.

Quando andei a instalar o gentoo, aprendi mt, posso dizer que antes nao sabia nada, depois de instalar o gentoo, ja conseguia perceber alguma coisa de linux.

Uma outra coisa mt boa, é que no gentoo a configuração é feita td a mao, parece assutador, mas é assim que se aprende e ficamos a perceber realmente do SO.

Por isso, não te aconselho nada instalares distribuições user friendly em que fazem td automaticamente.
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

Malta toca a ir po irc.ptnet.org po canal #HCP
metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 17:18

Mensagempor Tretabyte » Quarta Mai 04, 2005 11:51

Boas,
o metralha fala mesmo por experiencia e ainda bem que seguiu o meu conselho :P
gentoo, debin, slackware, do melhor mm para quem quer realmente aprender alguma coisa.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor filduarte » Quarta Mai 04, 2005 13:23

Continuo a achar que para Desktops UBUNTU é o melhor para servidores já não...

Contudo por exemplo no caso do Debian...

O Debian tem várias distribuições: stable (indicada para servidores, com os pacotes mais testandos e antigos), testing (indicada para desktops, esta versão é a futura stable) e unstable (com os pacotes mais recentes). No entanto só no dia 30 é que é feito o release.
Nota- partindo do principio que vivemos num país democrata (???), todas as opiniões são válidas desde que não provoquem danos irreversiveis noutros utilizadores deste forum ;)
filduarte
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor kooltech » Quarta Mai 04, 2005 13:41

Ois
Sinceramente para começar acho que Gentoo não é a melhor hipótese, apesar de teres um manual online espetacular e muito detalhado, és capaz de encontrar bastantes dificuldades.
Eu comecei por Mandrake mas não gostei, sinceramente não gosto do sistema de RPM's, fazem-me lembrar o windows :twisted: .
Depois passei para Debian, que é o sistema que uso no trabalho, e sinceramente acho que é capaz de ser uma das melhores escolhas. A instalação não é muito complicada, e depois tens um gestor de pacotes que é o APT que praticamente faz tudo sozinho.
Chiefetch CX-03B
AMD 64Bits 3.2Ghz 939
(cooled by Thermalright XP-900 with Noisebocker S2)
Board Abit A8V 3rd Eye
2x512MB DDR400 Transcend
2x160GB Seagate Sata
MSI 6800GT 256MB AGP
CDRW Plextor T3 Premium
DVDRW Pioneer 109D
Samsung 710TM DVI
kooltech
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Mai 04, 2005 11:38

Mensagempor filduarte » Quarta Mai 04, 2005 14:07

vocês já viram a instalação de pacotes com o UBUNTU?

sudo apt-cache search o_nome_do_pacote

sudo apt-get install o_nome_do_pacote

ou então usam o Synaptic...

easy :)

um sistema de uma facilidade incrivel com uma performance fantástica
filduarte
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Próximo

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes