Vale a pena um utilizador final investir (agora) em linux?

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Vale a pena um utilizador final investir no linux?

Sim
10
71%
Não
3
21%
Não sei
1
7%

Total de votos : 14

Vale a pena um utilizador final investir (agora) em linux?

Mensagempor Tonux » Quinta Set 08, 2005 23:41

Já começo a estar cansado das aplicações do linux. Não sei se valerá a pena desistir delas. Tenho tentado instalar um leitor de vídeo (o original não funciona), mas não os consigo instalar, pois faltam bibliotecas extra e é muito difícil procurá-las. Num dos casos faltavam 12 bibliotecas. É claro que desisti. Penso manter um sistema mínimo de linux, pois originalmente posso comunicar com a net, ouvir CD's e usar um Office que não é mau. Sinto-me, portanto, limitado, em especial, na falta de tempo. Não discuto o sistema em si, que até pode ser bom, mas a falta de apoio é evidente. Por que razão quem lança as aplicações na net, não lança também todas as livrarias necessárias ao seu funcionamento?
Este é um sistema feito por carolas, pessoas de boa vontade, interessadas. Algumas delas fazem-no no seu tempo livre. Consequentemente os bugs e as falhas são mais que previsíveis. Quem é que diz que o cacau não interessa? Por isso o windows e as suas aplicações funcionam, porque há pessoas que são pagas a preço de ouro para desenharem essas mesmas aplicações. Se elas falharem, falem as empresas que as concebem e o desemprego é certo. À volta do windows criou-se um circulo vicioso de lucro: ameaças levam a que empresas arquitectem antivírus e outras coisas mais. Quanto mais ameaças houver mais pacotes se vendem. E sei lá se não são as próprias empresas de software de segurança que não as concebem para mais venderem?
As aplicações do windows funcionam; é um facto. Para ver um DVD tenho que recorrer ao windows.
Para competir com o windows, o linux tem que entrar no circuito comercial, não tenho dúvida.
Estou a escrever este tópico em linux. Simpatizo muito com o linux; é um SO sólido (o problema reside nas aplicações) e não o largarei, pelo menos para aceder à net (não há vírus). Se tiver mais tempo ainda talvez ainda tente "construir" um leitor de DVD. Sim, porque em linux tem-se a ideia de um lego, com as peças espalhadas por todo o lado.
Tonux
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Dez 22, 2004 21:16

Mensagempor Moralez » Sexta Set 09, 2005 1:51

Distribuições comerciais baseadas em Linux existem á bastante tempo, o Suse Linux é uma delas e, em termos de distros Linux é das comerciais mais User-Friendly que conheço, a Mandriva também têm uma quantidade incrivel de distribuições comerciais.

Essa tua defenição que estás a dar á dificuldade em configurar um sistema Linux é valida caso estejas a usar uma distribuição Gentoo, SlackWare ou, com muito azar, Debian Stable, fora isso ou tem um azar do caraças ou andas a usar distribuições com 3 anos.

Se queres uma distribuição user-friendly recomendo vivamente o Ubuntu, Mandriva 10.2 ou Fedora, pessoalmente ia pelo Ubuntu, o Mandriva atrofiou com a minha placa grafica e eu estou mais treinado em Debian based, quando ao Fedora baseio-me em opniões de terceiros que não tiveram nenhum probolema com a compatibilidade base dele.

O Linux falha em termos de suporte Premium de software, actualmente não há nada que bata um Photoshop CS, um MS Office, um Maya, etc. E mesmo para um user do dia-a-dia falha no seu suporte para jogos. Logo apenas recomendo Linux para (a mesma razão que está no meu portatil) trabalhar em coisas leves, um textito aqui e acolá ou programação, um pouco de web-design e afins.

Linux tem pica para quem compreende programação e quer brincar com o sistema operativo a um nivel que o SO Windows nunca deixaria, posso dizer que alguém que conheça um sistema a 100% é capaz de cirar um kernel extremamente pequeno e eficiente.

Para quem gosta de queimar pestanas:

- Debian;
- SlackWare;
- Gentoo;

Para quem juizo e tem mais que fazer com o tempo livre:

- Ubuntu;
- Mandriva;
- Fedora;

Suse e afins são comerciais, não tenho grande conhecimento desses, embora não me importasse nada de ter um visto que, por serem comerciais virem com suporte proprietario (drivers Nvidia, ATI e afins, um maior suporte em termos de codecs e software).
AMD Athlon4 XP Barton 2800+
MSI KT4V Lan | 3x512MB DDR 333mhz
Samsung SyncMaster 959NF
XFX GeForce 6800 Ultra 256MB DDR3 | 2xWestern Digital 160gb
Creative SoundBlaster Audigy II | Cambridge SoundWorks Four Point Surround 1000
Laptop Asus A6Va
Moralez
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Jul 19, 2004 16:27

Mensagempor Tonux » Sexta Set 09, 2005 9:13

Tenho o Fedora core 4. O SO em si funciona perfeitamente. Reconhece placas, ligações, impressoras, etc. O pior, como disse, é a viabilidade das aplicações de terceiros. Mesmos algumas que vêm com ele, como o Helix ou o Tatoo e outras de média, não funcionam. Faltam-lhes alguns plugins e livrarias que ainda não consegui encontrar na totalidade. Video, nesta distribuição, nem pensar, ou quase. O Open Office 2.0 beta está excelente, para uma distribuição gratuita; consegue ler CD's musicais e gravar CD's; não consegue formatar e, às vezes, nem ler disquetes; o Mozilla FireFox funciona muito mal (não sei porquê!); o Konqueror funciona bem e é este que eu tenho usado como browser. Tenho, portanto um sistema limitado, leia-se básico. Mas neste limite até nem é mau. O pior é não ter muito tempo disponível para andar à procura das tais livrarias e plugins que andam por aí espalhados na net. Agora pergunto: por que razão as aplicações de vídeo que vêm com ele não têm os plugins respectivos?
Uma coisa é certa: quem queira mais funcionalidade tem que recorrer ao windows e suas aplicações.
Tonux
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor JotaM » Sexta Set 09, 2005 9:22

Quanto ao Media Center talvez queiras dar uma vista de olhos aqui ou aqui

Para veres videos já tentás-te o MPLayer ??
A64 3000+ @ 2304 (9x256 - 1.45 Vcore) | XP-90 + Enermax 90
2x512 Patriot 3200LL @ 2.5-3-3-8 (460@2.85 Vdim)
MSI K8N Neo2 Platinium
Asus X800 PRO/TD @ 500/1000 | ATI Silencer 5 Rev 2
LG 4167B | Coolermaster Cavalier III Silver | LC Power 550
JotaM
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sexta Abr 09, 2004 13:26

Mensagempor Tonux » Sexta Set 09, 2005 9:46

JotaM Escreveu:Quanto ao Media Center talvez queiras dar uma vista de olhos aqui ou aqui

O mplayer? Deu-me cá uma dor de cabeça! Quando tentei finalizar a instalação veio a mensagen de erro dizendo que faltavam ficheiros. Eram 8 livrarias que estavam em falta. Agora, procurá-las na net... é preciso tempo e paciência :cry: Vou dar uma vista de olhos pelo que sugeres.
Tonux
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Moralez » Sexta Set 09, 2005 16:15

Tonux Escreveu:
JotaM Escreveu:Quanto ao Media Center talvez queiras dar uma vista de olhos aqui ou aqui

O mplayer? Deu-me cá uma dor de cabeça! Quando tentei finalizar a instalação veio a mensagen de erro dizendo que faltavam ficheiros. Eram 8 livrarias que estavam em falta. Agora, procurá-las na net... é preciso tempo e paciência :cry: Vou dar uma vista de olhos pelo que sugeres.

O Fedora não tem nenhum sistema de gerenciamento de pacotes?
Essa é a razão pela qual prefiro um Debian Based, falta o pacote xpto?

# apt-get install xpto
AMD Athlon4 XP Barton 2800+
MSI KT4V Lan | 3x512MB DDR 333mhz
Samsung SyncMaster 959NF
XFX GeForce 6800 Ultra 256MB DDR3 | 2xWestern Digital 160gb
Creative SoundBlaster Audigy II | Cambridge SoundWorks Four Point Surround 1000
Laptop Asus A6Va
Moralez
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Jul 19, 2004 16:27

Mensagempor Tonux » Terça Set 13, 2005 12:31

Moralez Escreveu:
Tonux Escreveu:

O Fedora não tem nenhum sistema de gerenciamento de pacotes?
Essa é a razão pela qual prefiro um Debian Based, falta o pacote xpto?

# apt-get install xpto

De facto podem-se gerir pacotes rpm muito facilmente. Faz-se o download do programa e guarda-se numa pasta pessoal. Depois, abre-se essa pasta com o Mozilla (tem que ser mesmo só com o Mozilla, em ambiente gráfico) e faz-se um duplo clique no pacote rpm. Aparece uma caixa de diálogo perguntando se queremos utilizar o programa que gere os pacotes (por defeito). Responde-se OK e o programa é instalado automaticamente. O pior é quando aparecem mensagens do tipo "não se pode concluir a instalação porque faltam as livrarias tal e tal, etc.". Aqui é que temos que fazer a busca (muitas vezes exaustiva e inconclusiva) para encontrar essas livrarias ou codecs ou plugins necessários, na net.
É claro que a instalação tem que ser feita como root. Nos pacotes *.rpm não é necessário recorrer ao terminal, ao contrário dos pacotes *.tar e *.tar.gz
Tonux
Membro de Prata
Membro de Prata

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes