Fedora c4 - primeiras críticas

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Fedora c4 - primeiras críticas

Mensagempor Tonux » Segunda Set 19, 2005 14:19

Já há algum tempo que tenho usado o Fedora core 4. É um SO que se desconfigura facilmente: basta instalar uma aplicação, por mais simples e inofensiva que ela seja. Eu diria que é um SO auto-desconfigurável.
Tive de o reinstalar porque, por último, nem como root podia instalar software. A mensagem que recebia era do género: "Não tem permissão para instalar este pacote...". Isto como root 8O 8O.
Infelizmente, o Mandrake 10.1 não o pude instalar por incompatibilidade com a placa gráfica.
O que faz falta é documentação. Ao tentar descobrir isto e aquilo, o sistema vai-se desconfigurando e as reinstalações vão-se multiplicando. Como já disse, para ler vídeo nem pensar. Andei na net e há uns plugins, codecs, programas, etc., mas não resulta. Quando se tentam instalar, há sempre mensagens de falta de outro software que é difícil encontrar.
Ando há procura de um programa leitor de vídeo para o fc4, completo, mas ainda não encontrei... O mozilla comtinua a funcionar muito mal, não sei porquê... enfim... Todavia, continuo a pensar que é um SO com muitas potencialidades e não vou desistir dele por causa destas contrariedades. Com o tempo se aprende.
Tonux
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Dez 22, 2004 21:16

Mensagempor filduarte » Segunda Set 19, 2005 14:47

Ai meu querido Debian :)

porque não me escutam eles... ??? :|
........................................................................
Nota- partindo do principio que vivemos num país democrata (???), todas as opiniões são válidas desde que não provoquem danos irreversiveis noutros utilizadores deste forum ;)
filduarte
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Dez 23, 2004 10:03

Mensagempor rcmendes » Segunda Set 19, 2005 15:42

Isso é um desabafo... lol
rcmendes
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Jul 27, 2005 15:39

Mensagempor Tonux » Segunda Set 19, 2005 16:18

Cada vez que tento instalar um leitor de vídeo tirado da net faltam sempre montes de livrarias. Do último (videolan) faltavam cerca de 20! 8O 8O Isto é um ciclo vicioso! Onde é que posso arranjar software completo e não peças de puzzle?
Tonux
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Moralez » Segunda Set 19, 2005 20:25

Experimenta o Ubuntu, também deves precisar de instalar a placa grafica mas, para mim, é bastante estavel.
AMD Athlon4 XP Barton 2800+
MSI KT4V Lan | 3x512MB DDR 333mhz
Samsung SyncMaster 959NF
XFX GeForce 6800 Ultra 256MB DDR3 | 2xWestern Digital 160gb
Creative SoundBlaster Audigy II | Cambridge SoundWorks Four Point Surround 1000
Laptop Asus A6Va
Moralez
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Jul 19, 2004 16:27

Mensagempor marasmo » Terça Set 20, 2005 0:06

Se formos a experimentar todos nunca mais teriamos um computador montado, estariamos sempre a procurar drivers para todas as versões, umas contém isto mas, não aquilo e por aí adiante sempre c/problemas agora p/o som depois p/o router...
marasmo
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Abr 30, 2005 2:42

Mensagempor Tonux » Terça Set 20, 2005 13:19

Será justo exigir tanto de pacote(s) completamente gratuito(s)?
Se não se exigir (criticar), o linux estagnará e nunca será um concorrente digno do windows. O que tinha piada era haver um SO e aplicações que funcionassem na perfeição, completamente gratuitos. Por outro lado, o linux abre as portas à massificação do acesso aos meandros mais complexos de um computador, isto é, à "máquina lógica" que o faz funcionar. Podíamos tratar da nossa própria segurança. Já não era preciso arranjar firewall's de terceiros, pois poderiamos construir o nosso próprio. E até poderíamos conceber outras aplicações. Para tal, teria que haver disponibilidade e documentação. Como procederia a Microsoft perante tal realidade hipotética?
Gostava de saber a vossa opinião acerca disto tudo.
Tonux
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Creative Byte » Terça Set 20, 2005 18:08

Boas,

A falta de pacotes nas aplicações de linux não é só um problema do SO Linux o Windows tb tem.

Não sei se é hábito comprarem o jornal de noticias às 6ª feiras com o complemento de informática, mas nesta última 6ªfeira tinha um artigo sobre como criar um sistema media center por apenas 500€ em que o SO é o Fedora mais algumas aplicações e se não me engano existe uma aplicação que verifica se existem dependencias ao instalar uma aplicação e efectua logo o download automáticamente vou confirmar e depois digo qualquer coisa.
Creative Byte
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Mar 30, 2005 15:55

Mensagempor Posturas » Terça Set 20, 2005 21:04

Tonux o Mandrake e o Red Hat (Fedora), não são sistema operativos, são distribuições. Se um funciona, o outro tb, ambos tem kernels linux.

Se o Fedora segue a filosofia dos Red Hat 6.x-9.x, fizeste uma má escolha...

Caso não te entendas com as dependências do linux (isso de estar smp a pedir outras bibliotecas e programas, para instalar programas da treta); esforça-te por instalares ou Debian ou Gentoo.

O Debian tem o APT-GET, e o Gentoo tem o PORTAGE, que são aplicações que fazem a gestão das dependências: instalar é tao simples como: "apt-get mozilla" ou "emerge mozilla". Nunca instalei 1 Debian, mas acho que não fica mt atras do Gentoo em dificuldade. No Debian os pacotes do APT-GET são pré-compilados, no Gentoo os pacotes vem em código fonte e são compilados na tua máquina. Pessoalmente, acho a abordagem do Gentoo mais eficiente, embora reconheça que a do Debian é mais prática, pq não se tem de compilar (o que demora smp eternidades).

Ainda a respeito do suporte ao hardware; ainda estou para instalar alguma coisa no meu pc ou portatil, que não funcione em linux (algumas coisa funcionam só a 50%; mas funcionam).
Posturas
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 29, 2005 11:46

Mensagempor Tonux » Terça Set 20, 2005 22:07

Creative Byte Escreveu:Boas,

A falta de pacotes nas aplicações de linux não é só um problema do SO Linux o Windows tb tem.

Não sei se é hábito comprarem o jornal de noticias às 6ª feiras com o complemento de informática, mas nesta última 6ªfeira tinha um artigo sobre como criar um sistema media center por apenas 500€ em que o SO é o Fedora mais algumas aplicações e se não me engano existe uma aplicação que verifica se existem dependencias ao instalar uma aplicação e efectua logo o download automáticamente vou confirmar e depois digo qualquer coisa.

Isso era interessante e muito útil :)
Tonux
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Creative Byte » Quarta Set 21, 2005 11:56

Boas,

Ok, a aplicação indicada no artigo é o YUM (verifica as instalações e respectivas dependencias).

O software que eles utilizam como media center é o Freevo com alguns plug-ins.

No Final será capaz de:
- Reproduzir TV
- Mostrar um guia televisivo
- Reproduzir DivX, Xvid, MPEg, ...
- Reproduzir Mp3, Wav, Ogg, ...
- Reproduzir DVD
- Fazer slid-show de imagens

Para mais informações carregar aqui
Creative Byte
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Mar 30, 2005 15:55