instalação [XP SP2+"1 distro linux"]

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

instalação [XP SP2+"1 distro linux"]

Mensagempor jdcorr » Quinta Dez 22, 2005 14:56

Boas,

A minha situação é a seguinte, pretendia formatar o meu pc e instalar o win xp e um "distro Linux" e gostava de vos colocar algumas questoes:

1) Tenho 2 discos 1 com 100G e outro com 20G, qual era na vossa opinião a melhor forma de particionar os discos para instalar estes 2 sistemas. Eu tinha pensado fazer uma partição prai de 5 a 10G no disco de 20 para por o linux e usava o restante espaço para o windows. Digam-m como fariam e que formato formatavam os discos FAT/FAT32/NTFS?

2)Que distro linux devo instalar? Tinha pensado num dos seguintes FC4, Ubuntu ou Suse...

3) Tenho 1 modem adsl nomeadamente o icedata 500 que vinha no kit da sapo, algum destas distribuições linux mais recentes da para configurar este modem? E que eu tenho actualmente o FC4 e não ha drivers deste modem para estes kernels mais recentes.

4) Que so instalo em primeiro lugar? O linux ou o windows?

5) Que bootmanager devo usar Lillo/Grub/outro...?

Agradecia as vossas opiniões
jdcorr
Novato
Novato

Registado: Segunda Abr 25, 2005 15:21

Mensagempor SkylineGTR » Quinta Dez 22, 2005 15:26

Eu uso Ubuntu, por isso é o que recomendo :lol:

5Gb chegam para a partição de Linux, e não te precisas de preocupar com o tipo de ficheiros que ele faz isso tudo automaticamente. Quanto ao boot manager, o Ubuntu instala o Grub...

Passos:
1) Criar partições para windows e formatar em NTFS. (deixar as tais 5Gb de espaço livre para o linux, mais um pouco para a swap)
2) Instalar o windows numa das partições.
3) Instalar o linux no espaço livre que deixaste (o ubuntu é de fácil instalação, faz-te tudo automaticamente).
4) DONE.

Quanto ao modem não te posso ajudar... Tenho netcabo e um cable modem USR, e não tenho quaisquer problemas com ele.

Qualquer coisa, tens o canal de IRC de apoio ao ubuntu (#ubuntu na ptnet) e o fórum oficial onde são muito prestáveis.
i7 920 | ASUS P6T Deluxe V2 | 6GB Corsair Dominator PC3-12800 | BFG GTX285 OC2 | 2x WD 640GB + WD 750GB + Seagate 750GB + Samsung F1 1TB | Corsair HX-620 | HP w2207 | Lian Li PC-V1110B
SkylineGTR
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Dez 28, 2004 22:26

Mensagempor NePTeR » Quinta Dez 22, 2005 16:27

Quanto à parte da instalação o SkylineGTR já disse basicamente o que ia dizer..

A distro do Linux a unica que experimentei foi a Kurumin, que traz suporte para modens adsl usb... em coisa de 5 minutos consegui por a internet a funcionar no linux com um modem usb...

Cumps
Imagem
NePTeR
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Jul 23, 2005 16:00

Mensagempor Crouwe » Quinta Dez 22, 2005 22:00

eu do que tenho ouvido de amigos meus que teem modems dos isp's é que a maior parte das dist's não os suporta, tens de normalmente encontrar script's que te façao isso.

contudo ouve uma dist's que reconheciam automaticamente, caso do Mandriva do Caixa Mágica e do Kurumin. agora se queres instalar algumas destas dist's é que......
PC in Modding
Crouwe
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Jun 22, 2004 17:17

Mensagempor livebrain » Sexta Dez 23, 2005 3:21

eu dividia o disco ao meio e punha metade para linux, metade para windows.
ntfs windows
ext3 linux
acer 1694wlmi