UBUNTU 5.10 breezy

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

UBUNTU 5.10 breezy

Mensagempor tobs » Quinta Abr 06, 2006 16:19

UBUNTU 5.10

Instalei-o ontem e já está a bulir

nem precisei de ajuda nem nada...foi tudo instalado em modo gráfico

configurou a máquina para fazer
dual-boot com o windows2000/Ubuntu 5.10(que já vi que o win2000 ainda ficou a trabalhar :) ), instalou um programa (gump)que faz essa gestão ,

Tenho o teclado em português.. aliás este post está a ser escrito no ubuntu!!

com os ~ ^ ' ` e outras coisas só nossas, como os ççççç

mais complicado foi instalar o WINE .. uma especie de emulador Windows, não é que precise muito de correr programas win, mas já correu o notepad, só pra ver que estava a funcionar

este post é só para INCENTIVAR outros (não experts em programação), a instalarem o LINUX e libertarem-se dos custos inerentes à utilização de um SO (Sistema Operativo), já que todos (quase) os programas que há para Win, tambem há para Linux...

... estes ultimos são grátis. (a maioria)

e hoje quando já tinha o portatil ligado, vi que me tinha eskecido de por a pen-USB.. liguei-a e o ubunto reconheceu-a »plug&play« (mais ou menos como faz o windows »plug&pray«)

outra coisa: todo o hardware foi reconhecido pelo Ubuntu e mesmo a rede e acesso internet tb

fikem bem
Tobs
tobs
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Dez 14, 2004 11:35

Mensagempor Onyros » Quinta Abr 06, 2006 17:21

One word for you, mate: Automatix ;)

http://www.ubuntuforums.org/showthread.php?t=138405

E ai de quem disser que o Windows é menos complicado.

Já agora, o bootloader chama-se GRUB! ;)
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Jan 07, 2004 16:35

Mensagempor Azarael » Quinta Abr 06, 2006 23:09

Aproveito a deixa :D . Estou curioso, já tentaste ver como o wine se desenrasca com jogos ? Como por exemplo, o Civilization 4 :roll: ?
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor Red_Beret » Quinta Abr 06, 2006 23:18

Onyros Escreveu:One word for you, mate: Automatix ;)

é. FDP do automatix matou-me o sistema

- Instalei o ubuntu a bocado (dual boot com XP, em 2 discos)
- Fiz os updates
- reboot
- automatix
- reboot

A meio do boot recebo a brilhante mensagem - Monitor is going to sleep (ou seja, o monitor deixou de receber sinal da grafica)

- Fiz reboot e bootei com o Windows XP. Este arranca, ams ta cheio de artefactos (mesmo o ecra de boot do XP) , completamente impossivel de usar.

Bah. La vai format C: e D:
:evil:
Imagem
Red_Beret
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Set 17, 2004 11:13

Mensagempor Red_Beret » Quinta Abr 06, 2006 23:19

Azarael Escreveu:Aproveito a deixa :D . Estou curioso, já tentaste ver como o wine se desenrasca com jogos ? Como por exemplo, o Civilization 4 :roll: ?

Para jogos, é melhor usares o Cedega em vez do Wine.
Imagem
Red_Beret
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Onyros » Quinta Abr 06, 2006 23:41

Red_Beret Escreveu:

é. FDP do automatix matou-me o sistema

- Instalei o ubuntu a bocado (dual boot com XP, em 2 discos)
- Fiz os updates
- reboot
- automatix
- reboot

A meio do boot recebo a brilhante mensagem - Monitor is going to sleep (ou seja, o monitor deixou de receber sinal da grafica)

- Fiz reboot e bootei com o Windows XP. Este arranca, ams ta cheio de artefactos (mesmo o ecra de boot do XP) , completamente impossivel de usar.

Bah. La vai format C: e D:
:evil:
Eh pá... eu aconselhei porque usei e não tive quaisquer problemas. E já usei em 4 instalações distintas e nenhuma teve quaisquer problemas.

Agora, o mais estranho mesmo é isso ter criado problemas a nível da instalação do XP, o que denota problemas a nível de hardware.

Por curiosidade, o que é que instalaste com o Automatix? Pelo que descreves, soa a gráfica danificada, mas também não estou a ver o que é que possa haver no Automatix que possa danificar a gráfica, mesmo os drivers da nVidia. Na pior das hipóteses podia não iniciar o "X", por não ter os drivers da gráfica bem configurados, mas não criar o tipo de problemas que tiveste.

Se for problema de hardware, com o format não vai lá...

Já agora, o Cedega é pago, funciona à base de uma subscrição mensal para teres acesso às configs para os jogos que vão saindo.

Sinceramente, com o WINE só instalei dois ou três programas, entre eles o Photoshop e o QuarkXpress, mas ambos em versões mais antigas.

http://www.civ4linux.com/ ;)
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Mensagempor Red_Beret » Quinta Abr 06, 2006 23:46

Onyros Escreveu:
Agora, o mais estranho mesmo é isso ter criado problemas a nível da instalação do XP, o que denota problemas a nível de hardware.

Por curiosidade, o que é que instalaste com o Automatix? Pelo que descreves, soa a gráfica danificada, mas também não estou a ver o que é que possa haver no Automatix que possa danificar a gráfica, mesmo os drivers da nVidia.

pois... só podem ter sido as driver da nvidia. O resto não mexe na grafica (instalei quase tudo,lol)

Ja tinha pensado nisso da grafica danificada, mas não me parece, pois tenho tado a fazer reboots consecutivos, e houve 1 ou 2 vezes em que o XP arrancou bem.

Anyway, ja postei no forum do Ubuntu, a ver o que eles dizem...

Quanto ao Cedega, não sabia que era a pagantes, my fault :)
Imagem
Red_Beret
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Onyros » Sexta Abr 07, 2006 0:00

Red_Beret Escreveu:
Onyros Escreveu:

Por curiosidade, o que é que instalaste com o Automatix? Pelo que descreves, soa a gráfica danificada, mas também não estou a ver o que é que possa haver no Automatix que possa danificar a gráfica, mesmo os drivers da nVidia.

pois... só podem ter sido as driver da nvidia. O resto não mexe na grafica (instalei quase tudo,lol)

Ja tinha pensado nisso da grafica danificada, mas não me parece, pois tenho tado a fazer reboots consecutivos, e houve 1 ou 2 vezes em que o XP arrancou bem.

Anyway, ja postei no forum do Ubuntu, a ver o que eles dizem...

Quanto ao Cedega, não sabia que era a pagantes, my fault :)
Espero que consigas resolver isso, os drivers das gráficas são sempre tricky parts nas configs de Linux! Mas ao ponto de danificar a gráfica... Estranho é que se for da config da gráfica, ter afectado o XP. Espero que seja reversível ;)

A única distro que me configurou bem, à primeira, os drivers da gráfica foi o PCLinuxOS, que até tem versões dedicadas para gráficas ATi, gráficas nVidia antigas e nVidia novas. Também é uma boa distro, se bem que eu seja mais fã de GNOME e o PCLinuxOS tenha ambiente gráfico KDE.

Aproveito também para dizer que já saiu a nova versão do LiveCD Kororaa XGL (0.2), que já suporta a maior parte das gráficas ATi (a anterior nem por isso), e que já é instalável :D

http://kororaa.org/
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Mensagempor mcaires » Sexta Abr 07, 2006 2:12

Onyros Escreveu:A única distro que me configurou bem, à primeira, os drivers da gráfica foi o PCLinuxOS, que até tem versões dedicadas para gráficas ATi, gráficas nVidia antigas e nVidia novas. Também é uma boa distro, se bem que eu seja mais fã de GNOME e o PCLinuxOS tenha ambiente gráfico KDE.

Aproveito também para dizer que já saiu a nova versão do LiveCD Kororaa XGL (0.2), que já suporta a maior parte das gráficas ATi (a anterior nem por isso), e que já é instalável :D

Para mim a melhor distro é o PClinuxOS... e já experimentei muitas... acabo sempre por voltar ao PClinuxOS, é muito estável e reconhece todo o hardware... tb podes ter o gnome no PClinuxOS... vê lá no forum deles pq penso que já lá vi algum post sobre isso...
mcaires
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Jan 23, 2005 17:15

Mensagempor Onyros » Sexta Abr 07, 2006 10:11

mcaires Escreveu:
Onyros Escreveu:A única distro que me configurou bem, à primeira, os drivers da gráfica foi o PCLinuxOS, que até tem versões dedicadas para gráficas ATi, gráficas nVidia antigas e nVidia novas. Também é uma boa distro, se bem que eu seja mais fã de GNOME e o PCLinuxOS tenha ambiente gráfico KDE.

Para mim a melhor distro é o PClinuxOS... e já experimentei muitas... acabo sempre por voltar ao PClinuxOS, é muito estável e reconhece todo o hardware... tb podes ter o gnome no PClinuxOS... vê lá no forum deles pq penso que já lá vi algum post sobre isso...
É uma óptima distro, sim senhor. De resto, só uso Ubuntu porque neste momento, tem repositórios enormíssimos e variados, e porque as perspectivas são ainda de aumentar, além de ser Debian.

A minha distro favorita, a nível pessoal, é o VectorLinux, com FluxBox (ou seja, a versão convencional, e não a SOHO). Também gosto bastante do Damn Small Linux, mas apesar de já ter acertado com a configuração do teclado ainda não o consigo pôr a escrever os acentos por cima das palavras (tipo 'e e ~a, em vez de é e ã).

Também gosto do Zenwalk (saiu uma versão nova a semana passada), acho que o Kororaa está a tomar um bom caminho... e cada vez gosto menos de MEPIS. Há outra distro, mais underground, que foi descontinuada o ano passado, mas que teve um fã a pegar-lhe e a tentar dar-lhe um novo impulso, que prometia bastante, e que fazia uso dos repositórios Ubuntu: BeatrIX, e agora a BeaFanatIX, que também eram distros muito lightweight, ao ponto de terem sido pensadas para sistemas Mini-ITX ;)
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Mensagempor tobs » Sexta Abr 07, 2006 10:48

Sorry! hehehe

o entusiasmo foi tanto que a cabeça estava mais depressa do que as mãos escreviam..

já tinha ouvido falar do automatix, mas ainda não investiguei..

tambem ja sabia do cedega para os jogos, mas tb está por investigar..

ainda estou só no 2º dia de linux instalado (depois de já ter andado por liveCDs..knoppix, slax, damn small linux)

uma coisa que notei, mas ainda não procurei solução...noto a net muito lenta e não sei pq. já uso o firefox nowin há muito tempo, mas no ubuntu fica muito lenta.. nem mesmo no knoppix fica lenta.

no fim de semana puxo mais por ele

ainda ando a aprender a estrutura de directorios do linux e como ele trabalha

ah, não sabia que este tema iria ter tanto sucesso ;)
Tobs
tobs
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Posturas » Sexta Abr 07, 2006 11:17

Onyros Escreveu:Aproveito também para dizer que já saiu a nova versão do LiveCD Kororaa XGL (0.2), que já suporta a maior parte das gráficas ATi (a anterior nem por isso), e que já é instalável :D

Essa "distro" tem tudo para vir a ser uma das melhores de sempre, mas actualmente está muito verde. A ideia está muito boa, e o resultado é um sistema muito rápido, sobretudo para quem tem dothan e fica com um sistema optimizado. Mas há muito trabalho a ser feito... Mas bom para quem quer ter um sistema gentoo em 2horas, é uma opção a ter em conta.
Posturas
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 29, 2005 11:46

Mensagempor lordanubis » Sexta Abr 07, 2006 15:05

tobs Escreveu:

Sorry! hehehe

o entusiasmo foi tanto que a cabeça estava mais depressa do que as mãos escreviam..

já tinha ouvido falar do automatix, mas ainda não investiguei..

tambem ja sabia do cedega para os jogos, mas tb está por investigar..

ainda estou só no 2º dia de linux instalado (depois de já ter andado por liveCDs..knoppix, slax, damn small linux)

uma coisa que notei, mas ainda não procurei solução...noto a net muito lenta e não sei pq. já uso o firefox nowin há muito tempo, mas no ubuntu fica muito lenta.. nem mesmo no knoppix fica lenta.

no fim de semana puxo mais por ele

ainda ando a aprender a estrutura de directorios do linux e como ele trabalha

ah, não sabia que este tema iria ter tanto sucesso ;)

Quanto a teres a net lenta, tenta fazer about:config no firefox e poe no filtro ipv6 e clica 2 vezes na unica entrada k ves.
Asus P5E-VM D0
Intel Core2Quad Q6600
Team Elite 2*1GB PC6400
Seagate 250GB 16Mb
Win Vista/Mandriva 2009 (VM)
---------
Acer Aspire 4715
Intel Pentium Dual-Core@1,70ghz
2 GB
Ubuntu 8.10
lordanubis
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Ago 21, 2005 20:56

Mensagempor tobs » Terça Abr 11, 2006 12:59

boas

já meti o automatix e a tralha toda que ele tras.. quando tiver tempo investigo mais

quanto à net lenta... não entendi o "about:config..." sorry
Tobs
tobs
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Onyros » Terça Abr 11, 2006 14:03

tobs Escreveu:boas

já meti o automatix e a tralha toda que ele tras.. quando tiver tempo investigo mais

quanto à net lenta... não entendi o "about:config..." sorry
Tens que escrever "about:config" na barra de endereços. ;)
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Próximo

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante