Duvida Linux

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Duvida Linux

Mensagempor senhor » Quinta Set 07, 2006 17:42

Boas!
É possivel só com um HD (dividido em 2 partições) instalar o linux e o Windows?
Se sim... Como?

Abraço!
senhor
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Abr 18, 2005 19:01

Mensagempor l2k » Quinta Set 07, 2006 18:29

2 não.. mas 3 sim...

Ora, aconselho-te 1º a instalares o Windows numa patição qualquer. Depois basta arrancares o PC com o CD/DVD da tua distro Linux preferida e instalares - durante a instalação crias uma partição root ( "/") e outra swap.

O boot loader do Linux (Grub, Lilo..) vai-te detectar automaticamente a instalação do Windows e ficas assim com Dual-boot Linux/Windows.

Cumps.
l2k
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Abr 08, 2006 12:48

Mensagempor senhor » Quinta Set 07, 2006 18:32

Desculpa esta pergunta estupida...
Mas qual a diferença entre uma root e uma swap?
Tenho 2 partiçoes por isso crio mais uma e instalo o linux... certo?
Quanto espaço achas necessario? Para o fedora por ex...?

Muito obrigado! :)
senhor
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Abr 18, 2005 19:01

Mensagempor l2k » Quinta Set 07, 2006 18:39

Root é a partição onde vais instalar o sistema operativo e onde vais instalar os programas, ficheiros, etc..

Swap é a memória virtual do sistema (penso eu de que).

Quanto ao tamanho... isso depende do que vais fazer. Mas pelo menos uns 10Gb é recomendável.

Cumps. :wink:
l2k
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Abr 08, 2006 12:48

Mensagempor Jeremy » Terça Set 12, 2006 0:31

Para o tamanho da swap costuma-se falar no dobro do tamanho da RAM, mas para quem tem muita RAM não vale a pena. Eu tenho 1GB de RAM e fiz a swap desse mesmo tamanho, de qualquer forma tb quase nunca é usada...
Jeremy
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Jun 16, 2005 12:19

Mensagempor Kayn » Terça Set 12, 2006 1:37

Na sua forma mais basica, acho que até so precisa mesmo da particao do windows e da do linux, se bem que, pelo menos, mais uma pra swap é muito aconselhada.

Mas, ja agora, se vais dividir o sistema aconselho uma (a minha) estrategia de divisao de disco.

Uma partição de uns 15 ou 20Gb pro windows (em formato NTFS pra optimizar o win)

Uma partição de uns 10Gb para o root de linux (é aqui que ficam os ficheiros do sistema operativo) em formato ext3.

Uma partição prai de 1Gb pra swap (o formato é swap)

Uma partição para a pasta home do linux (é aqui que fica toda a tralha relativa ao utilizador (tu) incluindo ficheiros que sakes, guardes, etc) em formato ext3. O tamanho depende do uso que lhe deres. Nao é necessario uma partição, mas se precisares de reinstalar o linux, toda a tua info que está a ser utilizada neste momento está numa particao a parte da do linux e dispensa um backup de emergencia.

Uma grande partição com o resto do espaço disponivel no disco, em formato FAT32 para ser compativel sem problemas com o win e o linux e poderes ler os ficheiros de qualquer um dos lados.

A forma como eu uso isto é, tudo que é:

- programas a instalar no windows, ficam na partição dele (office, etc)

- jogos e ficheiros mais longos (filmes, etc) ficam/sao instalados na grande partição FAT32 (o burro de carga).

- instalacao de programas em linux fica na particao do proprio linux (alias, nem tens grande voto na materia sobre instalar noutro lado)

- a pasta home, uso-a como uma especie de pasta temporaria. Tudo que é pasta a ser usada por programas em linux, funciona melhor se for usada a pasta home. Downloads, soft que vou instalar num futuro proximo e afins ficam aí. Quando acabar o download ou ja nao precisar dos ficheiros que aí estão, movo-os pra mega partição FAT32. Assim deixo espaço pro resto que eu queira fazer no home e ainda deixo os ficheiros disponiveis do lado do windows.

- a particao FAT32 é o burro de carga. é aqui que tenho maioritariamente os meus ficheiros todos (musicas, videos, software, etc). Está em FAT32, por isso posso ver, alterar e executar tudo tanto do linux como do windows (em NTFS nao é aconselhavel escrever em linux, e em ext3, por default o windows nem a ve. FAT32 é um bom compromisso entre os 2)

Uns ultimos conselhos, se tas a pensar fazer isto, e tas a pensar fazer tudo no mesmo disco, ha algumas coisas que te tens que lembrar.

- O windows SUCKS em fazer partiçoes. Nao consegues criar uma partição FAT32 com 200Gb no windows, só NTFS, embora ele as suporte. Claro que mais tarde podes converter com um Partition Magic, mas nao ha necessidade. Cria isso com o linux, se puderes. As distros de linux costumam ser impecaveis nesse aspecto.

- Nao consegues criar mais do que 4 partiçoes do tipo Primary no mesmo disco. A seguires esta estratégia vais ter 5 partiçoes, por isso uma delas vai ter que ficar num espaço do disco criado como extended. Eu aconselho que seja a FAT32. Na verdade qualquer uma pode ficar na seccao de extended, menos a do Win e a que tens os ficheiros do sistema operativo do linux. Para um sistema ser bootable (arrancar) tem que tar numa primary.

- Se o linux der bronca e quiseres sakar fora o dualboot proporcionado pelo lilo/grub e ficares só com o windows, arranja uma diskette de arranque do windows (a minha é do win98) e mete-lhe o programa fdisk la dentro. Depois é so arrancar pela diskette e escrever "fdisk /mbr" para restaurar o sistema ao arranque apenas pro windows. Para arranjar uma diskette de arranque fixe vai a http://www.bootdisk.com/bootdisk.htm e saka uma imagem de uma. é so meter uma disk limpa e correr o que sakaste. O fdisk encontras facil no google. Depois podes fazer o que quiseres com as particoes linux que sobraram que sao, agora, inuteis. Para a poderes ver e/ou apagar,no windows, vais as ferramentas administrativas do painel de controlo na gestao de discos.

- Boa sorte. Para duvidas, tamos cá :)
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor andyrock » Terça Set 12, 2006 10:12

- Se o linux der bronca e quiseres sakar fora o dualboot proporcionado pelo lilo/grub e ficares só com o windows, arranja uma diskette de arranque do windows (a minha é do win98) e mete-lhe o programa fdisk la dentro. Depois é so arrancar pela diskette e escrever "fdisk /mbr" para restaurar o sistema ao arranque apenas pro windows. Para arranjar uma diskette de arranque fixe vai a http://www.bootdisk.com/bootdisk.htm e saka uma imagem de uma. é so meter uma disk limpa e correr o que sakaste. O fdisk encontras facil no google. Depois podes fazer o que quiseres com as particoes linux que sobraram que sao, agora, inuteis. Para a poderes ver e/ou apagar,no windows, vais as ferramentas administrativas do painel de controlo na gestao de discos.

Para quem não tem drive de disquetes:

Arrancar com o CD do XP até à consola de recuperação

Correr o programa fixboot

Correr o programa fixmbr

exit

Já ta ;)

Mesmo quem tem drive de disquetes, este metodo é facil

EDIT: O mesmo se aplica para quem instala o Vista numa segunda partição e o quer apagar (tal como eu fiz com o RC1, duas horas depois de o ter instalado)
Toshiba A100-158 * Core Duo T2400 * 3 GB DDR2 * Mobility X1600
Windows 7 | Windows Firewall + KAV
andyrock
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Ago 25, 2005 12:54

Mensagempor lpadua » Terça Set 12, 2006 17:03

(tal como eu fiz com o RC1, duas horas depois de o ter instalado)

Então? Não gostas-te?
Desculpem o off topic.
lpadua
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Abr 30, 2002 1:07

Mensagempor andyrock » Quarta Set 13, 2006 19:45

A gestão de redes parece-me superior à do XP, incluindo a firewall. De resto pareceu-me algo semelhante ao XP, tirando os efeitos do aero e flip3d.
O menu iniciar necessita de algum trabalho, tem demasiadas entradas predefenidas, de resto não me diz muito. Com o habito ia la, mas não tenho pressa nenhuma ;)
Toshiba A100-158 * Core Duo T2400 * 3 GB DDR2 * Mobility X1600
Windows 7 | Windows Firewall + KAV
andyrock
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Ago 25, 2005 12:54

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante