Ubuntu

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Ubuntu

Mensagempor CR9 » Terça Fev 06, 2007 21:12

Alguém me explica o que é o Ubuntu e como se usa? :? :oops:
Não sabe assinar
CR9
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 27, 2005 15:48

Mensagempor skyruner » Terça Fev 06, 2007 21:14

E já tentaste obter info no google:
http://www.ubuntu-pt.org/Web/
http://www.guiaubuntupt.org/
https://wiki.ubuntu.com/
http://en.wikipedia.org/wiki/Ubuntu_(Linux_distribution)

Pa que se quer meter em Linux pela primeira vez, sem estranhar muito, na minha opinião é muito boa mesmo!
Agora como se usa? Instalas, procuras infor no guia e se não conseguires fazer algo perguntas...
Satellite A200-1GB | HTC Magic | SE K750i | 360 Elite + Regza AV 32"
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Dez 25, 2004 20:59

Mensagempor CR9 » Terça Fev 06, 2007 21:18

E isto instala-se so o Ubuntu ou e preciso ter algum Linux?
Não sabe assinar
CR9
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor zoltrix » Terça Fev 06, 2007 21:24

Já que estás a perguntar pelo UBUNTU e se quiseres experimentar o UBUNTU sem grandes requisitos pode sempre experimentar instalar uma máquina virtual VMWARE Player

http://www.vmware.com/products/player/

e uma imagem do UBUNTU

http://www.vmware.com/vmtn/appliances/d ... erapp.html

Precisas é de ter 1GB de RAM para que as coisas funcionem bem.
LG E300
zoltrix
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Abr 11, 2005 8:53

Mensagempor skyruner » Terça Fev 06, 2007 21:46

Saca o ubunto, corres o cd no arranque e até podes experimentar antes de instalar!
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Mensagempor CR9 » Terça Fev 06, 2007 21:54

Mandei vir uns cd's mais autocolantes. :mrgreen:
Não sabe assinar
CR9
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor skyruner » Terça Fev 06, 2007 22:10

Pah, primeiro que isso chegue bem pode esperar sentado!

Eu recebi os meus passado bues...
Se calhar porque a primeira "encomenda" que fiz eram 17 CDs! :mrgreen:

Saca isso são 600 e tal MB...
Editado pela última vez por skyruner em Terça Fev 06, 2007 22:23, num total de 1 vez.
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Mensagempor CR9 » Terça Fev 06, 2007 22:13

Por o menos o pessoal tem recebido tudo nos conformes.

E la no site diz que demora entre 1 mês e 1 mês e meio. É mesmo ai que preciso do CD, so instalo quando formatar isto.

PS: Ja agora quanto ocupa o Ubuntu?
PS2: Sentado!
Não sabe assinar
CR9
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor skyruner » Terça Fev 06, 2007 22:24

Se queres que te diga nem sei quanto ocupa!

Mas aí com 1/1.5GB deves conseguir uma instalar (digo eu)!

PS - eu sei que é com "S"... Não porque usei o "C" (omG :oops: )
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Mensagempor Kayn » Terça Fev 06, 2007 22:48

E isto instala-se so o Ubuntu ou e preciso ter algum Linux?

Nao leves a mal, mas para fazeres uma pergunta destas, estás completamente à nora. Um conselho, le pelo menos os basicos. Ja nem digo trabalhar em linux ligeiramente mais a fundo, que isso vai com o tempo, mas pelo menos saberes o que sao as coisas e que nome lhes dar. Como em quase tudo na comunidade linux, ha informação muito boa sobre isto disponivel.

Ubuntu é uma variante de linux (distribuição). Nao precisa de mais nada senao dele mesmo pra funcionar. É bastante bom e ate simples de trabalhar.

É mesmo preferivel sakares a imagem de um servidor qualquer. Ha servidores nacionais a distribuir o ubuntu, se tiveres preocupado com o trafego, e sao bastante rapidos, até. Depois gravas a imagem num cd e ta pronto a instalar.

Pra experimentar, nem precisas de maquinas virtuais nenhumas. O proprio cd cd instalação é um livecd, ou seja, arrancas o pc por esse cd e o pc vai arrancar para um ambiente linux semelhante ao produto instalado, sem alterar rigorosamente nada no teu sistema actual. Nao gostas, so tens que reiniciar o pc e ta tudo como antes.

Se depois tiveres duvidas/problemas que nao consigas resolver, perguntas.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor CR9 » Quarta Fev 07, 2007 15:17

Kayn Escreveu:Nao leves a mal, mas para fazeres uma pergunta destas, estás completamente à nora.

Dai eu perguntar. :? Obrigado pelas respostas! :wink:
Não sabe assinar
CR9
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Onyros » Quinta Fev 08, 2007 2:12

E depois podes ter um desktop sexy assim (claro que não é o default*):

Imagem

Em que com o Opera com um porradão de tabs abertas, o GAIM (o Trillian lá do sítio), o Liferea (Linux Feed Reader), o gFTP (GnomeFTP), o Evolution (a minha secretária virtual, trata-me dos emails, do calendário, das tarefas e tudo mais), o Claws-Mail (um cliente de email light, que uso exclusivamente com outra conta de email), o The GIMP (o Photoshop lá do burgo), o XMMS a tocar música (o clone de Winamp lá do sítio), a utilizar o Terminal e a usar o PCManFM (um dos melhores file-managers que existem para Linux - melhor que o Thunar, que está tão na moda) - todos os programas abertos ou minimizados (ícones no canto superior esquerdo), sem virus, sem trojans, sem worms, sem adware, com uma firewall integrada no kernel a proteger as pequenas réstias de insegurança internética que ainda pudessem sobrar (uma vez que também não há "portinholas" abertas por defeito)...

com aquele aspecto polido e jeitoso, temos... 191MB de RAM ocupada. Com aquele software todo à mão de semear.

Tudo de borla.

err...

Windows Vista? Obrigadinho.

* O default é GNOME, um bocado mais pesado e lento do que este ambiente --> E17 (Enlightenment 17), que tem um look & feel muito Mac OS X e que eu infelizmente descobri tarde demais e apenas graças a uma distro baseada em Debian chamada Elive.
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Jan 07, 2004 16:35

Mensagempor sorg » Quinta Fev 08, 2007 23:49

ja agora, e aproveitando o topico, tenho duas duvidas no ubuntu:

1. no windows, tenho um software para fazer a gestao da placa de som on-board mas no linux nao consigo meter os cinco canais a funcionar, mas apenas dois. alguma ideia?

2. tenho um disco repartido. uma partiçao com o linux e outra com dados, cujo tipo de ficheiros e ntfs. o que se passa e que consigo aceder ao conteudo do disco (por exemplo, ler um ficheiro mp3) mas nao consigo muda-lo (por exemplo, copiar algo para dentro do disco). sugestoes?

desde ja agradeço a ajuda.
sorg
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Fev 08, 2007 23:43

Mensagempor Onyros » Sexta Fev 09, 2007 0:30

sorg Escreveu:ja agora, e aproveitando o topico, tenho duas duvidas no ubuntu:

1. no windows, tenho um software para fazer a gestao da placa de som on-board mas no linux nao consigo meter os cinco canais a funcionar, mas apenas dois. alguma ideia?

2. tenho um disco repartido. uma partiçao com o linux e outra com dados, cujo tipo de ficheiros e ntfs. o que se passa e que consigo aceder ao conteudo do disco (por exemplo, ler um ficheiro mp3) mas nao consigo muda-lo (por exemplo, copiar algo para dentro do disco). sugestoes?

desde ja agradeço a ajuda.

1. Tens duas hipóteses para veres o que se passa (podem ser os canais desligados, apenas). Usas ou o "gnome-volume-control" instalado por defeito em Ubuntu, e procuras nas preferências se os outros canais estão a ser reconhecidos ou não; ou usas o alsamixer que é uma app de terminal para isso que coloca logo todos os canais e dispositivos audio disponíveis numa janela de terminal navegável, onde podes activar e controlar volumes facilmente.

Imagem

Se os canais não estiverem a ser reconhecidos, pode ser que a placa de som não tenha sido reconhecida. Ao abrires o Volume Control de GNOME e ao clicares em Devices tens uma forma simples de saber se a placa de som foi ou não bem reconhecida.

Às vezes OSS não reconhece todos os canais e dispositivos audio.

Outra coisa, deixa sempre um dos dois, entre Master e PCM, a cerca de 80% do volume máximo; caso contrário, acabas por notar alguma distorção e degradação da qualidade de som.

2.
Método 1:

No terminal, escreve o seguinte (tens que ter activado os repositórios Universe e Multiverse)

Código: Seleccionar todos
sudo apt-get update
sudo apt-get install ntfs-3g

Depois, no terminal, vais saber quais são e onde estão as tuas partições NTFS, com o belo do grep.

sudo fdisk -l | grep NTFS

Tendo em conta que já consegues ver a tua partição NTFS em Ubuntu mas só ainda não consegues escrever nela, a fstab já tem uma linha com a partição NTFS. No entanto, é preciso activar o driver de acesso, leitura e escrita (ntfs 3-g) na fstab. Para isso, no terminal, escreves:

gksudo gedit /etc/fstab

e editas a linha da partição NTFS, substituindo, depois do mount point onde diz apenas ntfs por ntfs-3g. Aproveita e se ainda não estiver alterado, muda o nls para nls=utf-8, caso contrário os caracteres portugas que possas ter nos ficheiros da partição NTFS podem aparecer todos marados.

Depois de gravares as alterações na fstab, "desmontas" a partição:

umount /dev/partição (hda1? sda1? depende do que o "grepanço" te disse lá em cima)

e depois, montas todas as partições outra vez

sudo mount -a

E experimentas para ver se, além de conseguires ler na partição, também já consegues escrever ;)

----

Método 2 para o ponto 2?...

sudo apt-get install ntfs-config

E procurar nas System Tools/Ferramentas de Sistema o ícone NTFS-config e seguir as instruções.

Mas isso tinha muito menos piada. :P
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Jan 07, 2004 16:35

Mensagempor Azarael » Sábado Fev 10, 2007 0:23

O ntfs-3g já está numa versão matura ?
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus