Linux ou Windows

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Linux ou Windows

Mensagempor Z_factor » Sexta Abr 27, 2007 14:38

Sou um novato nestas coisas, mas apto a experimentar algo.

Entrei na onda do freeware, porque além de ser quase igual ao shareware, é bastante mais leve.

Ando curioso em experimentar o Linux (Kubuntu), mas deixo aqui algumas perguntas:

1 - Qual o melhor Linux?

2 - É possível deixar mesmo de usar o Windows, ou é preferível deixa´-lo instalado na máquina?

3 - É possível substituir o Windows pelo LInux, sem que se recorra a um format (a ideia é deixar d eter o Windows dentro do sistema, seja qual for o ficheiro que seja "crucial" ao Windos)?

4 - Porquê Linux, e Windows não?

5 - É possível ter um Sistema Linux, e tudo o que se possa querer instalar, seja aceite, ou ainda há muita coisa que não é compatível?

Acho que por agora já chega, e vai ser o suficiente por agora para ter uma ideia de que possa fazer

Cump
Z_factor
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Abr 25, 2007 11:29

Mensagempor Posturas » Sexta Abr 27, 2007 15:38

1. Linux só a há um, distribuições é que há muitas e qual a melhor é um tema muito subjectivo, porque depende do que se pretende da distribuição.

2. É possível deixar de usar totalmente o windows, agora não me parece que seja a melhor decisão quando se quer experimentar linux pela primeira vez. Muitos dos que são fans do linux continuam com sistemas dual-boot.

3. Não percebi a tua dúvida, mas não é necessário formatar o pc, pode é ser necessário modificar o tamanho das partições do windows, para teres espaço para instalar o linux.

4. Cada um tem os seus pontos fortes. O linux é técnicamente superior: com menos recursos faz mais e mais rápido que o windows, e ainda tem vantagem de ser opensource. O windows é amplamente divulgado e em consequência, tem muito mais suporte ao nível de software e hardware.

5. Não sei se estás a falar de software ou hardware. O software tem de ser especifico para linux, assim como o software do windows tem de ser especifico para windows. Ao nível do hardware, poderão existir certos componentes de dificil instalação, mas no geral tudo funciona em linux.

Cumps
Posturas
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 29, 2005 11:46

Mensagempor Z_factor » Sexta Abr 27, 2007 15:56

Posturas Escreveu:3. Não percebi a tua dúvida, mas não é necessário formatar o pc, pode é ser necessário modificar o tamanho das partições do windows, para teres espaço para instalar o linux.

5. Não sei se estás a falar de software ou hardware. O software tem de ser especifico para linux, assim como o software do windows tem de ser especifico para windows. Ao nível do hardware, poderão existir certos componentes de dificil instalação, mas no geral tudo funciona em linux.

Quanto à primeira, era se podia ser possível, instalar o Linux em "cima" do Windows, fazendo com que o windows deixasse de existir no PC, tudo sem recorrer a um format.

Quanto à segunda, falo em termos de jogos, software, hardware....um pouco de tudo, mas como dizes, o windows suporta tudo, e o Linux já suporta muita coisa, ou estarei errado?
Z_factor
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Posturas » Sexta Abr 27, 2007 16:02

Julgo que até é possivel instalar o linux numa partição windows, mas isso não é de todo uma boa politica é melhor criar partições linux para tal.

O linux peca sobertudo ao nível dos jogos: há vários FPS que correm superiormente me linux (quake, doom, e companhia com motores OPENGL), mas tudo o que é directx fica a carga de "emuladores"; algum software profissional não está disponivil, mas tudo o que é relacionado com office e net, há para linux. Ao nível de hardware, depende muito, mas normalmente tudo funciona, embora por vezes não funcionem tão bem: um exemplo são as ati que são uma desgraça em linux (funcionam, mas estão muito longe do desempenho que tem no windows).
Posturas
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 29, 2005 11:46

Mensagempor Z_factor » Sexta Abr 27, 2007 16:09

Pelo que li, nada mais que esperar mais um tempo e apostar por agora no experimentar do Live CD do Ubuntu.

Obrigado pelos conselhos, e direi depois como foi a experi~encia em Linux, é que me agradava imenso acabar com estes recursos gastos pelo XP, e daqui a uns anos Vista
Z_factor
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Kayn » Sexta Abr 27, 2007 17:49

Uma boa distribuição pra começar é o Ubuntu. É muito facil de usar, e a instalação é praticamente uma brincadeira.

O LiveCD é bom. Alias, é MUITO bom, mas é um bocado limitado em relação a um sistema instalado no disco. Aconselho a instalar e brincar um bocadinho. Sempre que surgir uma duvida, procuras e/ou vens cá perguntar. É assim que a maioria aprende a trabalhar em linux e depois de habituado, geralmente nao quer mais nada.

Não és obrigado a desinstalar o windows. Podes dividir o teu disco em parições e instalar ubuntu noutra(s) partição que não a do windows. O proprio ubuntu detecta logo tudo e configura um sistema dual boot pra poderes escolher sempre que ligas o pc se queres ir pro linux ou pro win.

A nivel de ambientes graficos pra linux, existem 2 grandes e varios mais pequenos: o Gnome e o KDE. o ubuntu tras o gnome e o Kubuntu traz o KDE. A funcionalidade é semelhante, e é praticamente uma questao de gosto pessoal. Eu nao suporto KDE. Prefiro, de muito longe, Gnome, por isso aconselho o Ubuntu e nao o Kubuntu.

A nivel de software, bem o software é especifico do linux e até especifico do core da distribuição. O mais frequente é software debian (ubuntu, p ex) e agora, com aplicações como o Synaptic, o APT, e o Automatix é extremamente facil instalar tudo que queres. Melhor ainda, é extremamente facil ARRANJAR tudo que queres sem ser preciso o utilizador andar atras dos programas na net. Eles proprios se encarregam de ir à net, fazer download e gerir a instalação. Muito melhor que o windows.

Jogos. A dor de cabeça no linux. Ou era. Ha bastantes esforços a serem realizados para aumentar a largos passos a compatibilidade do linux com jogos. Ha o Cedega e até o Codeweaver Cross Pratform que ja possibilitam sem problemas correr software de windows em linux.
Aplicações como o Microsoft Office (word,excel, etc), uTorrent, etc, correm impecaveis.

Consigo jogar coisas como oblivion, Unreal Tournament, etc sem grandes problemas. Mas se a tua cena é principalmente jogar, entao o melhor que tens a fazer é deixar uma pequena partição com o windows e ir pra la jogar quando quiseres. Linux é bom, mas este é o unico ponto mais fraco dele.

Hardware. Bem, por norma quase tudo funciona aqui, sem grandes problemas. Alias, o unico driver que tive que instalar, foi o proprietario da nVidia. E mesmo assim foi muito mais simples que no windows.
ATis parece que tinham uns probs com drivers, mas ha soluçoes.

Beryl. Pronto, tinha que dizer :P
O cubo-maravilha que está a fazer as delicias à comunidade linux e a deixar completamente de rasto tudo que o Vista tenha prometido de bom em visuais. E em gasto descomunalmente pouco de recursos.

Na verdade nao é so uma questao de visuais. O raio do cubo com os 4 ambientes dá mesmo MUITO jeito, fora a panoplia de funçoes extra que traz (exposé-like, etc) Depois de uma pequena habituação nao quero mais nada. Um gajo olha pro povo que ainda está agarrado ao uni-desktop do windows e até tem pena...

Porque linux e nao windows? isso nao se pode ser posto em palavras que realmente te convençam. vai experimentando, habituando-te com um bocadinho de paciencia e vais chegar a mesma conclusão que todo o resto do mundo que usa linux. :)
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor Nuno_Martins » Sexta Abr 27, 2007 19:10

Beryl. Pronto, tinha que dizer Razz
O cubo-maravilha que está a fazer as delicias à comunidade linux e a deixar completamente de rasto tudo que o Vista tenha prometido de bom em visuais. E em gasto descomunalmente pouco de recursos.

Na verdade nao é so uma questao de visuais. O raio do cubo com os 4 ambientes dá mesmo MUITO jeito, fora a panoplia de funçoes extra que traz (exposé-like, etc) Depois de uma pequena habituação nao quero mais nada. Um gajo olha pro povo que ainda está agarrado ao uni-desktop do windows e até tem pena...

X 99999 :mrgreen:

Aquilo está simplesmente excelente e com uma utilidade fenomenal!

Ubuntu sem dúvida a melhor escolha...
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Fev 04, 2007 18:46

Mensagempor asturmas » Sábado Abr 28, 2007 0:03

E ja vem na versao 7.04 de origem
asturmas
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 14, 2006 16:50

Mensagempor zinko_pt » Sábado Abr 28, 2007 0:26

Concordo com a dialética (perdoem-me o françês, mas é da hora) Windows/Linux.

Desde que comecei a usar o Ubuntu 7.04 beta4 (agora em versão final) à umas semanas, fartei-me de deixar o pessoal de boca aberta com os desktops rotativos e as animações.

E ainda convenci alguns a instalar. Parece as vendas de pirâmide: começa com poucos, mas o aumento é sempre exponencial. E então quando a Maricosoft abandonar de vez o XP, eles vão pagar caro. Certinho como a chuva. :P
"Os brinquedos das crianças e dos adultos diferem em duas coisas: tamanho e preço".
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 02, 2004 13:09

Mensagempor asturmas » Sábado Abr 28, 2007 1:41

Tenho de sacar o 7.04 e depois apagar a partiçao do 6.10..
Ele cria o boot mesmo ja tendo o xp e vista?
asturmas
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 14, 2006 16:50

Mensagempor zinko_pt » Sábado Abr 28, 2007 12:09

Cria o boot loader com tudo o que tiveres instalado.

Por isso, o que quiseres retirar do sistema, APAGA-O. Senão o Ubuntu vai colocá-lo na lista do GRUB.
"Os brinquedos das crianças e dos adultos diferem em duas coisas: tamanho e preço".
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 02, 2004 13:09

Mensagempor CR9 » Sábado Abr 28, 2007 12:25

Também estava a pensar ficar só com o Ubuntu, mas alguns programas essenciais para mim não são compativeis. Senão já nem tinha Windows.

Por enquanto utilizo os dois.
Não sabe assinar
CR9
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 27, 2005 15:48

Mensagempor skyruner » Sábado Abr 28, 2007 12:40

Kayn Escreveu:Uma boa distribuição pra começar é o Ubuntu. É muito facil de usar, e a instalação é praticamente uma brincadeira.

O LiveCD é bom. Alias, é MUITO bom, mas é um bocado limitado em relação a um sistema instalado no disco. Aconselho a instalar e brincar um bocadinho. Sempre que surgir uma duvida, procuras e/ou vens cá perguntar. É assim que a maioria aprende a trabalhar em linux e depois de habituado, geralmente nao quer mais nada.

Não és obrigado a desinstalar o windows. Podes dividir o teu disco em parições e instalar ubuntu noutra(s) partição que não a do windows. O proprio ubuntu detecta logo tudo e configura um sistema dual boot pra poderes escolher sempre que ligas o pc se queres ir pro linux ou pro win.

A nivel de ambientes graficos pra linux, existem 2 grandes e varios mais pequenos: o Gnome e o KDE. o ubuntu tras o gnome e o Kubuntu traz o KDE. A funcionalidade é semelhante, e é praticamente uma questao de gosto pessoal. Eu nao suporto KDE. Prefiro, de muito longe, Gnome, por isso aconselho o Ubuntu e nao o Kubuntu.

A nivel de software, bem o software é especifico do linux e até especifico do core da distribuição. O mais frequente é software debian (ubuntu, p ex) e agora, com aplicações como o Synaptic, o APT, e o Automatix é extremamente facil instalar tudo que queres. Melhor ainda, é extremamente facil ARRANJAR tudo que queres sem ser preciso o utilizador andar atras dos programas na net. Eles proprios se encarregam de ir à net, fazer download e gerir a instalação. Muito melhor que o windows.

Jogos. A dor de cabeça no linux. Ou era. Ha bastantes esforços a serem realizados para aumentar a largos passos a compatibilidade do linux com jogos. Ha o Cedega e até o Codeweaver Cross Pratform que ja possibilitam sem problemas correr software de windows em linux.
Aplicações como o Microsoft Office (word,excel, etc), uTorrent, etc, correm impecaveis.

Consigo jogar coisas como oblivion, Unreal Tournament, etc sem grandes problemas. Mas se a tua cena é principalmente jogar, entao o melhor que tens a fazer é deixar uma pequena partição com o windows e ir pra la jogar quando quiseres. Linux é bom, mas este é o unico ponto mais fraco dele.

Hardware. Bem, por norma quase tudo funciona aqui, sem grandes problemas. Alias, o unico driver que tive que instalar, foi o proprietario da nVidia. E mesmo assim foi muito mais simples que no windows.
ATis parece que tinham uns probs com drivers, mas ha soluçoes.

Beryl. Pronto, tinha que dizer :P

Porque linux e nao windows? isso nao se pode ser posto em palavras que realmente te convençam. vai experimentando, habituando-te com um bocadinho de paciencia e vais chegar a mesma conclusão que todo o resto do mundo que usa linux. :)
Penso que está tudo!

Eu por exemplo, apenas ainda não migrei para Ubunto pelo pequeno facto de actualmente apenas existir um PC cá em casa e de não o único a usa-lo (e pela falta de espaço em disco para ter 2 sistemas instalados), se não já tinha deixado o Windows há meses.
Satellite A200-1GB | HTC Magic | SE K750i | 360 Elite + Regza AV 32"
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Dez 25, 2004 20:59

Mensagempor TheykilledKenny » Domingo Abr 29, 2007 16:57

Eu uso o vista... e é pesado demais, não há paciência! Mas também não quero voltar para o XP!
Já usei Linux algumas vezes mas acabo por desistir, tanto por dificuldades em instalar programas como por suporte a jogos. Mas agora dizem que há aplicações que facilitam as instalações e até vão buscar software que é necessário?? E mais emuladores de jogos, só conhecia o Wine!

ok. Convenceram-me :P Tenho é algumas dúvidas:
1- O download do ubuntu pode ser feito através do site do ist não é? Onde é que eu posso ver as diferenças entre KDE e Gnome para decidir? Nunca notei grandes diferenças :oops: lol E o ubuntu é em português?
2- Já vem com software tipo Office, Codecs Video/Audio e Players incluídos? É que... não tenho muita paciência para introduzir comandos, preferia não ter de instalar muita coisa :?
3- Em casa uso uma rede wireless, mas estou ligado directamente ao router (e ao modem).. Acham que não tenho problemas?
4- O cedega é grátis, certo? Eu li no site os requisitos e não gostei muito..
Código: Seleccionar todos
    *  Linux Kernel 2.4 or higher
    * XFree 86 4.0 or higher (4.3 is recommended) or Xorg
    * glibc 2.2 or higher
    * Suficient hard disk space for the installation of games plus 60MB for Cedega
    * nVidia GeForce class video card (recommended)

eu tenho uma ati x800pro.. Mas suponho que dê na mesma? Ou há outra solução? E o que são o Glibc e o Xorg/XFree?
5, e ultimo :wink: - Deve ser possível correr FM não? :P lool É que é mesmo essencial :P

Desculpem lá a seca... :oops:
Imagem
TheykilledKenny
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Set 24, 2004 14:26

Mensagempor LMX » Quarta Mai 02, 2007 18:31

Boas!!

Em relação a 1º:
podes sacar do site do ubunto mesmo, depois escolher quanl o servidor, gostei do da faculdade de Coimbra na altura estava ao rubro cerca de 900KB/s no wireless.

2ºja vem com software tipo oficce etc, se naõ queres problemas, instala o amarok que esta no adicionar/remover programas que depois ao ouvir musica ele pede-te automatocamente para instalar os plugins(tudo automaticamente), para video numa fase inicial pois vais ter outras coisas para aprenderes primeiro, instala o VLC player do Synaptic package Manager em System->administracion.

3º a nivel de wireless com chave de acesso estatica o Feisty impressiona, pois a configuração e tao basica que a partida te confunde um pouco(pois estas a espera de trabalhar um bocado de volta daquilo). Desktop na barra dos Menus a Direita tens la o simbolo do Wireless, clica botao direito e escolhe o AP, com mais potenciae...voila.
De pé mas...Cansado!!!
LMX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Out 20, 2004 21:16

Próximo

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante