Linux ou Windows

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Linux ou Windows

Mensagempor Z_factor » Sexta Abr 27, 2007 14:38

Sou um novato nestas coisas, mas apto a experimentar algo.

Entrei na onda do freeware, porque além de ser quase igual ao shareware, é bastante mais leve.

Ando curioso em experimentar o Linux (Kubuntu), mas deixo aqui algumas perguntas:

1 - Qual o melhor Linux?

2 - É possível deixar mesmo de usar o Windows, ou é preferível deixa´-lo instalado na máquina?

3 - É possível substituir o Windows pelo LInux, sem que se recorra a um format (a ideia é deixar d eter o Windows dentro do sistema, seja qual for o ficheiro que seja "crucial" ao Windos)?

4 - Porquê Linux, e Windows não?

5 - É possível ter um Sistema Linux, e tudo o que se possa querer instalar, seja aceite, ou ainda há muita coisa que não é compatível?

Acho que por agora já chega, e vai ser o suficiente por agora para ter uma ideia de que possa fazer

Cump
Z_factor
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Abr 25, 2007 11:29

Mensagempor Posturas » Sexta Abr 27, 2007 15:38

1. Linux só a há um, distribuições é que há muitas e qual a melhor é um tema muito subjectivo, porque depende do que se pretende da distribuição.

2. É possível deixar de usar totalmente o windows, agora não me parece que seja a melhor decisão quando se quer experimentar linux pela primeira vez. Muitos dos que são fans do linux continuam com sistemas dual-boot.

3. Não percebi a tua dúvida, mas não é necessário formatar o pc, pode é ser necessário modificar o tamanho das partições do windows, para teres espaço para instalar o linux.

4. Cada um tem os seus pontos fortes. O linux é técnicamente superior: com menos recursos faz mais e mais rápido que o windows, e ainda tem vantagem de ser opensource. O windows é amplamente divulgado e em consequência, tem muito mais suporte ao nível de software e hardware.