Que SO?

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Que SO?

Mensagempor lost » Domingo Ago 24, 2008 18:05

Sou um utilizador Win de muitos anos e controlo razoavelmente o sistema. Rejeitei o Vista por todos os motivos conhecidos e coloco agora a hipótese de tentar outros caminhos.

Já tive uma má experiência Linux com o caixa mágica. Não me entendi com aquilo, monta e desmonta drives, etc.

O que é que me aconselham, tendo em conta que levo muitos anos de Windows e provavelmente não terei pachorra para levar 2 horas para descobrir coisas que faço agora em segundos.

Quais as vantagens de outros SOs?

Agradeço a vossa ajuda.
Asus P5B // Intel E8400 // 2x1Gb TeamElite 667 // PowerColor HD 4580 // WD 250Gb SataII // WD 160Gb IDE // LC Power 550W Green
lost
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Dez 21, 2005 9:33

Mensagempor knife » Domingo Ago 24, 2008 20:32

Linux kubuntu
knife
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Set 30, 2007 18:13

Mensagempor lost » Domingo Ago 24, 2008 20:50

Agradeço a sugestão, mas dizer nomes de SOs não me ajuda muito, por si só. Preciso de saber mais. :wink:
Asus P5B // Intel E8400 // 2x1Gb TeamElite 667 // PowerColor HD 4580 // WD 250Gb SataII // WD 160Gb IDE // LC Power 550W Green
lost
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor knife » Domingo Ago 24, 2008 21:27

diz-nos antes o que costumas fazer no pc..

jogar? trabalho? net?
Assim sera mais facil ajudar-te!
knife
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor lost » Domingo Ago 24, 2008 21:35

Disseste tudo. Trabalho: office, edição de video primária (Studio 12), software educativo. Jogos e net.
lost
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor knife » Domingo Ago 24, 2008 21:42

lost Escreveu:Disseste tudo. Trabalho: office, edição de video primária (Studio 12), software educativo. Jogos e net.

jogos é uma opçao muito limitada no linux.. falo de jogos que compras em lojas por exemplo
knife
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor lost » Domingo Ago 24, 2008 21:50

O pessoal que usa Linux não pode jogar? Coisas tipo COD 4, Crysis, etc?
lost
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Mausuras » Domingo Ago 24, 2008 22:34

Para usares linux precisa de saber apenas 2 coisas:
Saber ler
Saber que linux não é windows

O Linux não é mais difícil que o windows, estou falando de ubuntus e essas distros fáceis, é apenas diferente, as pessoas como estão habituadas ao windows acham que o linux é dificil mas não é, depois de te habituares vai achar mais fácil assim como eu.

Vantagens Linux:
melhor acesso á internet, Windows download=500kb/s Ubuntu=900kb/s
Melhor aproveitamento de hardware, este não é o ponto mais forte do ubuntu mas sim do linux em geral
Segurança praticamente absoluta mesmo sem Antivirus antispy antiisto e anti aquilo que comem milhoes de memória
Não é preciso cracks serials e horas a vasculhar na net sobre como fazer ilegalidades
controlo absoluto e capacidade de melhor seja o que for, isto é o que eu gosto mais no linux, tu podes adaptar o linux a tudo o que quiseres, mais rápido, mais bonito e etc
Expansão sem limites
Wine(program para linux em que se pode correr muito programas e até jogos winsdows
reconhecimento de hardware sem cd com drivers
e muitas mais

Desvantagens:
provavelmente não consegues usar linux sem usar a linha de comandos(não é uma desvantem, aliás é uma vantagem mas ...)
falta jogos
falta drivers decentes
google é indespensável
mau aproveitamente de bom hardware como o teu
falta algum software, tipo aplicações adobe mas a maior parte delas dá no wine

É difícil explicar para quem não está dentro do assunto, tens de exprimentar durante um bom tempo(1 mês) e depois tiras as tuas conclusões, recomendo o ubuntu 8.04.

Mas capacita-te de uma coisa, vais sofrer no inicio até te habituares e se não gostas de mexer no sistema e exprimentar coisas novas não vale a pena mudares, ou então escolhe o MACOS.

A grande vantagem do linux é a segurança e o facto de puderes tornar o linux no sistema operativo que quiseres, podes mudar o ambiente gráfico, podes compilar o kernel podes fazer tudo o que quiseres.

fica aqui o video que me fez exprimentar o linux http://br.youtube.com/watch?v=JI-ye1oa4N8

Edit: não uses apenas Linux se gostas de jogar, usa linux+windows e dual boot, o meu windows só serve para jogar e mesmo assim é um jogo que dá no linux mas Savage+Radeon 9600+linux ATI driver = 20 fps enquanto no windows tenho 40 fps
Mausuras
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Abr 15, 2008 23:29

Mensagempor lost » Domingo Ago 24, 2008 23:21

Excelente resposta.

Podes dar-me uma ideia do tipo de programa em que terei de usar Win?
lost
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor joaozx » Segunda Ago 25, 2008 3:49

Em primeiro lugar terás de verificar que tipo de aplicações utilizas. Não vale a pena estar aqui a dizer-te para utilizares este ou aquele sistema apenas porque gosto ou não. Pelo conhecimento que tenho em informática existem 3 grandes S.O's que podes utilizar como utilizador comum de um desktop/portátil Windows,Unix (onde Linux é a sua variável mais indicada para utilizadores domésticos/informáticos em geral) e Mac OSX. Destas três sistemas escolhes aqueles onde poderas utilizar o teu computador com as aplicações que utilizas no teu dia a dia. Não é confortável utilizar um sistema se este não possui drivers ou aplicações adequadas a que costumas utilizar ou que te permitam obter comodidade não utilização do computador. Logo o essencial é veres qual o sistema te permite utilizar o teu computador em pleno assim como determinadas aplicações para o uso deste. Desta forma não te recomendo utilizar nem Linux nem Mac se estes não possuírem drivers e aplicações que te permitam utilizar o computador e aplicações compatíveis com o que pretendes com o uso deste.
Posso adiantar-te que Mac é um sistema com forte componente em aplicações multimédia porem não sei com é a nível de drives para os PC comuns (não Mac). Linux pelo que utilizei até hoje (destaco a Distribuição Slackware como a minha distro de eleição) se este não possui drives e aplicações compativeis com o que pretendes não será cómodo utiliza-lo, caso o experimentes poderás ficar impressionado como o sistema é leve ágil livre de vírus e com uma baixa taxa de travamentos quando actualizado mas tudo isso só será satisfatorio se não possuir drives (um dos seus pontos fracos devido aos fabricantes de hardware não criarem muitos dos drives para linux) e se não possuir aplicações que te satisfaçam (jogos é um dos seus pontos mais fracos)
Cumps...
Windows 7 Ultimate 64 bits
joaozx
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Fev 11, 2006 17:45

Mensagempor news_js » Segunda Ago 25, 2008 6:59

Eu percebo pouco de computadores, mas não entendo porque rejeitas o Vista. Eu tinha antes o XP e instalei há uma semana o Vista. Está muito mais estável. Claro que antes tive o cuidado de fazer uma recolha de todos drivers para o Vista de que precisava. No XP bastava por vezes mudar de utilizador para a quela porcaria "empancar".

Quanto ao Linux cheguei a experimentar e não gostei. Se continuar a ser preciso andar na linha de comandos para instalar a porcaria de um plugin no browser, que no Windows demora segundos...
news_js
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Out 20, 2007 21:34

Mensagempor Nuno_Martins » Segunda Ago 25, 2008 10:23

news_js Escreveu:Eu percebo pouco de computadores, mas não entendo porque rejeitas o Vista. Eu tinha antes o XP e instalei há uma semana o Vista. Está muito mais estável. Claro que antes tive o cuidado de fazer uma recolha de todos drivers para o Vista de que precisava. No XP bastava por vezes mudar de utilizador para a quela porcaria "empancar".

Quanto ao Linux cheguei a experimentar e não gostei. Se continuar a ser preciso andar na linha de comandos para instalar a porcaria de um plugin no browser, que no Windows demora segundos...

Não vamos entrar numa de discutir XP vs Vista, ok? Já há por ai milhentos tópicos a falar do assunto!

Em relação ao tópico, é como já foi dito. Se à partida sabes que não vais tirar pleno uso do PC com linux (ou outro) não vale sequer a mudança.
Podes é como te disseram, fazer um dual-boot com dois SOs e ires experimentando.
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Fev 04, 2007 18:46

Mensagempor Mausuras » Segunda Ago 25, 2008 10:54

acho que não é tanto tirar partido do computador, aquilo que quis dizer é que vc's tem computadores para usar o vista, de que serve vc's terem 32 gb de ram no vista? nada porque não existe software que tire partido disso tudo, é a mesma coisa no linux, um core2duo+2gb ram funciona pouco melhor do que o meu velhinho pentium4 2.8 + 1 gb ram, e mesmo um pentium4+1gb ram+linux é tão ou mais rápido que um core2duo+2gb ram+Vista.

E depois com o tempo e a experiencia mudas para distros que aproveitem melhor o sistema como o ArchLinux e podes sempre usar um kernel super tunado com centenas de patches ou tu próprio podes fazer o teu próprio kernel, se quiseres podes optimizar o sistema todo mas para isso tens de ser um craque em linux mas é possível

Só a placa gráfica é que não funciona tão bem no linux como no windows mas como não tens muitos jogos no linux não importa muito, continuo sugerindo que mantenhas os 2, o windows para jogar e o linux para o resto, é assimq ue eu faço e dou-me bastaqnte bem

quanto aos programas no linux podes ver isto: http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,36986.0.html
Mausuras
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Abr 15, 2008 23:29

Mensagempor joaozx » Segunda Ago 25, 2008 11:56

news_js Escreveu:Eu percebo pouco de computadores, mas não entendo porque rejeitas o Vista. Eu tinha antes o XP e instalei há uma semana o Vista. Está muito mais estável. Claro que antes tive o cuidado de fazer uma recolha de todos drivers para o Vista de que precisava. No XP bastava por vezes mudar de utilizador para a quela porcaria "empancar".

Porque não experimentas MAC OSX então?
Windows 7 Ultimate 64 bits
joaozx
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Fev 11, 2006 17:45

Mensagempor Silvergti » Segunda Ago 25, 2008 12:42

Como foi dito, irá depender bastante do tipo de utilização.

Jogos -> Windows
Trabalhos multimédia -> Mac
Tudo o resto -> Linux

:P

P.S. Instalar plugins para o browser no ubuntu é tão simples como escrever

aptitude install mozilla-plugin-vlc

:)

Edited: A Nvidia disponibiliza drivers para Linux.
Linux isn't a place, a company, a person or a hotdog stand.
Silvergti
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Ago 05, 2006 10:50

Próximo

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes