Vamos por partes. Eu falei na recuperação da partição porque pressuponho que esta contêm informação que não queres perder, caso contrário acho que não vale a pena esse trabalho. Aliás se o disco não contiver informações importantes o melhor mesmo é um format geral.
Depois podes usar um "gestor" de partições para estruturares o disco da melhor maneira possível, pensando já no futuro! lol
Conheço o acronis disk director e sei que permite criar um disco de recuperação, mas muito provavelmente outros programas como o Partition Magic também o permitem. Será mais uma questão de gostos, penso eu de que.
Como é que obtens o cd de recuperação para o acronis. Simples, é só instalar o acronis disk director num computador com o windows xp e criar esse cd (rw/r). É melhor ter o serial à mão se quiseres utilizar o gestor de arranque do acronis (isto para o cd de recuperação).
Depois é só fazer o boot pelo cd, no computador alvo. Aqui podes verificar se tens uma partição com o windows ou tentar recuperar uma partição já eliminada (já para não falar nas restantes modificações que podes fazer nas partições existentes ou criar novas).
----------
O cd de instalação do windows, para além de permitir o modo consola, disponibiliza outra opção caso o setup consiga identificar no disco, a instalação do XP. Fazes o boot pelo cd do windows e é só seguir os passos como se fosses fazer uma nova instalação e se a partição que contêm o windows xp for identificada aparece a opção de reparação do windows xp. Caso contrário irá pedir-te todas as informações necessárias e procede a uma nova instalação.
Nota: a reparação do windows xp é idêntico a uma instalação por isso não estranhes ao veres todo um processo de instalação.
Dúvida do chkdsk:
Faz
chkdsk /? e confirma os seguintes parâmetros:
chkdsk /f (para corrigir erros)
chkdsl /r (para corrigir erros e detectar sectores danificados)
Se for o caso de estar a ensinar o pai nosso a quem já o sabe, as minhas desculpas!