Hardware é um meio, não um fim, escolham bom Software!

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Windows, Linux ou Mac OS?

Linux (Grátis)
25
36%
Mac OS (Potente)
8
11%
Windows (Ultrapassado)
37
53%

Total de votos : 70

Re: ?

Mensagempor Bad_Cop » Sexta Dez 23, 2005 5:34

sworks Escreveu:O mercado está a evoluir em favor dos MACs simplesmente porque a performance, eficiência, estabilidade, qualidade, ergonomia e design dos MACs está a conquistar todas as pessoas que utilizam esta plataforma.

nao concordo! o mercado nao está a favor dos mac, pois foi precisamente essa a cuasa deles abandonarem a actual arkitectura e passarem a ekipar-se com processadores intel x86!

sworks Escreveu:Eu disse a mim próprio há algum tempo atrás que n ia gastar nem mais um tostão em upgrades ao meu PC. Porquê? Simplesmente porque vou comprar, logo que possível, um iMac G5 para substituir o meu Pc em casa.

Experimentem... aprendam... e desenvolvam o vosso sentido crítico enquanto consumidores (n é preciso ser um power-user para fazer um juízo de valor acerca de determinado produto).

sim, sao lindos os mac! eu tb pensei em n fazer upgrades, mas axu k é a evoluçao e d tempos a tempos, é necessario!

kuanto a power users.. pah eu uso windows e a minha opiniao é a mesma d toda a gente! simples e eficaz para kem ker pco manhoso pra kem ker muito! as configuraçoes automaticas sao do piorio, detectao-se falhas atras de falhas, correcçoes atras de correcçoes mas a verdade é k é mto versatil, mto simples!
eu usei linux porque fui obrigado para uma cadeira d programaçao e a minha opiniao é um bocado má. nc o explorei a fundo mas começos por n me detectar pens usb, ratos usb, enfim.. é dificil e no estatudo de obrigado mais ainda.. depois a kestao do wireless em linux, penso k n é pra qq um! ora tendo eu um portatil e tendo net apenas na rede da universidade, k obriga ao uso do windows pois necessita d autenticaçao através duma configuraçao k é feita com um executavel, por causa do vpn.. bem.. desisti! e depois axu k tive muito azar com linux, pois o mandrake k sakei implicava com tudo, pra nao falar do knoopix.. mas ainda este ano vou-me dedicar mais a ele.. acredito k kuando o souber dominar, a minha opiniao vai mudar!

kuanto ao mac os x.. bem a aple mudou a arkitectura ou seja... é mais um pc comum! em alternativa modificou o sistema operativo! ou seja, oj qq um tem um mac e um mac tem qq um(kem diz oj dis inicios d 2007)!

nc o experimentei e sei k é usado por artistas profissionais, arkitectos e designers, apesar d axar k isso é um mito.. mas pra mim o grande defeito do mac, k nao é por culpa dele, é k todos os utilizadores k conheço sao fanboys k defendem até À irracionalidade algu k nao me parece assim tao extraordinario! kuando a versao final do so circular experimento!

kuanto a dizerem k o vista tá ranhoso.. por amor de deus.. primeira ou segunda beta k sai! o SO vai a meio..

cumps
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor morbider » Sexta Dez 23, 2005 5:52

2 - LINUX: Grande SO. Quem escolher o linux correto fika bem servido.

diz aí qual é o linux que achas certo (incluindo o nº da versão, se é que tem) e onde fazer o download. se pudesses arranjar um faq para o mesmo agradecia. obrigado []
morbider
Novato
Novato

Registado: Sexta Dez 23, 2005 4:54

Mensagempor andregcasal » Sexta Dez 23, 2005 6:50

Bad_Cop Escreveu:kuanto a dizerem k o vista tá ranhoso.. por amor de deus.. primeira ou segunda beta k sai! o SO vai a meio..
cumps

Sim, na minha opinião o Vista está mesmo ranhoso. As Betas são versões para testes, daí os Beta-Tester's, ou seja, a partír de uma Alpha ou Beta já pouco é modificado, talvez algumas questões de compatibilidade, alguns programas a menos, etc, mas nada de fundamental. E acreditem no que vos digo, alguém que já tenha mexido num Mac OS e experimente o Vista esperava muito mais do novo S.O. da M$...

morbider Escreveu:diz aí qual é o linux que achas certo (incluindo o nº da versão, se é que tem) e onde fazer o download. se pudesses arranjar um faq para o mesmo agradecia. obrigado []

Os Linux PT's mais intuítivos são o Caixa Mágica e o Kubuntu. Ontem instalei o Kubuntu e digo-vos, 5*s excepto no som que não funcionou, deve faltar alguma coisa, mas a placa de som também era antiga.

http://www.caixamagica.pt/
http://www.kubuntu.org/
Imagem

Senso comum, tão raro que é um super poder.
andregcasal
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Dez 13, 2005 3:20

Mensagempor xirix » Sexta Dez 23, 2005 10:42

andregcasal Escreveu:Quanto à estabilidade quem é conhecido por ser extremamente estável é o Mac OS, nunca crasha. Quanto ao aproveitamento de recursos penso que estão empatados e digo-te mais, o Mac OS tem soluções profissionais (nomeadamente Som e Vídeo, entre outras) que o Linux não tem.

Tenho um amigo meu que trabalha profisionalmente com som e imagem e farta-se de reclamar dos MACs do trabalho relativamente ao software de manipulação de som e imagem. Segundo ele, são muito mais limitativos que o software disponivél para PC. Até ele dizer isso também eu pensava o contrário. O software existente para PC permite manipular de muitas mais formas que o software de MAC (inclusivé com plugins e afins).

Resultado disso, para casa comprou à um mês um dual Opteron para os seus trabalhos de freelancer hehehehe.

Abraços
X|r|X
=================
Não subscrevam a VIANETWORKS, TVTel ADSL, ASDL.XL, CyclopNet. A VIA aldraba todos os seus clientes iludindo-os c/ velocidades q nunca tem na realidade. Uma ligação 1024/256 (128kB/32kB) na prática é de 6kB/4kB c/ o emule.
xirix
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Out 05, 2004 21:07

Mensagempor Creative Byte » Sexta Dez 23, 2005 14:22

Boas,

andregcasal Escreveu:Sim, na minha opinião o Vista está mesmo ranhoso. As Betas são versões para testes, daí os Beta-Tester's, ou seja, a partír de uma Alpha ou Beta já pouco é modificado, talvez algumas questões de compatibilidade, alguns programas a menos, etc, mas nada de fundamental.

Ai é que te enganas, o Vista vai sair com o DirectX10 que ainda está em desenvolvimento e o render só funciona por software sem ter aceleração por hardware pois ainda não existe hardware compativel com DirectX10, mas para quem não tiver hardware compativel vai sair tb o DirectX9Ex. A GUI do Vista vai utilizar pela primeira vez o DirectX em vez do GDI utilizado pelo XP logo o aspecto gráfico e a performance vai ser muito diferente das versões beta que já estão disponiveis.

andregcasal Escreveu:Quanto à estabilidade quem é conhecido por ser extremamente estável é o Mac OS, nunca crasha.

Se nunca viste um Mac a crashar tudo bem mas não digas que nunca crasha, já tive com pessoas que passado 2/3 anos de utilizarem o windows nunca tiveram um blue screen, porque? Só utilizavam o word. Tudo depende do que fazes com o S.O. para ele crashar.

livebrain Escreveu:O apache nao é de linux, é multi-plataforma.

Eu não disse que o apache é de linux, eu disse que era proveniente do ambiente linux.

sworks Escreveu:Eu disse a mim próprio há algum tempo atrás que n ia gastar nem mais um tostão em upgrades ao meu PC. Porquê? Simplesmente porque vou comprar, logo que possível, um iMac G5 para substituir o meu Pc em casa.

Queres saber a razão porque é que não se fazem upgrades aos Mac, um Airport Wireless 128 interno (part number: Z661-2549)para um IMac G4(800Mhz) custa 463,75 € + IVA, preço de fornecedor.

livebrain Escreveu:"Mac OS X brought Unix-style memory management and pre-emptive multitasking to the Mac platform. It is based on the Mach kernel and the BSD implementation of UNIX" tirado do wikipedia.

"SMP-optimized kernel based on FreeBSD 5 and Mach 3.0", tirado do site da Apple.
"FreeBSD is derived from BSD, the version of UNIX®", tirado do site FreeBSD.

Ok, não é Linux mas está mais perto do Linux do que de Unix pois o Linux tb é derivado do Unix.

P.S.: Já agora andre corrige os preços e coloca os preços de mercado, esse tão um bocado mais baratos do que existe no mercado.
Creative Byte
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Mar 30, 2005 15:55

Mensagempor andregcasal » Sexta Dez 23, 2005 18:10

Creative Byte Escreveu:
andregcasal Escreveu:Sim, na minha opinião o Vista está mesmo ranhoso. As Betas são versões para testes, daí os Beta-Tester's, ou seja, a partír de uma Alpha ou Beta já pouco é modificado, talvez algumas questões de compatibilidade, alguns programas a menos, etc, mas nada de fundamental.

Ai é que te enganas, o Vista vai sair com o DirectX10 que ainda está em desenvolvimento e o render só funciona por software sem ter aceleração por hardware pois ainda não existe hardware compativel com DirectX10, mas para quem não tiver hardware compativel vai sair tb o DirectX9Ex. A GUI do Vista vai utilizar pela primeira vez o DirectX em vez do GDI utilizado pelo XP logo o aspecto gráfico e a performance vai ser muito diferente das versões beta que já estão disponiveis.

Isso não é uma alteração fundamental. Se tivesses um XP com DirectX10 o XP seria a exactamente a mesma coisa. Sabes porque é que a M$ foi obrigada a desenvolver o DirectX10? Porque puxa imenso da Gráfica.

Creative Byte Escreveu:
andregcasal Escreveu:Quanto à estabilidade quem é conhecido por ser extremamente estável é o Mac OS, nunca crasha.

Se nunca viste um Mac a crashar tudo bem mas não digas que nunca crasha, já tive com pessoas que passado 2/3 anos de utilizarem o windows nunca tiveram um blue screen, porque? Só utilizavam o word. Tudo depende do que fazes com o S.O. para ele crashar.

Se tu utilizares o Mac só para ir ao Word podes ter a certeza absoluta que não crasha 8). Não sou eu que digo que o Mac nunca crasha, é toda a gente, já viste algum Mac crashar? Então não digas que crasha.

Creative Byte Escreveu:

Queres saber a razão porque é que não se fazem upgrades aos Mac, um Airport Wireless 128 interno (part number: Z661-2549)para um IMac G4(800Mhz) custa 463,75 € + IVA, preço de fornecedor.

O AirPort Extreme Base Station (with modem and antenna port), que é o mais caro, custa 200€.

Creative Byte Escreveu:P.S.: Já agora andre corrige os preços e coloca os preços de mercado, esse tão um bocado mais baratos do que existe no mercado.

Estes são os preços do fornecedor ;) www.apple.com

Fiquem bem
Imagem

Senso comum, tão raro que é um super poder.
andregcasal
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Dez 13, 2005 3:20

Mensagempor Subversiveagent » Sexta Dez 23, 2005 18:21

Chegaram os fundamentalistas.. ena. :roll:

Só agora me dei ao trabalho de ler o tópico, e já estou a desejar não o ter feito.

Move along, nothing to see here... :arrow:
"Há nos confins da Ibéria um povo que nem se governa nem se deixa governar"
Gaius Julius Caesar
Subversiveagent
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Nov 06, 2003 11:10

Core: OS + Hardware

Mensagempor sworks » Sexta Dez 23, 2005 18:25

Pessoal,

Quem tiver um PC a mais em casa pode instalar a distribuição Linux Ubuntu (made in Sweden!) ou o Caixa Mágica (made in PT).

Quanto ao MacOSx é procurar uma máquina Apple num CyberCafé, pedir para experimentar numa loja, etc.

De facto o Windows pode não dar problemas, depende do que se faz com ele, mas sem dúvida que é mto mais frequente o Windows crashar do que qualquer outro SO/máquina que alguma vez tenha usado.

Xill ;)

P.S.1 - Eu sou (modéstia à parte) um power-user que nunca viu crashar o iMac que utilizo em uma das empresas onde trabalho. Tem 1 processador G5 a 1,8GHz e 1GB de memória com 160GB de disco a 7200 rpm.

P.S.2 - Em casa tenho um PC que crasha de vez em quando com AMD Athlon XP 2000+ (1,667Mhz e FSB266) e 1GB de DRR400 e 3 discos (1 SerialATA e 2 IDE) a 7.200rpm c/ um total de 300GB - não vendo cópias pirata!! mas estou à procura de um processador AMD Athlon XP 3200+ com FSB400... alguém tem pra vender? Só por curiosidade... o meu desktop c/ 3 anos (sem formatar o sistema) arranca mais rápido que o meu portátil, q tb é razoávelmente rápido.

P.S.3 - Tenho um portátil HP nc6120 com Centrino Sonoma 1,86Ghz e chipset i915 com placa gráfica integrada 128MB partilhada, 512MB de DDR2 e 80GB de disco a 5.400rpm, que nunca crashou em 1 mês e não deu qualquer tipo de problema.
sworks
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Dez 21, 2005 19:51

Mensagempor Red_Beret » Sexta Dez 23, 2005 18:48

livebrain Escreveu:*instalo o gnu/linux e (no caso de usar hardware mais conhecido) fico logo com td com a funcionar "out of the box" som, placas de rede, etc (no windows ou tenho um cd com drivers ou vejo-me a nora para sacar os drivers da internet)

lol,o windows tem muitos defeitos, mas esse não é um deles. Alias, esse defeito é do linux. Inverteste as situações.

Ambos, apos instalados tem o hardware todo a funcionar. Ninguem te obriga a instalar os drivers especificos para cada peça, o windows funciona prefeitamente com os drivers genericos que vem de origem (perde é desempenho, naturalmente).

E em windows encontras drivers para todo e qualquer hardware. Para linux, nem pensar (principalmente perifericos).
Imagem
Red_Beret
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Set 17, 2004 11:13

Mensagempor Creative Byte » Sexta Dez 23, 2005 20:22

andregcasal Escreveu:Isso não é uma alteração fundamental. Se tivesses um XP com DirectX10 o XP seria a exactamente a mesma coisa. Sabes porque é que a M$ foi obrigada a desenvolver o DirectX10? Porque puxa imenso da Gráfica.

O Windows XP utiliza no GUI GDI o Windows Vista vai utilizar DirectX10 ou DirectX9Ex é uma alteração bem perfunda não a nível do kernel mas a nível de todas as aplicações que executares nele, até porque o GDI no Vista vai ser totalmente baseado em software não vai ter qualquer suporte de aceleração por hardware como existe hoje com o XP.

andregcasal Escreveu:Se tu utilizares o Mac só para ir ao Word podes ter a certeza absoluta que não crasha 8). Não sou eu que digo que o Mac nunca crasha, é toda a gente, já viste algum Mac crashar? Então não digas que crasha.

Já vi Mac a crashar, já vi Mac com os mais variados problemas de hardware, ... e digo-te que não fui o unico.

andregcasal Escreveu:O AirPort Extreme Base Station (with modem and antenna port), que é o mais caro, custa 200€.

O preço que indiquei foi fornecido pelo fornecedor em Portugal. Não me lembro de ter falado num airport extreme base station.

andregcasal Escreveu:Estes são os preços do fornecedor ;) www.apple.com

mini Mac
1,25 GHz: 40GB - >541,00 Euros
1,42 GHz: 80GB - > 646,00 Euros
1,42 GHz: 80GB - > 750,00 Euros

Apple store

Preços identicos numa grande superficie em Portugal
Creative Byte
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Mar 30, 2005 15:55

Mensagempor andretiagofcp » Sexta Dez 23, 2005 22:20

podiamos tar aki a falarpor mt temp k nunca iriamos chegar a um acordo. eu tenho um portatil com tecnlogia intel centrino com cerca de 1 ano e com win xp e nunca crashou.
cumps
andretiagofcp
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Nov 15, 2005 22:06

Mensagempor sLiNk » Sábado Dez 24, 2005 6:31

"While the Mac mini makes for a great gateway to the Internet, it’s also an excellent system for games!"

Só se for para jogar copas... 9200 com 32MB?

Pelo preço que custa um Mac mini, faz-se um pc de "marca branca" ao mesmo preço melhor.

Mac é como a Compaq, pagas a marca...

E depois para fazer upgrades? Vai lá vai...
Sempre que quiseres fazer upgrades vais comprar um Mac novo?

E O Mac que custa 3300€ tem uma Geforce 6600? Nem GT é sequer...
Não sei para que é que os Mac foram feitos, mas para jogar é que não foi de certeza...

É por esta razão que não são feitos mais jogos para Mac.

faz-me alguma confusão muita gente escolher o Windows ao Mac OS

E mesmo que eu quisesse experimentar o Mac OS? Teria que comprar um Mac... E como acho um desperdicio de dinheiro comprar um, nunca poderei experimentar o Mac OS.

Se eu quiser comprar um pc, faço um com os componentes que eu quero, não vou comprar um Mac.

Por isso é que muita gente não usa o Mac OS porque precisa de um Mac.
sLiNk
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Jun 26, 2005 20:54

Mensagempor Azarael » Sábado Dez 24, 2005 15:16

Estão a fugir à questão quanto ao Mac OS, não é para envolver hardware, no máximo é para referir como pt. negativo: "Limitado a Macs".

Mac OS Tiger: Não tenho grande experiência nele, só devo ter "trabalhado" com ele umas 2 ou 3 vezes, mas fiquei impressionado. É um SO muito atraente visualmente, como já se tornou hábito com produtos Apple, além de ter um bom leque de features.
Pelo que me disseram a instalação é bastante simples e têm uma opção que faz falta a todos os SO. Se ainda tivermos instalada uma versão anterior (até certo ponto) do Mac OS no sistema, com essa opção activa, são copiados todos os utilizadores e as suas pastas, e as definições de rede para a nova instalação. É sem dúvida muito conveniente.
Outra coisa que me ficou na memória foi a capacidade de pesquisa e organização do Tiger. Entre outras coisas no ramo da pesquisa e organização dá para para fazer procuras por ficheiros, emails, conteudo de ficheiros de texto, tudo mesmo. Não têm qualquer comparação possível com o "Procurar..." do XP.
Uma coisa chata do SO é que ele é muito "protector" no sentido da MS, em certas operações está sempre a perguntar se queremos mesmo fazer isto ou abrir aquilo, avisando que pode conter isto ou aquilo. Como disse muito à MS.
De resto como não tenho muita experiência com ele, não posso comentar, apenas voltar a referir um dos seus aspectos "negativos" é limitado a Macs.

EDIT: Encontrei uma review do Tiger -> http://www.anandtech.com/mac/showdoc.aspx?i=2404

Vista: Bem, como ainda não saiu só temos as betas e os ocasionais anúncios como referência. Primeiro de tudo o que vai saltar à vista na próxima versão do sistema operativo da MS vão ser os vários "sabores". Se os tópicos sobre as diferenças entre o XP Home e o Pro já se multiplicam, imaginem quando o Vista sair com 7 "sabores" diferentes. Sim, serão 7.
Depois teremos o aspecto visual que parece que tb será muito bom, e com ele requisitos ainda maiores...
E depois temos, a não muito surpreendente, aproximação com principios do Unix, como programas que não precisem direitos administrativos não os terão. Já demorava...
Numa última nota queria referir o comportamente um pouco estranho da MS acerca do Vista. Ao contrário do que é normal, não existe a hiperbolização do sistema operativo e das suas "features" por parte da MS, ou pelo menos não ao nível do que é comum. O que pode indicar que defacto não há muito para dizer...

XP: Já toda a gente conhece esta versão do sistema operativo da MS, e por isso nem vou desenvolver muito.
É sem dúvidas das melhores versões do Windows, apesar de ter, como é hábito da MS, coisas que parecem ter sido feitas pelo departamento de marketing e não pelos programadores. Como por exemplo, serviços que ninguém precisa, mas pelo sim pelo não estão ligados. De resto já foi mais que discutido.

GNU/Linux: Dos 4 que referi é sem dúvida (ou melhor continuará a ser) o rei do uptime. Não é preciso estar constantemente a fazer reboots só para instalar alguns programas ou actualizações.
A instalação como agora torna-se regra ser, é simples, pelo menos nas distribuições mais usadas hoje em dia. Já não sendo o filme de antigamente pelo que me dizem.
É bastante seguro e não é tão esfomeado por requisitos como o windows. Mas podendo como é óbvio irem subindo conforme o que se instala. Ou seja depende da distribuição.
Quanto a drivers pode ou não ser problema, normalmente os genéricos até fazem um bom trabalho, tal como no windows. Mas agora se não chegar, aí é q já pode complicar. E factores como numero de utilizadores que têm o mesmo hardware e usam linux, e fabricante já entram na equação. Contudo isto, não é um problema do sistema operativo mas do fabricante de hardware que não faz drivers para linux.
A gestão de recursos de sistema pelo GNU/Linux é bastante eficiente, o que é sempre um mais.
É um sistema operativo bastante poderoso, mas por vezes é aí que reside o "problema". Muitos dos que desenvolvem as distribuições não querem "simplificar" certas coisas, porque de certa medida limitam o potencial. Contudo, não é regra geral, distribuições como o ubuntu são muito agradavéis e simples de trabalhar.
Resumindo, é um bom sistema operativo e é importante escolher bem a distribuição.

Nota: Salientei apenas os aspectos que achei mais relevantes, podia ter falado em muito mais coisas.
Editado pela última vez por Azarael em Domingo Dez 25, 2005 1:03, num total de 1 vez.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor Bad_Cop » Sábado Dez 24, 2005 22:30

era um topico promissor mas caiu-se nos fundamentalismos! pké k se referem À microsoft como M$ ou microshit?

open office nao é ms office nem d perto nem d longe, é uma copia com mtas features perdidas k se nao as conhecem é pk nc precisaram! kem vos introduziu o windows 95 kuando ainda nao se falava em linux? nessa altura era uma grande empresa, oj é lixo.. eu formatei o meu disco ontem, instalei e sabem kuantos perifericos nao foram bem isntalados? 4.. placa d rede, placa wireless, scanner e webcam.. da ultima vex k iosntalei linux, pralem d atrufiar com ntfs, sao resoluçoes mal suportadas, muito pco user frendly.. enfim.. tem uma grande vantagem na area da programaçao, admito k sim.. e crashou-me logo na segunda vez k usei, mas pronto..

é como tudo, nao há melhor sistema operativo, há um mais indicado para cada pessoa... o linux pode ser mto bom e estavel mas é pra kem ker tirar proveito do k ele tem.. o mac vai sair versao x86 e aí comparamos todos, mas agr tar aki com fundamentalismos.. fax lembrar as guerras amd intel ou nvidia ati ou tudo mais - ja tou a repetir o meu post anterior - mas kuando alguem defende uma cor, nao é com a razao k se dá a volta.. é pena, pois este tema era interessante e tinha futuro...
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor sLiNk » Sábado Dez 24, 2005 23:02

Azarael Escreveu:Estão a fugir à questão quanto ao Mac OS, não é para envolver hardware, no máximo é para referir como pt. negativo: "Limitado a Macs".

Estava a responder ao andregcasal quando ele perguntou porque é que muitos gamers preferiam o windows ao mac.

E também estava a responder á afirmação que ele fez acerca de não perceber porque é que as pessoas continuam a preferir o windows ao mac.

Simplesmente porque o Mac OS é muito limitativo em termos de hardware. Se quiseres usar um tens que comprar um MAC.

Uma pessoa decidia experimentar o Mac OS: Ia comprar um MAC de propósito?
sLiNk
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Jun 26, 2005 20:54

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes