Que versão do Windows instalar numa máquina antiga?

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor NePTeR » Quarta Jan 11, 2006 17:56

Existe um guia - Como tornar o XP mais leve
Embora eu não fiz isso totalmente porque da um aspecto ao XP de Windows 98/ME... Fiz iniciar... Executar.. "services.msc" e ía desactivando uns serviços e via a reacçao do SO..

PS: Desactivei quase tudo.. so mesmo os essenciais e pouco mais :roll:
Imagem
NePTeR
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Jul 23, 2005 16:00

Mensagempor Superavit » Quarta Jan 11, 2006 18:59

snoxu Escreveu:Que serviços desactivaste? Existem bons tutorial sobre isso?

Já tinha postado sobre isto... :arrow: aqui
a.k.a. Molero

«I am Torgo. I take care of the place while the Master is away.»
in Manos, the Hands of Fate
Superavit
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Abr 18, 2005 15:03

Mensagempor snoxu » Quarta Jan 11, 2006 19:05

Removi um série de coisas com o nLite fiquei com CD do Windows XP Pro sp2 de 367 MB. Se calhar podia remover mais, mas não sei o que alguns componentes fazem.

Depois vou dar uma vista de olhos por esses tutorials...
snoxu
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Nov 07, 2004 1:06

Mensagempor Kayn » Quarta Jan 11, 2006 19:16

bem, ha uma seita de coisas ke se podem fazer logo assim pra por o win mais rapido. eu opto logo por ir ao sistema e optimizar para melhor performance. depois ajusto as cores pra ficar com uma tonalidade azul escura pra nao magoar os olhos. tb faco mais uma data de coisas, mas tem mais a ver com seguranca do que propriamente desempenho. esses tuturiais, sao um bocado fatelas... de qse todos ke li, so um ou outro é ke se aproveitava pq o resto dizia o ke ja praticamente toda a gente sabe...

nos servicos, desactivo o ke nao me faz falta. tou a usar uma versao do xp cozinhada pelo nlite sem uma data de coisas filtradas ke nao me fazem falta como suporte para impressora, scanner, etc... este pc nao precisa de nada disso.

@snoxu: Linux, vale. o knoppix é montes de basico de trabalhar. e se calhares de ter net por ethernet (cabo de rede) entao muito provavelmente nem precisas de configurar nada, que ele configura-se sozinho impecavelmente. qdo chegares ao KDE (KDE = o aspecto windows do linux q o knoppix usa) ja tens net e uma camada de atalhos pra mta coisa tipo firefox e konquerer (os browsers), thunderbird (mail), openoffice (o word, excel, etc, versao de borla), xmms ou amarok (winamp/media player la do sitio) e a pasta home (podes pensar nisso +/- como "os meus documentos" do windows).

saka a imagem do cd do LiveCD do knoppix, grava-o e arranca o pc com ele. nao estragas nada do ke ja tens no pc, ele corre inteiramente do cd, para experimentares. vais ver ke ainda ficas cliente :P

Se nao gostares de ingles, e conseguires viver com brasileiro (sem ofensas) recomendo o Kurumin. é baseado no Knoppix e pra mim inda é melhor.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor snoxu » Quarta Jan 11, 2006 19:36

Vou então experimentar o knoppix Live CD. O knoppix chega a ser mais leve do que um XP fat free :P?

edit: e no open office vou conseguir ler documentos word e ter a correcção automática em PT?
snoxu
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Kayn » Quarta Jan 11, 2006 19:47

se é mais leve, depende da makina. experimenta, nao perdes nada.
quanto a correccao automatica, nao sei se o OOfice ke vem co knoppix ja tem a correcao tuga, mas sim, ela existe. provavelmente tens ke mudar a configuracao do ooffice a 1a vez pra "ler" tuga, visto ke ele vem todo em ingles...
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor snoxu » Sexta Jan 27, 2006 18:32

Update: andei aqui em testes com o WinXP SP2 e quando visiono filmes Xvid, o pc engasga-se todo, CPU usage fica a 100%.

edit: afinal é a placa gráfica e/ou os drivers, troquei uma TNT2 M64 por uma ATI 9200 SE e já visiono xvid sem problemas...
Editado pela última vez por snoxu em Sábado Jan 28, 2006 16:45, num total de 4 vezes.
snoxu
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Squall2000 » Sexta Jan 27, 2006 18:45

Eu por acaso apostava no DSL, eu tenho ali um pIII a 800, que pensava eu que não me ia servir de muito, mas desde que lhe pus o DSL já não consigo tar em ele, tá-me a ser uma grande ajuda quando quero trabalhar em ambiente linux e ter o meu outro pc com o windows.
Squall2000
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Out 24, 2004 16:54

Mensagempor snoxu » Sexta Jan 27, 2006 18:57

DSL?

O único problema em instalar o linux é que queria ver se oferecia o pc. E a pessoa em questão, não está habituada a trabalhar com computadores.
snoxu
Membro de Prata
Membro de Prata

Definitivamente windows xp pro

Mensagempor Jokinha59 » Sábado Jan 28, 2006 16:54

Na minha opinião, e visto que tens uma máquina superior à minha, pelo menos com o dobro da ram que o meu pentium 550MHZ tem, acho que deves optar e sem hesitar pelo windows xp pro que vai te correr na maior. Apenas aconselho-te a escolher o tema clássico do windows que te vai poupar imensos recursos e ainda definir o computador para preferir o desempenho em vez da qualidade.
Jokinha59
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Out 09, 2005 12:00

Re: Definitivamente windows xp pro

Mensagempor snoxu » Sábado Jan 28, 2006 17:02

Jokinha59 Escreveu:Na minha opinião, e visto que tens uma máquina superior à minha, pelo menos com o dobro da ram que o meu pentium 550MHZ tem, acho que deves optar e sem hesitar pelo windows xp pro que vai te correr na maior. Apenas aconselho-te a escolher o tema clássico do windows que te vai poupar imensos recursos e ainda definir o computador para preferir o desempenho em vez da qualidade.

Sim eu tenho o tema clássico:

Imagem

Até não está mau, para um pc 500 Mhz e 512 sdram.
snoxu
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Azarael » Sábado Jan 28, 2006 17:55

snoxu Escreveu:DSL?

O único problema em instalar o linux é que queria ver se oferecia o pc. E a pessoa em questão, não está habituada a trabalhar com computadores.

Se não está habituada a trabalhar não vejo o problema. O Windows ou Linux, em distribuições como o ubuntu e linux, para aplicações office é o mesmo grau de dificuldade.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Anterior

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 13 visitantes