Qual a vertente de linux usar?! (urgente)

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Cyrus3v » Domingo Abr 15, 2007 12:05

Pois o meu problema está relacionado com a net, dado que usa wireless....

Por isso é que ainda não me aventurei muito. Será que a caixa mágica tem suporte para este tipo de hardwares??

Cyrus
Imagem
Imagem
Cyrus3v
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sexta Mar 23, 2007 19:18

Mensagempor Cyrus3v » Domingo Abr 15, 2007 12:17

Mais uma coisa...

Que livro sobre o Linux me recomendam????

Cumps,
Cyrus
Imagem
Imagem
Cyrus3v
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor lupe » Domingo Abr 15, 2007 14:31

Como livros recomendo:
Bash Guide for Beginners
Advanced Bash-Scripting Guide
Introduction to Linux - A Hands on Guide

para mim são todos muito bons e podes encontrá-los aqui: http://www.tldp.org/guides.html

Quanto ao acesso sem fios:
como root: fazes lspci e vês se o sistema detecta o chipset da placa sem fios.
Mais instruções em português em:
http://mosel.estg.ipleiria.pt/book/export/html/588

Se encontrares podes ir por ex a:
http://mosel.estg.ipleiria.pt/mirror/do ... eless.html

Se quiseres aprender Linux, tens de trabalhar.

Se quiseres andar no Linux como no Windows apenas a mexer com o dedo no ratinho, nem num, nem no outro sistema vais aprender grande coisa.
lupe
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Nov 12, 2005 23:33

Mensagempor Cyrus3v » Domingo Abr 15, 2007 16:11

Até te digo mais...

Estou bastante tentado a fazer a minha própria versõa do linux. Dá uma olhada em Linux from Scratch (Linux do zero):

http://www.linuxfromscratch.org/

E este aki contém a tradução pra lingua portuguesa do ebook que mostra como conseguir esse feito que muita gente acha impossível pra um usuário de nível intermediário...

http://lfs-br.codigolivre.org.br/

Obrigado pelas as dicas...

Cumps,
Cyrus
Imagem
Imagem
Cyrus3v
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor lupe » Domingo Abr 15, 2007 23:33

Já instalei uma vez o LFS. Foi bom para aprender.

Fica-se com uma boa noção da lógica que está por detrás do SO.

Agora estou cada vez mais com o Slackware. Esta distribuição mantém quase tudo nos sítios certos, com a vantagem de não ter de se andar a compilar programa a programa.

Com a Gentoo também dá para aprender bem.
lupe
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Nov 12, 2005 23:33

Mensagempor zinko_pt » Segunda Abr 16, 2007 0:17

Cyrus3v Escreveu:Pois o meu problema está relacionado com a net, dado que usa wireless....

Por isso é que ainda não me aventurei muito. Será que a caixa mágica tem suporte para este tipo de hardwares??

Cyrus

Tenho uma Pen wireless USB Gygabyte (comprei pelo preço <50€ :lol: ) e não precisei instalar nada a não ser o wireless assistant no Ubuntu 6.06 e 6.10. Isto apenas para poder gerir melhor as ligações, porque há os "air snifers", "stumblers" e afins (não uso) como complemento.
E mesmo assim, se fosse uma antena wireless AINDA mais manhosa, existe o ndiswrapper (creio que é assim que se escreve) que permite usar drivers wireless de windows.

Agora, no Ubuntu 7.04, a coisa "pia" fininho. :twisted:
Do que eu já vi, já vem optimizado para wireless, e não é necessário instalar o que quer que seja. Além disso, e ao contrário do Dapper Drake (6.06) e Edgy (6.10) já não preciso de instalar o IE6 para ter shockwave flash.
No 7.04 já se pode instalar o flash directamente dentro do Firefox, como um add-on. Só o Java é que é necessário instalar no Synaptic ou no terminal.

E para pôr o Beryl a funcionar é tão fácil como seleccionar uma opção num menu. O desktop fica mesmo espetacular. Na minha opinião, melhor que o Vista.

Eu fiquei ainda mais convencido com a beta do 7.04, com excepção do problema com controladores Jmicron. No teu caso, nada como ver para crer: sacas o CD, verifica-lo com o WinMD5sum, e corre-lo como LIVE CD.
"Os brinquedos das crianças e dos adultos diferem em duas coisas: tamanho e preço".
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 02, 2004 13:09

Mensagempor Cyrus3v » Segunda Abr 16, 2007 8:28

Acho que cada vez mais alguma versões do Linux estão a se virar para o usuário mais inexperiente e que não faz a mínima de como as coisas acontecem...

Sabes como fazer um dual-boot com o ubuntu? É que tenho o Windows Xp instalado e não queria formatar nada....

Cumps,
Cyrus
Imagem
Imagem
Cyrus3v
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Rik » Segunda Abr 16, 2007 10:01

pois isso tambem gostava de saber !!!
Rik
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Dez 27, 2006 22:02

Mensagempor zinko_pt » Segunda Abr 16, 2007 10:02

Não precisas de fazer nada.

Na instalação, após os passos iniciais, chegas ao gestor de partições. Aí escolhes/crias uma partição diferente para o Ubuntu. Aconselho-te a "mandares-te" para a edição manual das partições.

Na verdade são 3 partições no mínimo:
1 - XP em FAT ou NTFS
2 - Ubuntu em ext3 =>5GB
3 - Partição para memória swap, do tipo swap >256MB<1GB

Depois, o GRUB trata de tudo, sem te perguntar nada. O que faz sentido.
Isto porque, se tens alguma partição com algum SO, é porque não o apagaste. Logo, se não o apagaste, é porque o queres manter. Se o queres manter, então o Ubuntu faz-te a vontade. Painless :twisted:
"Os brinquedos das crianças e dos adultos diferem em duas coisas: tamanho e preço".
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 02, 2004 13:09

Mensagempor L0pht » Segunda Abr 16, 2007 10:05

"vertente de linux"

vertente | adj. 2 gén. | s. f.

vertente

do Lat. vertente

adj. 2 gén.,
que verte;
s. f.,
declive de qualquer dos lados da montanha, colina ou outeiro;
ladeira;
colina;
encosta;
cada uma das superfícies inclinadas do telhado;
(no pl. ) verteduras.
Imagem
L0pht
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Abr 26, 2006 13:09

Mensagempor Jedi Gu@rdi@n » Segunda Abr 16, 2007 14:00

O Ubuntu e mt usado, por ser facil de instalar e tras so o essencial, dps precisas de instalar os pacote k necessitas. Ou entao o SUSE k tb e mt user friendly mas ja tras varios programas k podes selecionar ao efectuar a instalação. Fikas bem servido com kualker um deles.
Jedi Gu@rdi@n
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Mar 13, 2005 19:36

Mensagempor kinode » Quinta Abr 19, 2007 21:45

Eu pessoalmente prefiro o Fedora 6. Já tive instalado o SLED 10.2 (Suse Linux Entreprise Desktop), o Kubuntu 7, o Ubuntu e acabei no Fedora 6.

A principal razão que me levou a optar pelo Fedora 6 foi o facto de trazer bastantes bibliotecas de software (tipo OtCl, Java, C++), etc, coisa que no Ubuntu não vem no cd de instalação e que depois "estoira" com os consumos na net, para quem não tem consumos ilimitados.

O único senão é que obriga a alguma "bricolage" quando se quer configurar algo tipo WPA ou placas wirelessa da Atheros, coisa que já acontecia no SLED 10.2. O único problema do SLED 10.2 é que como não é totalmente gratuito, ao fim de algum tempo acabam as actualizações. Ainda estive 1 semana com o OpenSuse mas havia imensa coisa que não funcionava bem e por isso...Fedora!
kinode
Novato
Novato

Registado: Quinta Abr 19, 2007 20:40

Mensagempor xmidt » Quinta Mai 03, 2007 11:14

quem tem gráfica onboard (aka intel) lixa-se
Intel E2180 @ 2500Mhz 1.3V :: Gigabyte GA-P31-DS3L :: Corsair 675 @ 806 4-4-4-12 @ 2.0V
Connect3D 3850 512MB :: LC Power SG 550W Green :: Coolermaster Elite 331
Seagate 500GB + WD 640GB:: Asus VW222S :: Creative 5.1 P580
xmidt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Jul 17, 2005 2:38

Mensagempor Onyros » Quinta Mai 03, 2007 13:05

xmidt Escreveu:quem tem gráfica onboard (aka intel) lixa-se
Como assim? As gráficas integradas Intel são das que melhor compatibilidade têm com ambientes 3D em Linux (Beryl/Compiz, basicamente o que precise de compositores para fazer o render do desktop), exactamente porque a Intel é das poucas que disponibiliza drivers free e opensource para as gráficas deles.

Podem não ter o desempenho das nVidia (imbatíveis em Linux, deixam a ATi a milhas), mas as gráficas Intel e Linux jogam muito bem.
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Jan 07, 2004 16:35

Anterior

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes