Linux ou Windows

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor CYBERSPACE » Quarta Mai 02, 2007 18:53

Acho que me vou entreter a um bocadinho no linux depois de tirar o windows :P
CYBERSPACE
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Mar 02, 2006 16:38

Mensagempor KrIaXPaTaLa » Quarta Mai 02, 2007 18:54

Já agora aproveito para colocar uma questão: Testei o xgl/compiz aqui há uns tempos e tudo bem, é fofo, mas dava-me problemas de tv-out na minha nvidia, além de me crashar o amsn. Hoje, prai 1 ano depois, esse Beryl não vem também com os seus inconvenientes? Funca tudo? Ainda estou com ubuntu 6.06, e não faço intenção de mais um upgrade por causa do meu HW.

Cumprimentos,

KrIaX.
hardware.com.pt
#HCP @ PTNET
P IV 1.7 | 1 GB | 120 GB | GF4000 | SB5.1 | TFT Merd*so
TEL: voipcheap
Send Pr0n to:kria@iol.pt
Urls Inuteis: blog
KrIaXPaTaLa
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 01, 2005 17:38

Mensagempor Lizard_TM » Sexta Mai 04, 2007 8:30

Para quem está no mundo da informática essa é a pergunta mágica...

Temos o Linux k é um S.O. mais leve e ao nivel do Windows perfeitamente, mas tmb temos aqueles problemas todos de compatibilidade de software, k normalmente nos guia a escolher o Windows!!!

Por Isso: WINDOWS!! :roll:
Imagem

.: Lizard_TM aka JFred @ 2008 - Abraço a toda a comunidade! :.
Lizard_TM
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Fev 02, 2007 2:55

Mensagempor zinko_pt » Sexta Mai 04, 2007 10:24

KrIaXPaTaLa Escreveu:Já agora aproveito para colocar uma questão: Testei o xgl/compiz aqui há uns tempos e tudo bem, é fofo, mas dava-me problemas de tv-out na minha nvidia, além de me crashar o amsn. Hoje, prai 1 ano depois, esse Beryl não vem também com os seus inconvenientes? Funca tudo? Ainda estou com ubuntu 6.06, e não faço intenção de mais um upgrade por causa do meu HW.

Cumprimentos,

KrIaX.

Quanto a mim, o Beryl não se incompatibiliza com nada.

Feisty 7.04 em:
ATI RADEON MOBILiTY 9700@ Acer 8003LMI - sem espinhas, excepto dual-head (culpa da ATI)
E6600, o que está na SIG - sem espinhas
P4@2.66 com MX440AGP - sem espinhas

Devo dizer que ainda não testei o TV-out, mas sei que tenho um pacote específico para isso no sistema (ACER e P4) sem ter "pedido" para instalar.
"Os brinquedos das crianças e dos adultos diferem em duas coisas: tamanho e preço".
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 02, 2004 13:09

Mensagempor sopra_ti » Sexta Mai 18, 2007 10:58

bem, estive a ler todas as vossas opiniões e sinceramente não sei o que escolher.

vou em breve comprar um desktop novo e sinceramente, não me apetece muito ter que dar uns 200€ pelo Vista.

Lembrei-me do Linux que é gratuito.

Mas mesmo depois de ler este tópico fiquei com algumas dúvidas:

No windows temos o office (word, excell, powerpoint, etc...). No linux temos o que? Também é de distribuição gratuita?

Na faculdade, antes tínhamos a hipótese de optar entre linux e xp mas agora so temos mesmo o xp.
Todos aqueles ficheiros de word e excell podem ser abertos e alterados em linux e vice-versa?

Isso dos jogos é que é uma chatice e não tendo eu muito jeito para andar a instalar e desinstalar programas, é um factor contra a instalação do linux.

Já agora, o linux também tem actualizações automáticas?
Sendo um s.o. de código aberto, está mais sujeito a vírus e trojans ou nem por isso?

Antivírus e afins, funcionam todos ou têm que ser específicos?

Para já, não me lembro de mais nada...
sopra_ti
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 15, 2004 15:43

Mensagempor pagc » Sexta Mai 18, 2007 11:23

sopra_ti Escreveu:No windows temos o office (word, excell, powerpoint, etc...). No linux temos o que? Também é de distribuição gratuita?
Na faculdade, antes tínhamos a hipótese de optar entre linux e xp mas agora so temos mesmo o xp.
Todos aqueles ficheiros de word e excell podem ser abertos e alterados em linux e vice-versa?

Quer em linux quer em Windows tens o Openoffice que é gratuito e compatível com os ficheiros do MsOffice 2003 e podes pô-lo a salvar por defeito em formato doc ou xls. Embora a compatibilidade não seja perfeita, um utilizador normal não têm qualquer tipo de problemas. Na empresa já substituímos todos os MSOffice pelo OpenOffice hà cerca de um mês.

Cumps
Imagem
Software livre é uma questão de liberdade, não de dinheiro
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 06, 2006 9:53

Mensagempor lordanubis » Sábado Mai 19, 2007 13:35

Lizard_TM Escreveu:Para quem está no mundo da informática essa é a pergunta mágica...

Temos o Linux k é um S.O. mais leve e ao nivel do Windows perfeitamente, mas tmb temos aqueles problemas todos de compatibilidade de software, k normalmente nos guia a escolher o Windows!!!

Que eu saiba, o único software para o qual não há substituto em linux são as ferramentas da Adobe (excepto o photoshop, para o qual há o GIMP e talvez o freehand, que como não uso não tenho a certeza). E alguns jogos também não dão, mas daqui a um anito, quando o wine conseguir correr jogos dx9 isso resolve-se. Se adicionarmos à equação que o win é atacado por tudo quanto é virus/worm e que é preciso ter AV/Firewall a sugar recursos no sistema...

Therefore: LINUX!!!! :twisted:
lordanubis
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Ago 21, 2005 20:56

Mensagempor Kayn » Sábado Mai 19, 2007 13:42

Lizard_TM Escreveu:Para quem está no mundo da informática essa é a pergunta mágica...

que problemas de compatibilidade "todos"? soa-me que nao sabes muito bem sobre o que estas a dizer...

lordanubis Escreveu:Que eu saiba, o único software para o qual não há substituto em linux são as ferramentas da Adobe (excepto o photoshop, para o qual há o GIMP e talvez o freehand, que como não uso não tenho a certeza). E alguns jogos também não dão, mas daqui a um anito, quando o wine conseguir correr jogos dx9 isso resolve-se. Se adicionarmos à equação que o win é atacado por tudo quanto é virus/worm e que é preciso ter AV/Firewall a sugar recursos no sistema...

x2. Completamente.

sopra_ti Escreveu:vou em breve comprar um desktop novo e sinceramente, não me apetece muito ter que dar uns 200€ pelo Vista.

Nao des. Nao justifica em absolutamente nada. Dava-os mais depressa pelo XP, neste momento. Mas pra ser mais exacto, nao dou.

sopra_ti Escreveu:Lembrei-me do Linux que é gratuito.

Por isto mesmo é que nao dou.

sopra_ti Escreveu:No windows temos o office (word, excell, powerpoint, etc...). No linux temos o que? Também é de distribuição gratuita?
Todos aqueles ficheiros de word e excel podem ser abertos e alterados em linux e vice-versa?

OpenOffice ao poder. É completamente gratuito e tudo mais que ja te disseram. Faz isso tudo e mais um queijo. E se REALMENTE nao quiseres, ha o Codeweavers Cross-Over Platform que é um programa pra linux que nao chega aos 30€ e que te permite correr perfeitamente o Microsoft Office em linux. Assim como tambem permite correr uma panoplia enorme de software de windows em linux.

http://www.codeweavers.com/

sopra_ti Escreveu:Isso dos jogos é que é uma chatice e não tendo eu muito jeito para andar a instalar e desinstalar programas, é um factor contra a instalação do linux.

A parte dos jogos é mesmo dos poucos contras do linux, mas ta a ser tratado. Existem alguns jogos pra linux e melhor que isso, ha projectos muito activos a serem desenvolvidos para trazer os jogos todos ao linux (embora sejam todos variantes do mesmo):

- Wine
- Cedega
- Cross-Over Platform

sopra_ti Escreveu:Já agora, o linux também tem actualizações automáticas?

Claro! Tas a ver aquela tanga do Windows Genuine Advantage? Nada a ver! :P
Sempre que houver uma actualização, nao so pro linux sistema operativo, mas pra tudo que tenhas instalado nele, és notificado e so tens que carregar la pra dizer que queres actualizar. Ele faz o resto. E são muito frequentes.
Já agora, nao te preocupes em instalar programas.

Vamos tomar a distribuicao de linux Ubuntu, como exemplo.
É CAGATIVO instalar aqui um programa. Devo acrescentar que com o Synaptic, até é muito mais facil de instalar do que no windows. Nao tem mesmo nada que saber:
Abres o synaptic, metes da caixa da descrição o tipo de programa que queres, e ele da te uma lista de programas que fazem o que tu queres. Les a descrição, escolhes e marcas uma caixa para instalar. Tu nao fazes mais nada. Ele vai a net sozinho, algures, buscar o programa, instala-o ja tá.

Poupa o trabalho de andares tu na net a procura do programa, saka-to, crackalo (se for o caso) e ainda o instalares, como no windows.

sopra_ti Escreveu:Sendo um s.o. de código aberto, está mais sujeito a vírus e trojans ou nem por isso?

Não. De todo. É o exacto oposto, por "n" motivos.

Primeiro, nao caias no erro tipico de confundir open-source software com falta de segurança. A ideia de que se o codigo é conhecido logo que o programa é inseguro é COMPLETAMENTE FALSA. Teorias de monopolio da microsoft.

Segundo, o linux é um ambiente muito hostil pra virus trojans a afins. Nao tem grande futuro em linux, por varios motivos. O primeiro é que nao sao desenhados pra correr aqui. Só em windows, logo nem sequer "pegam". Depois, o linux tem uma arquitectura de funcionamento onde nada de importante se instala sem permissoes para isso. Pra por isto de uma forma simples, nada se instala sem que tu saibas,

sopra_ti Escreveu:Antivírus e afins, funcionam todos ou têm que ser específicos?

Antivirus? Pra que? Antivirus pra linux, existem e até sao muito bons. Mas a verdade é que o mais certo é nao precisares deles. Os virus nao correm aqui.
Mas ainda é verdade que podes ter ficheiros com virus que tenham vindo de outro lado. Só nao te afectam. O antivirus da jeito se tiveres a correr um servidor de ficheiro pra rede onde queiras garantir que quem vai receber os ficheiros que vão da tua maquina, vão limpos de virus.

Ja agora vou acrescentar eye-candy. Ninguem consegue falar nas caracteristicas do linux actualmente sem falar no beryl. Qual Vista qual que. O beryl é de longe muito, mas MUITO, superior tanto em efeitos, como, naquilo para que foi feito, funcionalidade pratica e recursos de hardware consumidos.

O Vista é um rapazinho ao pé do Beryl.
E isto nem é uma comparação muito justa. Tou a comparar um sistema operativo inteiro desenhado de raíz com um modulo de desktop que está sempre a ser melhorado. Tadinho do vista :mrgreen:
Editado pela última vez por Kayn em Sábado Mai 19, 2007 14:15, num total de 4 vezes.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor CYBERSPACE » Sábado Mai 19, 2007 13:44

lordanubis Escreveu:

Que eu saiba, o único software para o qual não há substituto em linux são as ferramentas da Adobe (excepto o photoshop, para o qual há o GIMP e talvez o freehand, que como não uso não tenho a certeza). E alguns jogos também não dão, mas daqui a um anito, quando o wine conseguir correr jogos dx9 isso resolve-se. Se adicionarmos à equação que o win é atacado por tudo quanto é virus/worm e que é preciso ter AV/Firewall a sugar recursos no sistema...

apoiado
CYBERSPACE
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Mar 02, 2006 16:38

Mensagempor Tonux » Sábado Mai 19, 2007 13:44

L I N U X :twisted: :twisted: :twisted:
Tonux
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Dez 22, 2004 21:16