Quanto ao windows XP, todo o software feito para PC foi desenhado para correr em windows. Mudar para o Linux tem que vantagens? Maior dificuldade em realizar tarefas simples, necessidade de aprendizagem extra, interface sem racionalidade, etc. O que tornou os computadores simples foi o Windows e o Linux faria que todos nós retornássemos ao passado se fosse adoptado.

ok...
antes de mais 1 pergunta, quando é q experimentaste o linux pela ultima vez ? E por quanto tempo demorou a prova?
Vantagens em mudar para Linux vejamos, o SO é mais leve e mt mais estavel, há a parte de ser "gratuito", menos bugs talvez... Desvantagens falta de compatibilidade com software existente, principalmente jogos...
Não percebi bem a que é que te referias quando disseste "necessidade de aprendizagem extra", assumo que seja "eu não sei mexer com aquilo, estou habituado ao windows" isso é a lógica da batata - vou continuar a andar de cavalo pq não quero perder tempo em aprender a andar de carro.
"Interface sem racionalidade" - não percebi, a q é q te referes ? Achas os interfaces gráficos ainda mt "verdes" ?
"O que tornou os computadores simples foi o Windows" - Na realidade foi o Dos, antes disso tinhas q saber assembly para mexer com um pc.
"Linux faria que todos nós retornássemos ao passado se fosse adoptado." - isto só me dá ainda mais dúvidas acerca da tua "experiencia" com o Linux, hoje em dia já vêem distribuições do Linux com a "papinha toda feita" programas já incluidos, configuração de boot, etc.