Também estás a assumir que ando a vender software ou quê? Algumas frases que aqui colocaste leva-me a pensar isso...!
Eu sou utilizador de informática, não sou profissional. Como utilizador e não aprendiz fico com o meu windows, onde nada já tem segredos. Liberdade? Mas que falta de liberdade dá o Windows? Para o tal utilizador, há muitissima liberdade no Windows. Pagar pela Liberdade? Só para quem tem essa utopia. A liberdade dowindows chega-me. Quem quer ir mais além, então força. Mas não se diga que só o Linux o permite.
Uma coisa Azarael : acho que te confundiste um bocado. Aqui o carro é o windows e o cavalo o Linux. Sabes porquê? Porque o windows é melhor que o Linux. Até o meu primo de 6 anos trabalha com o windows. Qualquer aplicação dá no Windows. Não foi o DOS que tornou a informática acessível : foi o windows. A não ser que aches que escrever uma linha interminável para criar algo ou abrir algo é mais fácil que fazer um click com o rato
Se o cavalo fosse melhor de andar que o carro, porque haveria eu de andar de carro? Assim porque hei-de eu mudar para o Linux? Dá que pensar não? Pensa lá agora tu.