Que partições criar para o Linux? /,/boot,/usr/local,/home

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Que partições criar para o Linux? /,/boot,/usr/local,/home

Mensagempor pjantunes » Terça Jan 04, 2005 18:57

Pretendo instalar o Fedora 3, mas pretendia instalar de forma a que num futuro próximo possa efectuar o upgrade do Linux, sem no entanto, perder o que entretanto tenha criado e colocado lá no Linux.
Tendo em vista isto, que partições me aconselham a criar? e qt espaço devo deixar para cada uma? sendo que tenho 20 Gb disponiveis para distribuir pelas partições para o Linux...
Nightmare
pjantunes
Novato
Novato

Registado: Sexta Dez 17, 2004 17:53

Mensagempor Tretabyte » Terça Jan 04, 2005 21:11

Boas,
tudo depende daquilo que queres usar mas, uma particao de 5 gigas da para muita coisa em linux, 10 gigas ainda da mais, a nivel de testes e "upgrades" de linux, consegues fazer isso tudo sem perder as coisas que la tens "antigas", quando compilas novos kernels ele geralmente cria-te digamos, novas particoes para acederes as coisas sem danificares as outras.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor Mr_coelho » Terça Jan 04, 2005 23:20

eu uso 512 pra Swap, dps depende se queres /home/ ao pe do resto ou nao
eu agora tenho td em /, mas se deixares 5 gbs pro /home/ e o resto do disco em / deve dar (agora tenho o fedora 3) isto se nao kiseres ter nenhuma partiçao com windows
Mr_coelho
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Set 09, 2003 19:00

Re: Que partições criar para o Linux? /,/boot,/usr/local,/h

Mensagempor ZePinga » Quarta Jan 05, 2005 10:45

pjantunes Escreveu:Pretendo instalar o Fedora 3, mas pretendia instalar de forma a que num futuro próximo possa efectuar o upgrade do Linux, sem no entanto, perder o que entretanto tenha criado e colocado lá no Linux.
Tendo em vista isto, que partições me aconselham a criar? e qt espaço devo deixar para cada uma? sendo que tenho 20 Gb disponiveis para distribuir pelas partições para o Linux...

Podes meter tudo numa única partição que sem problemas poderás fazer futuros upgrades sem perderes seja o que for. Se particionares as tuas coisas por varias partições /boot (1 parti.), /home e / o que vai acontecer é que (isto faz-se nos servidores) terás uma maior segurança porque caso apagues uma partição por engano salvas as outras porque são independentes umas das outras. Portanto o particionamente aqui serve como segurança e backup , se ñ és paranoico com isso e ñ tens assim coisas muito importantes no teu sistema mete tudo numa unica partição que fica com o /.
IST, Lisbon DEI - LEIC
www.dei.ist.utl.pt
ZePinga
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Set 12, 2004 22:29

Mensagempor OmegaSquid » Sexta Fev 11, 2005 18:48

ya... tás um dia a jogar e ups...
oh nao... apaguei uma partição 8O ...
for god sake... :lol:
Omega Squid 10k101
OmegaSquid
Novato
Novato

Registado: Domingo Fev 06, 2005 0:29

Mensagempor jaac » Sexta Fev 11, 2005 19:14

Faz uma para o swap, uma para o /home e outra para o /, deixas as tuas coisas no home..., mudas de linux fazes algo do genero fica la tudo disponivel a mesma... ou entao tens uma de fat32 assim podes aceder tb apartir do windows
I never think of the future... it comes soon enough - Albert Einstein
jaac
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Ago 04, 2004 16:10

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 12 visitantes