Partições: como defini-las?

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Partições: como defini-las?

Mensagempor NetSynnas » Terça Jan 25, 2005 0:05

Estou com um problema que é o seguinte: comprei recentemente um disco usado (Seagate 7200 rpm, master, a funcionar em pleno) de 40 GB, para adicionar ao de 20 GB que já tinha (Maxtor 5400 rpm, slave)...

Então pensei em fazer 4 partições, de forma a (pensei eu) optimizar a performance do sistema:

- windows (6 GB)
- programas e documentos - pasta Meus Documentos - (10 GB)
- downloads e tretas (24 GB)
- filmes (20 GB - Maxtor por inteiro)

Isto, pensei eu, iria beneficiar o desempenho do armazenamento... Aconteceu precisamente o contrário, ou seja, demora a abrir qualquer aplicação, demora cerca de 4/5 minutos a reiniciar... Enfim!

Como nunca tive necessidade de particionar o disco (apenas tinha 20 GB!), não tenho experiência no assunto... O que fiz mal? Qual a melhor maneira de particionar, de forma a maximizar o desempenho?

P.S.: tenho o windows xp sp2 instalado, partições todas em NTFS... qualquer dúvida, questionem! :wink: Penso que o problema esteja nas partições, pois apenas instalei o disco de 40 GB e o restante hardware é o mesmo (apenas mudei a versão do windows)
NetSynnas
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Nov 17, 2003 14:43

Re: Partições: como defini-las?

Mensagempor PapaGigas » Terça Jan 25, 2005 0:17

NetSynnas Escreveu:Estou com um problema que é o seguinte: comprei recentemente um disco usado (Seagate 7200 rpm, a funcionar em pleno) de 40 GB, para adicionar ao de 20 GB que já tinha (Maxtor 5400 rpm)...

Então pensei em fazer 4 partições, de forma a (pensei eu) optimizar a performance do sistema: uma com o windows (6 GB), uma para programas e documentos - pasta Meus Documentos - (10 GB), outra para downloads e tretas (24 GB) e outra para filmes (20 GB - Maxtor por inteiro)... Isto, pensei eu, iria beneficiar o desempenho do armazenamento... Aconteceu precisamente o contrário, ou seja, demora a abrir qualquer aplicação, demora cerca de 4/5 minutos a reiniciar... Enfim!

Como nunca tive necessidade de particionar o disco (apenas tinha 20 GB!), não tenho experiência no assunto... O que fiz mal? Qual a melhor maneira de particionar, de forma a maximizar o desempenho?

P.S.: tenho o windows xp sp2 instalado, partições todas em NTFS... qualquer dúvida, questionem! :wink:

Boas..

O meu conselho é este:

- Disco de 40Gb's:

C: -> Windows & Program Files -> +/- 15Gb's (penso que chegam)..

D: -> Temporary Files -> +/- 10Gb's (para evitar fragmentar a drive C)..

E: -> Incoming Files -> +/- 15Gb's (quase 3 DVD's em Download.. não chegará?)..

- Disco de 20Gb's:

F: -> Shared Files -> +/- 18Gb's (para musicas.. filmes.. e o que mais tu tiveres para partilha)..

G: -> Swap File -> +/- 2Gb's (é a medida IDEAL)..

PS - Não te esqueças de reservar um minimo de 100Mb de swap no c:.. ;)
PapaGigas
Gurus
Gurus

Registado: Sexta Out 22, 2004 2:54

Mensagempor NetSynnas » Terça Jan 25, 2005 0:40

PapaGigas, obrigado pela dica! :wink:

Quando te referes a swap file, penso que te refiras à memória virtual... É precisa tanta? Tenho 640 MB de sdram 133 e raramente ela enche!!! O sistema recomenda cerca de 960 MB (é o que tem actualmente, na partição do sistema - está em default)
NetSynnas
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor PapaGigas » Terça Jan 25, 2005 0:48

NetSynnas Escreveu:PapaGigas, obrigado pela dica! :wink:

Quando te referes a swap file, penso que te refiras à memória virtual... É precisa tanta? Tenho 640 MB de sdram 133 e raramente ela enche!!! O sistema recomenda cerca de 960 MB (é o que tem actualmente, na partição do sistema - está em default)

Boas..

Só uma correcção.. eu quando digo "Swap File".. quero dizer "Page File".. pois a "virtual memory" é outra coisa.. lol.. é a soma do "Page File" com a memória fisica (neste caso 640Mb).. e quanto á recomendação do windows no que toca ao Swap.. well.. ele tb recomenda a manter os serviços que vêm de origem (entre outras coisas).. e eu tweako aquilo tudo.. ROTFL.. :P

PS - lembra-te destas palavras: "se o windows se soubesse gerir.. não andavamos aqui todos".. LOL.. ;)
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor [PT]CableGuy » Terça Jan 25, 2005 1:12

PapaGigas Escreveu:...lembra-te destas palavras: "se o windows se soubesse gerir.. não andavamos aqui todos"..
HAHAHAHAHAHA !!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: BRUTAL !!! :wink:
Agora imagina o que é o suporte a sistemas UNIX ou qualquer sistema de mainframe. :roll:
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor Tretabyte » Terça Jan 25, 2005 11:17

Boas,
suporte de solaris é que tem a sua piada ehhe

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor NetSynnas » Terça Jan 25, 2005 12:10

PapaGigas Escreveu:Boas..

Só uma correcção.. eu quando digo "Swap File".. quero dizer "Page File".. pois a "virtual memory" é outra coisa.. lol.. é a soma do "Page File" com a memória fisica (neste caso 640Mb).. e quanto á recomendação do windows no que toca ao Swap.. well.. ele tb recomenda a manter os serviços que vêm de origem (entre outras coisas).. e eu tweako aquilo tudo.. ROTFL.. :P

PS - lembra-te destas palavras: "se o windows se soubesse gerir.. não andavamos aqui todos".. LOL.. ;)

Pois... E podes explicar a quem lê isto e não sabe como fazê-lo? :lol:

Faltam-me as palavras para explicar... :lol: :lol: :lol:
NetSynnas
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor PapaGigas » Terça Jan 25, 2005 21:58

NetSynnas Escreveu:Pois... E podes explicar a quem lê isto e não sabe como fazê-lo? :lol:

ROTFL.. ok ok.. vou abrir um tópico sobre isso.. e já aqui venho postar o link.. :P

* EDIT: http://www.hardware.com.pt/forum/viewtopic.php?t=11550
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor PapaGigas » Quinta Jan 27, 2005 5:51

PapaGigas Escreveu:
NetSynnas Escreveu:Pois... E podes explicar a quem lê isto e não sabe como fazê-lo? :lol:

ROTFL.. ok ok.. vou abrir um tópico sobre isso.. e já aqui venho postar o link.. :P

* EDIT: http://www.hardware.com.pt/forum/viewtopic.php?t=11550

Boas..

Para alem de seguires o que está nesse tópico.. aproveita e dá um pulo a www.autopatcher.com de modo a sacares a nova versão do mesmo..

PS - E descansa que é quase automático.. lol.. não é preciso muito para saber instalá-lo.. "boa sorte".. ;)
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor Tretabyte » Sexta Jan 28, 2005 11:31

Boas,
tas em grande com o autopatcher :P

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Mensagempor PapaGigas » Terça Fev 01, 2005 6:22

Tretabyte Escreveu:Boas,
tas em grande com o autopatcher :P

sem mais
Tretabyte

Well.. a verdade é que já fui grande admirador desse projecto.. e folgo em ver que o foram buscar ás urtigas.. lol.. ou seja: boas noticias.. :)
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor Tretabyte » Terça Fev 01, 2005 18:20

Boas,
vamos la ver agora, quando sair o sp3 lol

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Mensagempor PapaGigas » Quarta Fev 02, 2005 0:12

Tretabyte Escreveu:vamos la ver agora, quando sair o sp3 lol

lololololololololol.. :lol: :lol: :lol:

PS - Andas inspirado.. hehehehe.. ;)
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor Mr_coelho » Quarta Fev 02, 2005 13:34

Tretabyte Escreveu:Boas,
vamos la ver agora, quando sair o sp3 lol

sem mais
Tretabyte

esse ja deve trazer anti-virus, spam killer, e claro o firefox em vez do IE :wink:
Mr_coelho
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Set 09, 2003 19:00

Mensagempor Tretabyte » Quarta Fev 02, 2005 14:21

Boas,
e ja nao dizia windows dizia linux lol

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus