Lnux...qual deles!?!?

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Lnux...qual deles!?!?

Mensagempor ricardoa80 » Sábado Set 10, 2005 23:23

Boas pessoal...

aqui por casa só se utiliza Windows mas já li algumas coisas sobre o Linux e gostava de experimentar e explorar um bocado as capacidades do SO. Ainda por cima esta aqui um PC parado mesmo a pedi-las....lolololo

O problema é que pelo que me pude aperceber existem várias "versoes" so assim se pode chamar do Linux...umas mais "amigáveis" que outras. Como estou completamente a zeros em relação a Linux o que vos venho pedir é que me indiquem qual das "versões" disponiveis é mais facil de trabalhar pr me iniciar neste SO.

Para além disso gostava que me indicassem os respectivos locais onde posso fazer os downloads...desde já o meu obrigado!

Cumprimentos
Thermaltake Tsunami Dream(black)
AMD 64 x2 3800+ Thermalright XP-90
Asus A8V Deluxe || 3 Gb Gskill ZX || Seagate 200 Gb 8 Mb + Seagate 320 Gb
LCPower Arkangel 850W
NEC 4550+Compaq LTN 486S
xfx 6600GT
ricardoa80
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Dez 07, 2004 2:51

Mensagempor skyruner » Domingo Set 11, 2005 0:11

Boas,

penso que esse assunto ja foi discutido varias vezes ca no forum, mas ca vai.

Existem inumeras distribuições que podem ser encontradas aqui (trafego nacional).

Quanto a que distribuição usar, bem isso ja vai depender um coto do que queres fazer.
Se for pa aprender e para futuramente ate dares uns "tokes" e quem sabe passar a usar definitivamente, no teu caso eu talvez optasse pelo Slackware ou assim.
Se quizeres Linux so para dizeres ao amigos que tens instalado, instala la o Caixa Magica :?.

Sem mais,
Sky|Runer
Satellite A200-1GB | HTC Magic | SE K750i | 360 Elite + Regza AV 32"
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Dez 25, 2004 20:59

Mensagempor SkylineGTR » Domingo Set 11, 2005 0:13

Se te queres iniciar no Linux vai pelo Ubuntu. Tem uma instalação super fácil, é também "fácil" de usar, tem um guia formidavel em Português e um dos melhores fórums!

www.ubuntulinux.org
i7 920 | ASUS P6T Deluxe V2 | 6GB Corsair Dominator PC3-12800 | BFG GTX285 OC2 | 2x WD 640GB + WD 750GB + Seagate 750GB + Samsung F1 1TB | Corsair HX-620 | HP w2207 | Lian Li PC-V1110B
SkylineGTR
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Dez 28, 2004 22:26

Mensagempor dWzOoR » Domingo Set 11, 2005 0:59

se queres em pt o Suse.. se não há muitos..

Embora esteja completamente habituado ao win..
Imagem
Config :
-Intel Core 2 Duo E6400 / Asus P5B Deluxe Wi-Fi AP / Powercolor ATI HD4850 / 2x1GB Mushkin XP2-PC8500 DDR2 / 1,25TB Storage / LC Power 560 W Titan / Samsung SyncMaster 226BW
dWzOoR
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Fev 26, 2005 20:24

Mensagempor Moralez » Domingo Set 11, 2005 2:38

O Ubuntu é uma exelente escolha tanto para um user não habituado a estas andanças como a um já mais conhecedor, é como ter uma versão Debian Stable... mas com um kernel um bocadinho mais para o recente.

Se não estivesse prestes a provocar um ataque cardiaco ao disco, de tantas vezes que andei a testar distros diferentes, até que testaria o Suse o Fedora, ambos com bons feedbacks.

Mas fica ciente que nenhum deles têm a formula magica para teres um SO 100% compativel, primeiro porque nenhum deles têm drivers Nvidia e ATI de base visto tratar-se de software protegido (não GNU), logo, pelo menos ai terás que os sacar e instalar (arranjo-te guias para Debian e acho que em Mandrake o installer da Nvidia dá á primeira, o da ATI é que não... mas a ATI a fazer drivers para Linux... é aquela coisa de mesmo medonho).

Resumindo, eu recomendo para os novatos:

- Ubuntu, é baseado em Debian mas mais recente e compativel;
- Fedora, nunca o testei mas parece ter a sua propria filosofia;
- Suse, dizem maravilhas dele, isso e ele ocupa dois DVDs;
- Madriva, este é mais pipi, eu cá não o uso, muito limitado, a meu ver;

E para os menos novatos ou até os novatos que se querem divertir:

- Debian Sarge, o kernel base tem prai dois anos, preparem-se para aprender a compilar um kernel;
- Slackware, é bom que começam muito bem o vosso PC;
- Gentoo, para quem têm gostos masoquistas.
AMD Athlon4 XP Barton 2800+
MSI KT4V Lan | 3x512MB DDR 333mhz
Samsung SyncMaster 959NF
XFX GeForce 6800 Ultra 256MB DDR3 | 2xWestern Digital 160gb
Creative SoundBlaster Audigy II | Cambridge SoundWorks Four Point Surround 1000
Laptop Asus A6Va
Moralez
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Jul 19, 2004 16:27

Mensagempor Serial_killer » Domingo Set 11, 2005 19:20

Então e o caixa mágica? Não dá para instalar o caixa mágica e o Windows no mesmo disco? Como se instala?
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 16:38

Mensagempor SkylineGTR » Domingo Set 11, 2005 19:33

Caixa Mágica :?
i7 920 | ASUS P6T Deluxe V2 | 6GB Corsair Dominator PC3-12800 | BFG GTX285 OC2 | 2x WD 640GB + WD 750GB + Seagate 750GB + Samsung F1 1TB | Corsair HX-620 | HP w2207 | Lian Li PC-V1110B
SkylineGTR
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Dez 28, 2004 22:26

Mensagempor Moralez » Domingo Set 11, 2005 19:47

Serial_killer Escreveu:Então e o caixa mágica? Não dá para instalar o caixa mágica e o Windows no mesmo disco? Como se instala?

erm... esquece o caixa magica, Ubuntu, Mandriva, Suse, penso eu Fedora, todos eles dão para ser instalados em Portugês. Mas se a lingua é mesmo importante para ti (vulgo não entendes nada de Inglés), fica-te pelo Windows.

A primeira coisa que vais fazer quando instalares uma distro de Linux vai ser passar um bom tempo a procurar no google um guia para instalares aquela peça que teima sempre eu não ser detectada..
AMD Athlon4 XP Barton 2800+
MSI KT4V Lan | 3x512MB DDR 333mhz
Samsung SyncMaster 959NF
XFX GeForce 6800 Ultra 256MB DDR3 | 2xWestern Digital 160gb
Creative SoundBlaster Audigy II | Cambridge SoundWorks Four Point Surround 1000
Laptop Asus A6Va
Moralez
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Jul 19, 2004 16:27

Mensagempor Kayn » Domingo Set 11, 2005 21:42

Sim, poe o caixa de parte. ate o podes instalar e ate podes gostar, mas isso so acontece ate teres instalado qualquer outra distro. No entanto, apoio ao projecto tuga é sempre bem vindo. Ate os brazucas tem uma distro decente variante do Knoppix (Kurumin) ke ate parece ke suporta o speedtouch de raiz e realmente funcionava (e tb era o 1o lnx ke fazia isso, ke eu via), por isso gostava de ver uma distro tuga a partir ferro com a concorrencia.

Exprimenta o Suse ou o Mandriva. O interface é muito user-friendly. é ate bastante parecido com o windows.

Do Ubunto n gostei mto, e nem sei bem porque. nao é ke tenha nada de mal, mas axei os outros melhores...

E faça-se uma venia ao Gentoo. Deve ser dos mais eskesitos pra instalar, mas o suporte deles PRA TUDO é MUITO bom. Eles descriminam a instalacao passo a passo. so se engana kem ker. Isso e o sistema do Portage ke eles criaram torna-o estupidamente simples de actualizar. E diga-se ke eles andam sempre actualizados na maioria de hardware ke prai anda. pode ser dificil de instalar, mas depois é uma brincadeira para usar/actualizar.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor rcmendes » Segunda Set 12, 2005 10:46

Para começares, aconselho-te a usar o Caixa Mágica 10 Standard. Pois é bastante user-friendly, e dá par teres uma noção do que o Linux. Há um senão, que é ser um versão Desktop. Mas como disse, para começares a aperceber-te do que é o Linux é optima, visto que esta distro já trás os drivers de todos os modem´s que vendem em Portugal, incluindo o problemático Octal A360.

Have a lot of fun.

Cumprimentos.
rcmendes
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Jul 27, 2005 15:39

Mensagempor filduarte » Segunda Set 12, 2005 12:34

Outra vez a mesma questão!!! IACS!!!! CANECOOOO

Para mim será sempre "DEBIAN"

Cumps.
........................................................................
Nota- partindo do principio que vivemos num país democrata (???), todas as opiniões são válidas desde que não provoquem danos irreversiveis noutros utilizadores deste forum ;)
filduarte
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Dez 23, 2004 10:03

Mensagempor Tonux » Segunda Set 12, 2005 12:47

Moralez Escreveu:
Serial_killer Escreveu:Então e o caixa mágica? Não dá para instalar o caixa mágica e o Windows no mesmo disco? Como se instala?

erm... esquece o caixa magica, Ubuntu, Mandriva, Suse, penso eu Fedora, todos eles dão para ser instalados em Portugês. Mas se a lingua é mesmo importante para ti (vulgo não entendes nada de Inglés), fica-te pelo Windows.

A primeira coisa que vais fazer quando instalares uma distro de Linux vai ser passar um bom tempo a procurar no google um guia para instalares aquela peça que teima sempre eu não ser detectada..

É isso... É a tal peça do "lego" que não encaixa... Mas com paciência lá se vai encontrando... O Fedora, como SO, é razoável: estável e fácil de compreender; ambiente(s) gráfico(s) não muito diferente(s) do windows. O mandrake/mandriva também é razoável, com ambiente(s) gráfico(s) idêntico(s), também ao(s) do windows
Tonux
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Dez 22, 2004 21:16

Mensagempor Serial_killer » Quinta Set 15, 2005 16:44

Inglês é comigo. O problema não é esse. Eu ainda estou á espera para saber qual é o Linux que vou dar na escola. Obrigado.
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Red_Beret » Quinta Set 15, 2005 16:47

Serial_killer Escreveu:Inglês é comigo. O problema não é esse. Eu ainda estou á espera para saber qual é o Linux que vou dar na escola. Obrigado.

Na escola. é o caixa tragica, quase de certeza (presumindo que e escola basica/secundaria)
Imagem
Red_Beret
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Set 17, 2004 11:13

Mensagempor Serial_killer » Quinta Set 15, 2005 17:00

Deve ser a caixa "tragica" (gostei da ideia). Como instalo-a numa partição. Já "comprei" uma das menos legais. Agora não sei instalar.
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Próximo

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes