KDE vs GNOME

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

KDE vs GNOME

Mensagempor zinko_pt » Terça Ago 08, 2006 11:34

Caros "carolas" de Dapper Drake,

Tenho algumas questões de n00b acerca desta versão nos "sabores" Kubuntu e Ubuntu, mas primeiro vou contar o que ando a fazer:

Instalei o Kubuntu no lap HP XE3 PIII 128MB que correu bem, porque tinha uma partição swap prévia. Tentei o XFCE depois de Ubuntu Server, mas em duas instalações deu erro no x-server. Neste sistema (HP+Kubuntu) uma wireless Gigabyte WBKG USB 54mbits foi reconhecida à primeira (sem recorrer ao ndiswrapper e drivers Windows!!!) e só tive que configurar o DHCP e activar o dispositivo "rausb0". Agora tenho o GRUB com Kubuntu e XP a funcar bem.
1 - sendo que posso fazer backup da config do x-server (ou lá o que é), como posso restaurá-la quando dá erro e só tenho acesso à prompt? Isto é especialmente útil quando tentar instalar o 3ddesktop no ACERTM8003LMI. Mas quanto ao ACER já lá vou.

2- Como posso definir por default que o "rausb0" está fica sempre activado sempre que o conecto antes ou depois (é indiferente) de ligar o HP? Eu preciso que a entrada no Kubuntu e ligação à net seja o mais fácil possível (a minha mulher ainda percebe menos que eu :) )

3- Quais as ferramentas de WEP (entre outras) para KDE que posso instalar, uma vez que quero adicionar outras protecções para além do MAC ad, no router? Tenho o prismstumbler, qq coisa "snort", Wireless Assistant, entre outras, no ACER mas não consegui instalar em KDE (HP).

4 - No Dapper, em qualquer sabor existe alguma coisa do tipo defrag? É que já minimizei os artefactos do KDE, mas 128MB não fazem milagres.

Quanto ao ACER, tenho o Ubuntu porque gosto mais e porque tenho máquina para o aguentar. Mas restam algumas questões:
1 - Não consegui configurar e/ou instalar qualquer aplicação que faça a gestão do BT.

2- Tenho algum receio de meter o 3ddesktop (tenho-o num P4@2.6MHz c/ MX440 a funcar bem) no ACER e andar a mexer nas configs para passar a ter dual-head como tenho para o XP (GRUB Ubuntu+XP em desktop extendido). Por enquanto tenho o monitor do lap e um LCD ACER a darem-me a mesma imagem. E tudo o que eu tenho encontrado é para IBMs e Toshibas, o que não é bem a mesma coisa.

3- Existe algum tweaker para ATI (ACER) no Dapper, como tenho para a NVIDIA MX440? Não encontrei nada até agora.

Finalmente, e uma vez que o wiki (ubuntuguide.org/wiki) é para o Ubuntu, existe alguma documentação sucinta que compare KDE com GNOME? Dava-me jeito saber as diferenças para poder "saltar" mais facilmente entre os dois ambientes. Eu até tive instalar o Synaptic no KDE porque não me entendo com o APT "manager" (ou lá o que é) de origem. E também parece que o sudo do GNOME é Kesudo (ou qq coisa do género) no KDE.

Enfim, agradeço qualquer ajuda, porque nunca estudei informática, muito menos Linux, mas estou rendido às potencialidades, segurança e conveniência. Em contrapartida se quiserem colocar alguma questão sobre estratégia, gestão ou marketing, façam favor que é mais a minha área.
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 02, 2004 13:09

Mensagempor zinko_pt » Quarta Ago 09, 2006 9:59

Bem, eu devo ter jeito para fazer perguntas retóricas.

Moebius, Onyros, SkyWalker, anyone?
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Onyros » Quarta Ago 09, 2006 13:49

Há aí coisas que posso dar uma "mãozinha", mais logo já respondo como deve ser (agora falta tempo ;))
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Jan 07, 2004 16:35

Mensagempor zinko_pt » Segunda Ago 28, 2006 9:42

Ainda não há quem me possa dar uma ajuda nas questões?
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante