Ubuntu 7.04 - Questões (P.Gráfica; Boot; Desinstalação)

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Ubuntu 7.04 - Questões (P.Gráfica; Boot; Desinstalação)

Mensagempor hlspassos » Segunda Abr 23, 2007 13:02

Instalei o Ubuntu no meu portatil (Toshiba M70-164) e aquilo ficou com uns problemazitos...

1 - A placa gráfica (ATI Radeon X700) acho que não foi detectada e qd tento por a resolução 1280x800 a ecrã fica todo distorcido...como resolver?

2 - No boot aparecem quatro opções para iniciar o computador, visto que tb tenho o XP instalado; as primeiras 3 referem-se ao Ubuntu e só a quarta é que se refere ao XP; como por por defeito o computador a iniciar logo pelo XP, ou seja a 1a opção ser a do windows e só depois as outras do ubuntu?

3 - Se quiser desinstalar o Ubuntu do computador sem depois dar problemas como faço?

Obrigado...
hlspassos
Novato
Novato

Registado: Sábado Fev 24, 2007 3:14

Mensagempor Azarael » Segunda Abr 23, 2007 14:06

http://ubuntuguide.org/wiki/Ubuntu:Feisty - Mais ou menos tudo o que perguntas e o que podes perguntar (assumo que estejas a usar a mais recente).

Mas dando uma ajuda...

A gráfica foi te detectada (não vias nada no monitor caso contrário), só que foram te instalados drivers "genéricos" como no XP, experimenta instalar os proprietários. No manual diz lá como.

Tens que editar as configurações do GRUB (é o que te aparece para escolheres o SO). http://ubuntuguide.org/wiki/Ubuntu:Feis ... _GRUB_menu
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor hlspassos » Segunda Abr 23, 2007 16:01

Eu ainda sou caloiro no linux!! :roll: :roll:

Como é que faço para fazer isto:

"Method 1: Install the Driver the Ubuntu Way:

sudo apt-get update
sudo apt-get install linux-restricted-modules-$(uname -r) #Okay if it is already installed
sudo apt-get install xorg-driver-fglrx
sudo depmod -a

If the system complains about dependencies, use the Synaptic Package Manager (under System>Administration>Synaptic Package Manager) to download python2.4 and all the packages upon which it is depended"

????

Vou editar código?Onde?Antes de entrar no ubuntu ou depois em alguma aplicação que tenha lá e dê para fazer isto?
hlspassos
Novato
Novato

Registado: Sábado Fev 24, 2007 3:14

Mensagempor Im-Ho-Tep » Segunda Abr 23, 2007 16:22

hlspassos Escreveu:Eu ainda sou caloiro no linux!! :roll: :roll:

sudo apt-get update
sudo apt-get install linux-restricted-modules-$(uname -r) #Okay if it is already installed
sudo depmod -a

If the system complains about dependencies, use the Synaptic Package Manager (under System>Administration>Synaptic Package Manager) to download python2.4 and all the packages upon which it is depended"

????

Vou editar código?Onde?Antes de entrar no ubuntu ou depois em alguma aplicação que tenha lá e dê para fazer isto?

Tens de inserir os codigos na linha do comandos. nao me lembro bem onde porque agora tou com o xp.

==EDIT==

Para intruduzires od codigos vai a aplicações/acesorios/consola
Im-Ho-Tep
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Ago 21, 2005 21:30

Mensagempor Azarael » Segunda Abr 23, 2007 20:30

hlspassos Escreveu:Eu ainda sou caloiro no linux!! :roll: :roll:

sudo apt-get update
sudo depmod -a

????

Antes disso vai a Adicionar/Remover e procura lá por "driver", deve-te aparecer depois algo como "ATI Binary", instala isso e depois vai a Sistema > Administração > Gestor de Controladores Restrictos e activa o driver. Deves conseguir desta maneira sem ter q ir à linha de comandos.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor lordanubis » Segunda Abr 23, 2007 20:34

Vai a Administration->Restricted Drivers Manager

Deve aparecer lá uma opção para instalar o driver proprietário. Clica e tá feito. (Pelo menos comigo deu e tenho a mesma gráfica).

PS: Uma alternativa a usar o apt-get é ires a Administration->Synaptic Package Manager e pesquisar por fglrx (o driver proprietário da ATI). Este programa faz o mesmo que o apt-get mas em modo gráfico.
lordanubis
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Ago 21, 2005 20:56

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes