por LMX » Terça Mai 22, 2007 18:17
Boas!!
Antes de mais quero dizer-vos pela experiencia de ja ter instalado de novo 6 a 7 vezes o mandriva 2007 spring free(se calhar ja lhe perdi as vezes que instalei), no ultimo mes, que trata-se de um Sistema Operativo em muitos aspectos de muito altissima qualidade, coisas que nao encontrei em Suses, Ubuntus, que tambem tenho instalado, e outros.
Em relação a bugs bem nao vou ter tempo para relatar a quantidade deles!!!
Pontos Negativos!!!--->Muitos
Desde os referidos freezes do desktop quando faço shutDown, aos freezes quando tento fazer login com o icewm, etc(o melhor que funcionou ate agora foi o blackbox),passando pelo desaparecimento das opções de desligar hibernar etc, entrando no campo de arranque e "starting x server...fatal error", ao facto de nunca conseguir instalar a grafica e estar em modo vesa, ao facto de que quando instalo qualquer coisa tenho o mesmo bug que tinha no ubuntu 6.10, quando vou ver o "menu iniciar ", a falta de programas para instalar,...as demasiadas opções dispersas para efectuar a mesma coisa ou parecida mas ao fazeres isso da direito a instalat de novo, a mistura de (em gnome) aplicações gnome e mandrake, umas fazem a mesma coisa ou quase das outras mas se editas umas e nas outras esta diferente(ja sabem ...reeinstall!!)...etc...etc!
A nivel de usabilidade nota dez para o Ubuntu, pois o gksudo e o sudo funcionam na perfeição e permitem trabalhar com bastante conforto, tento em conta que se trabalha em linux, no mandriva nota 0(zero), simplesmente nao funcionam(pelo menos o gksudo acho que nem existe).Quando instalam o Mandriva na vossa maquina muito cuidado pois façam uma copia do fstab e do menu.lst do outro vosso linux, pois o gajo nao coloca essas opções de arranque no boot(so vê Windows).
Pontos positivos--->Alguns!!!
posso dizer-vos que posso confgurar a forma como o meu processador trabalha se quero poupar mais energia ou menos, se quero que o processador trabalhe de forma a ter pouco tempo de latencia entre operações etc...é um mundo!!!obviamente tenho um portatil e como tal a questão de gestao de alimentação etc, é muito importante!!
A nivel de arranque aconselho a instalarem-se bem pois demora para burro a arrancar, depois de arrancar é mais rapido que o ubuntu , etc, trabalha muito bem!!A nivel de som tem mais potencia que o ubuntu, nao sei porque pois utiliza os mesmos pacotes de SW.
A nivel de rede, a ethernet funciona normal, a wireless um pouco melhor que em outras distribuições que testei, nao a nivel de rapidez de funcionamento, mas a nivel das latencias quando se ligam no wireless.Em relação a algum hardware permite utilizar drivers ate da Mic$oft(mas de uma forma muito confusa).A nivel de detecção de hardware, bem....aqui temos que tirar mesmo o chapeu ao mandriva pois é qq coisa de estupidamente brutal, ate na forma como é catalogado o hardware(quanto a mim um dos maiores problemas das outras distribuições em relação a hardware).Em relação a instalar SoftWare é mais intuitiva a aplicação usada pois cataloga os diversos temas de Software de uma forma extremamente boa.podem fazer scrool com o toutchpad, nos cantos(cima, baixo).As formas das janelas teem de facto uma qualidade muito grande, os temas são muito bonitos e dao um ambiente vivo e que da vontade trabalhar nele, ao contrario dos do Ubuntu, estes cor de tijolo com os tipicos cantos arredondados das janelas e com umas cores que nao gosto muito, e as opções nao sao muitas.
Conclusão!!!!
Em suma é uma distribuição virada para a inovação, penso que nem teria oponente pelas opções que oferece.... se funcionasse na totalidade!!
Só a uso pois tenho a opção de colocar o meu processador em modo powersave e a ventoinha nem se ouve!!voila...consigo quase 6 horas de bateria em funcionamento sem stress.
Pago a factura quando quero fazer logoff/restart/shutDown pois tenho que carregar no botão on/off, e o disco meu deus ate grita, um dia destes la se vai.....
Não conheço outra distribuição que me ofereça uma boa possiblidade de Configuração de alimentação e uma prestação tao boa a nivel de velocidade de trabalho em ambiente grafico, e é so por isto que ainda uso isto(Mandriva), mas nunca descoro o meu Ubunto 6.10 pois permite-me fazer uma normalidade de coisas, que este nao me da...incluindo as coisas banais de um SO, como desligar e logoff...etc
Cumprimentos
De pé mas...Cansado!!!