Mandriva 2007 - mau exemplo para o linux?

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mandriva 2007 - mau exemplo para o linux?

Mensagempor Tonux » Sábado Abr 28, 2007 1:21

nstalei (e reinstalei várias vezes) o mandriva 2007. Não fiquei com boa impressão acerca dele. Muito instável, de tal modo que o tive que reinstalar várias vezes. Quando acciono a protecção de ecran, dá crash e faz reboot. Ambientes 3D? Nem pensar! Vai tudo abaixo. Numa das instalações fiquei sem acesso à internet, repentinamente; não consegui saber o porquê, embora tivesse perdido mais de uma hora para resolver o problema. Tive que reinstalar. Não sei se será esta a opinião geral acerca desta distro.

Os grandes problemas são a nível gráfico. Já tentei dar os mais variados parâmetros à plca gráfica, uma Matrox Millenium G550 dual Head AGP com 32 MB de RAM, mas nada :twisted: . Ainda aceitava que não funcionasse em 3D, agora em modo normal é que não :cry:

Continuo a preferir o Fedora Zod, perfeitamente estável e podendo competir co o Vista à vontade.
Tonux
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Dez 22, 2004 21:16

Mensagempor Onyros » Sábado Abr 28, 2007 11:38

Mandriva foi de maca.

A partir do momento em que despediram arbitrariamente a pessoa que, basicamente, criou a distro, quando esta ainda se chamava Mandrake Linux (o Gaël Duval), só têm feito mer**. E já vinham a fazer há algum tempo.

Transformaram-se de um histórico de Linux em história de Linux...
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Jan 07, 2004 16:35

Mensagempor Tonux » Segunda Abr 30, 2007 23:45

De facto, aqui, o mau exemplo foi a placa gráfica (e eu também incluído, penso :oops: ) . Na sua configuração deixei a opção de usar os drivers 3D, quando a placa não é 3D, mas sim 2D (fiquei a saber!). Daí essa procissão toda de erros. Configurei, então, correctamente a placa, sem a opção 3D e ficou a funcionar melhor, embora ainda com uns bugs à mistura...

Porém, o Mandriva 2007 fica uns pontos abaixo do Mandrake 10.1. Fiz o upgrade e, pelos vistos, não valeu a pena. Esperava mais do Mandriva 2007. Do que conheço, o meu voto vai para o Fedora Core 6 "Zod".

Tens razão Onyros. Mas quem foi de maca foi o Mandrake que não recuperou.
Tonux
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor andyrock » Terça Mai 01, 2007 1:19

A matrox suporta 3D em linux, não sei é se da para o xgl and stuff, é uma questão de pesquisar.
Toshiba A100-158 * Core Duo T2400 * 3 GB DDR2 * Mobility X1600
Windows 7 | Windows Firewall + KAV
andyrock
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Ago 25, 2005 12:54

Mensagempor Tonux » Terça Mai 01, 2007 1:52

andyrock Escreveu:A matrox suporta 3D em linux, não sei é se da para o xgl and stuff, é uma questão de pesquisar.

Eu bem tentei explorar, mas só tive erros. Quando pretendia passar para um ecrã 3D, ficava preto e fazia o reboot. Além disso, em gnome algumas aplicações davam o mesmo efeito. A maior parte dos ambiente gráficos não era fiável, excepto o kde que era mais fiável, mas nunca em 3D. Nunca consegui, também, criar janelas translúcidas. Agora, que não tenho a opção 3D escolhida, a coisa corre bastante melhor, mas há dois ambientes gráficos que ainda não posso usar: o WindowsMaker e o Drak3D (este por motivos óbvios). O gnome também apresenta alguns bugs, ainda: quando acabo a sessão, fico parado num ecrã de texto que me pede o nome e a password. Escrevo então o pedido e faço 'startx' indo parar ao kde, que agora fica sem hipótese de desligar o computador na caixa de fecho (onde a opção desapareceu). Logo, tenho que o encerrar à unha, isto é, a partir do botão 'reset'. Se me mantiver só em kde, prescindindo das 3D, o sistema funciona razoávelmente.

Mas, se entretando tiveres mais alguma ideia agradecia que "postasses"
Tonux
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor cyberj » Quarta Mai 02, 2007 10:47

Tenho uma ideia....

Usa uma distribuição decente... que tal?

Suse linux? Por exemplo.!
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Jul 19, 2006 10:01

Mensagempor alr_tech » Quinta Mai 17, 2007 11:36

boas

Fedora
Ubuntu e as suas sub versões..

belos tempos do mandrake e das sus versões especiais de segurança...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Tonux » Sexta Mai 18, 2007 23:30

Anulei as opções 3D e as transparências e ficou a funcionar com estabilidade, só que castrado, pois não tenho os efeitos que desejava. Contudo, creio que há por aí um driver mais recente para a Matrox e vou experimentá-lo. Só espero não estragar tudo. Este driver está projectado para a versão 2008 e eu tenho a 2007.0.
Tonux
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Kayn » Sábado Mai 19, 2007 3:09

Ja que instalaste tantas vezes, submete-te a mais uma. Vais ver que uma instalação do ubuntu é uma brisa extremamente ligeira comparado com uma reconfiguraçao do que estas a tentar fazer.

E ainda tem a lata de fazer versoes pagas por uma coisa tao instavel...
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor Tonux » Sábado Mai 19, 2007 13:51

Kayn Escreveu:Ja que instalaste tantas vezes, submete-te a mais uma. Vais ver que uma instalação do ubuntu é uma brisa extremamente ligeira comparado com uma reconfiguraçao do que estas a tentar fazer.

E ainda tem a lata de fazer versoes pagas por uma coisa tao instavel...

Na realidade, a Mandriva, para "oferecer" mais estabilidade tem que ser paga. Tem uma faceta Linu$ e não Linux. É pena que as edições free sejam relativamente pobres e possam apresentar instabilidade. Neste ponto, considerando outra distro tradicional, o fedora/red hat parece ser melhor. Mas o red hat para empresas também é pago.
Tonux
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Kayn » Sábado Mai 19, 2007 14:17

E depois tens o Ubuntu completamente estavel, facilimo de usar, com montes de software disponivel e que nunca te irão pedir um tusto. Vai contra a politica deles. :)
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Mensagempor Lvsitano » Sábado Mai 19, 2007 18:47

Eu uso o Kubuntu (versão com KDE) e adoro.
Lvsitano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Nov 01, 2004 17:56

Mensagempor LMX » Terça Mai 22, 2007 18:17

Boas!!
Antes de mais quero dizer-vos pela experiencia de ja ter instalado de novo 6 a 7 vezes o mandriva 2007 spring free(se calhar ja lhe perdi as vezes que instalei), no ultimo mes, que trata-se de um Sistema Operativo em muitos aspectos de muito altissima qualidade, coisas que nao encontrei em Suses, Ubuntus, que tambem tenho instalado, e outros.
Em relação a bugs bem nao vou ter tempo para relatar a quantidade deles!!!

Pontos Negativos!!!--->Muitos
Desde os referidos freezes do desktop quando faço shutDown, aos freezes quando tento fazer login com o icewm, etc(o melhor que funcionou ate agora foi o blackbox),passando pelo desaparecimento das opções de desligar hibernar etc, entrando no campo de arranque e "starting x server...fatal error", ao facto de nunca conseguir instalar a grafica e estar em modo vesa, ao facto de que quando instalo qualquer coisa tenho o mesmo bug que tinha no ubuntu 6.10, quando vou ver o "menu iniciar ", a falta de programas para instalar,...as demasiadas opções dispersas para efectuar a mesma coisa ou parecida mas ao fazeres isso da direito a instalat de novo, a mistura de (em gnome) aplicações gnome e mandrake, umas fazem a mesma coisa ou quase das outras mas se editas umas e nas outras esta diferente(ja sabem ...reeinstall!!)...etc...etc!
A nivel de usabilidade nota dez para o Ubuntu, pois o gksudo e o sudo funcionam na perfeição e permitem trabalhar com bastante conforto, tento em conta que se trabalha em linux, no mandriva nota 0(zero), simplesmente nao funcionam(pelo menos o gksudo acho que nem existe).Quando instalam o Mandriva na vossa maquina muito cuidado pois façam uma copia do fstab e do menu.lst do outro vosso linux, pois o gajo nao coloca essas opções de arranque no boot(so vê Windows).

Pontos positivos--->Alguns!!!
posso dizer-vos que posso confgurar a forma como o meu processador trabalha se quero poupar mais energia ou menos, se quero que o processador trabalhe de forma a ter pouco tempo de latencia entre operações etc...é um mundo!!!obviamente tenho um portatil e como tal a questão de gestao de alimentação etc, é muito importante!!
A nivel de arranque aconselho a instalarem-se bem pois demora para burro a arrancar, depois de arrancar é mais rapido que o ubuntu , etc, trabalha muito bem!!A nivel de som tem mais potencia que o ubuntu, nao sei porque pois utiliza os mesmos pacotes de SW.
A nivel de rede, a ethernet funciona normal, a wireless um pouco melhor que em outras distribuições que testei, nao a nivel de rapidez de funcionamento, mas a nivel das latencias quando se ligam no wireless.Em relação a algum hardware permite utilizar drivers ate da Mic$oft(mas de uma forma muito confusa).A nivel de detecção de hardware, bem....aqui temos que tirar mesmo o chapeu ao mandriva pois é qq coisa de estupidamente brutal, ate na forma como é catalogado o hardware(quanto a mim um dos maiores problemas das outras distribuições em relação a hardware).Em relação a instalar SoftWare é mais intuitiva a aplicação usada pois cataloga os diversos temas de Software de uma forma extremamente boa.podem fazer scrool com o toutchpad, nos cantos(cima, baixo).As formas das janelas teem de facto uma qualidade muito grande, os temas são muito bonitos e dao um ambiente vivo e que da vontade trabalhar nele, ao contrario dos do Ubuntu, estes cor de tijolo com os tipicos cantos arredondados das janelas e com umas cores que nao gosto muito, e as opções nao sao muitas.

Conclusão!!!!
Em suma é uma distribuição virada para a inovação, penso que nem teria oponente pelas opções que oferece.... se funcionasse na totalidade!!
Só a uso pois tenho a opção de colocar o meu processador em modo powersave e a ventoinha nem se ouve!!voila...consigo quase 6 horas de bateria em funcionamento sem stress.
Pago a factura quando quero fazer logoff/restart/shutDown pois tenho que carregar no botão on/off, e o disco meu deus ate grita, um dia destes la se vai.....

Não conheço outra distribuição que me ofereça uma boa possiblidade de Configuração de alimentação e uma prestação tao boa a nivel de velocidade de trabalho em ambiente grafico, e é so por isto que ainda uso isto(Mandriva), mas nunca descoro o meu Ubunto 6.10 pois permite-me fazer uma normalidade de coisas, que este nao me da...incluindo as coisas banais de um SO, como desligar e logoff...etc

Cumprimentos
De pé mas...Cansado!!!
LMX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Out 20, 2004 21:16

Mensagempor Kayn » Terça Mai 22, 2007 18:52

Nao sei se houve alguma melhoria no novo ubuntu, em relação à parte do powersave, mas porque não o experimentas? Provavelmente até ja tem essa coisa que o mandriva ja trazia... livravas-te de vez do mandriva :P
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Mensagempor LMX » Terça Mai 29, 2007 18:23

sim é verdade que era excelente!!
num sistema operativo alem de velocidade e extabildade prezo muito as questoes de gestao de alimentação e temperatura, e embora o linux em geral ainda nao acompanhe o windows neste campo(muito por culpa das aplicações windows das propias marcas que trazem muitas opções de configuração e para linux ...nada), noutros esta de igual para igual e noutros melhor!!
Em relação ao Ubunto feisty fawn, gosto das introduções que melhoram(facilitam) a vida a usuarios de uma forma que ainda nao vi noutra distro, a forma descansada com que se trabalha em Ubunto para mim é referencia maxima em linux!!Ja experimentei o livecd, mas infelizmente as opções de gestão de alimentação, esta igual ao 6.10, é mesmo uma pena pois neste campo distros como Suse.Mandriva;Fedora core 6 estao melhores.Tive também alguns crashes quando instalei(o sistema impamcava e nao desligava, ou quando desligava nao arrumava a cabeça dos discos e ate se ouvia o estalo), por isso fiquei um pouco triste pois eu sou fã numero 1 do ubunto, nao porque gosto que todos tenham ubunto, mas porque sei reconhecer a qualidade e versatilidade deste sistema opetativo!!!posso dizer vos com orgulho que desde que instalei isto(Ubunto 6.10) de uma forma definitiva nunca me crashou...!!!Os problemas do 7.04 podem estar relacionados com o facto da minha maquina nao gostar muito de ultimas versões de kernel, ou com alguns bugs(saquei o cd logo mal saiu ainda nem havia updates).

Cumprimentos
De pé mas...Cansado!!!
LMX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Out 20, 2004 21:16

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante