Duplicação do XP

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Duplicação do XP

Mensagempor expresso » Sábado Jun 26, 2004 0:43

Boas pessoal!

Ontem estive a dar uma limpeza a fundo no pc de uma amiga ( Fujitso Siemens Amilo M - celeron ). Decidi reinstalar o xp, utilizado o " system recovery disk" que não passa de um cd do Xp home edition - versao portuguesa - Achei estranho ao iniciar o processo de reinstalação por não ter as opções comuns quando se instala o xp, pois estava tudo igual excepto só ter as opçoes "apagar partição" "cirar partição" "instalar" faltando as outras ( escolher partição aonde instalar , formatar a partição antes de instalar etc etc). Depois de fazer a instalação fiquei c/ um boot para dois XP's. Pensei que não era nada de grave, apenas uma falha, no entanto o que aconteceu foi que fiquei com dois S.O (Win XP) instalados no mesmo disco, que nem sequer esta particionado !!! :!: :?: :!: :roll: .
Mas como um azar nunca vem só, tentei recorrer a outros cd's de instalação do Win XP ( desta vez a versão professional) mas aquela treta nao reconheceu os cd's como sendo cd's para boot , etc.... alias um não reconheceu...o outro reconhece como booting disk...mas nao avança lol.
Mas como não há duas sem 3 lembrei-me de arranjar um disquete de arranque para poder formatar o disco todo e assim fazer uma instalação completamente limpa...no entanto o portátil não tem drive de disquetes :/
expresso
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Mai 15, 2004 21:03

Mensagempor [PT]CableGuy » Sábado Jun 26, 2004 1:18

Não percebi se chegaste a formatar a partição ou não... :oops:
De qualquer maneira , parece que a tua ùnica "safa" é criares um BOOT-CD ,
com um sistema operativo qualquer...de preferência simples , como o MS-Dos.
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor ruimartins » Sábado Jun 26, 2004 10:10

boas!

a solução mais fiável e sem precauços é mesmo formatar. mas isso já me pareceu que sabes fazer. CD na drive, esperas que arranque, format, e nova instalação pra cima. quando à criação de um bootable CD... não é nada de complicado, mas é sempre preciso ter em atenção o tipo de formatação do disco, se estás em NTFS que é o mais comum e aconselhado a quem corre sobre XP, não vais lá com qualquer bootable CD. de qualquer forma, segundo entendi, o problema que tens é com um CD que devia ser bootable ... mas supostamente não arranca, se uma limpeza cuidadosa do CD não resolver, só te resta um alternativa, arranjar outro ;) ou então, instalar a partir do CD que referiste da versão home em PT.

quanto ao system recovery, tens de ter atenção, se instalas o S.O. com a versão XP home PT, não vais fazer o recovery com um CD da versão XP pro En!

mas o melhor agora é mesmo formatar e instalar de novo... senão começa a haver lixo a mais no sistema e os problemas crescem exponecialmente.

cumprimentos
Imagem
ruimartins
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Fev 02, 2004 12:12

Mensagempor expresso » Sábado Jun 26, 2004 14:03

Boas pessoal.

O problema é que ele não me deixa formatar o disco usando as opções comuns disponiveis quando se faz uma instalação ou reinstalação do S.O !! Eu bem queria formatar o disco e instaçar tudo limpinho. A única solução para formatar aquilo será Através da linha de comandos DOS!! O "system recovery" que veio com o portatil não é mais do que o XP home edition um pouco alterado, e apenas serve para reinstalar o S.O , só que o modo como ele faz é que deu-me o tal problema da criação de dois "xp" no disco. Tentei fazer a reintalação do XP usando os cd's que ca tenho, só que 1 dos cd's o gajo nem reconhece como bootable, e o outro reconhece mas depois não faz mais nada!!

Obrigado pela atenção!!
expresso
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Mai 15, 2004 21:03

Mensagempor ruimartins » Sábado Jun 26, 2004 14:50

boas!

então, começo por dizer que tinha entendido mal o que escreveste, ou pelo menos não entendi da mesma forma que entendi agora depois de ler este teu ultimo post.

se não estás a fazer nada de errado, o que acredito que seja verdade, só vejo duas soluções. experimentas com um outro CD que ainda não tenhas experimentado (acredito que não seja dificil encontrar quem te empreste um CD de instalação do XP)

se assim for, aproveita para instalar a versão Pro.

se a coisa não der assim, existem várias soluções, uma delas é fazeres o download de uma ferramenta muito eficaz http://public.www.planetmirror.com/pub/ubcd/ubcd221.iso . gravas o iso para um CD com o nero outro programa qualquer que te permita fazer isso e arrancas através dele. depois tens uma panóplia de ferramentas que te permitem fazer tudo, e mais alguma coisa!

boa sorte. espero que assim consigas o que queres.

cumprimentos
Imagem
ruimartins
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Fev 02, 2004 12:12

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante