Dinossauros informáticos

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Dinossauros informáticos

Mensagempor mariosilva » Quinta Set 06, 2007 12:31

O primeiro pc que tive foi um Macintosh LC, com sistema 7 e o office Clariworks, da Microsoft (com Word 4.0 e outros). Ainda o Windows andava a tentar piratear o sistema de janelas (porque este sistema não foi invenção da Microsoft) e já a Apple apresentava um sistema operativo com janelas e com uma estabilidade fenomenal. A fiabilidade da máquina e software é tal que ainda o tenho e funciona na perfeição. 8)
Contudo, na guerra do marketing ganhou a Microsoft e portanto, o windows rules. :???:

Se receber ficheiros por e-mail elaborados num sistema Mac, consigo abri-los porque o Win XP tem a funcionalidade de abrir ficheiros em Word 4.0 da Macintosh; mas se introduzir uma diskete num pc/Win formatada em Macintosh com ficheiros do office (Word, etc.), o pc mostra um aviso a mencionar que a diskete não é legivel e não está formatada.
Por isso, questiono se alguém conhece software que consiga com que um pc/windows leia disketes formatadas em Mac, e consequentemente, consiga copiar ficheiros do Office (word, excel, etc.).
mariosilva
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Abr 30, 2007 16:31

Mensagempor zinko_pt » Quinta Set 06, 2007 14:26

Eu quando usava um Classic II (acho que era este o nome, que tinha monitor e CPU num só bloco, mas também usei desktops PPC) tinha um programa que "lia" disquetes.

Como já foi à tantos anos, não me lembro o nome.
"Os brinquedos das crianças e dos adultos diferem em duas coisas: tamanho e preço".
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 02, 2004 13:09

Re: Dinossauros informáticos

Mensagempor Onyros » Sexta Set 07, 2007 13:13

mariosilva Escreveu:O primeiro pc que tive foi um Macintosh LC, com sistema 7 e o office Clariworks, da Microsoft (com Word 4.0 e outros). Ainda o Windows andava a tentar piratear o sistema de janelas (porque este sistema não foi invenção da Microsoft) e já a Apple apresentava um sistema operativo com janelas e com uma estabilidade fenomenal. A fiabilidade da máquina e software é tal que ainda o tenho e funciona na perfeição. 8)
Contudo, na guerra do marketing ganhou a Microsoft e portanto, o windows rules. :???:

Se receber ficheiros por e-mail elaborados num sistema Mac, consigo abri-los porque o Win XP tem a funcionalidade de abrir ficheiros em Word 4.0 da Macintosh; mas se introduzir uma diskete num pc/Win formatada em Macintosh com ficheiros do office (Word, etc.), o pc mostra um aviso a mencionar que a diskete não é legivel e não está formatada.
Por isso, questiono se alguém conhece software que consiga com que um pc/windows leia disketes formatadas em Mac, e consequentemente, consiga copiar ficheiros do Office (word, excel, etc.).
Ui, esse velho problema entre volumes Mac e Windows.

Quando trabalhava intensivamente com Macs, era "obrigado" a manter um velho Mac PowerPC a 233MHz a trabalhar (e não é que aquilo corria o Photoshop 7 e tudo?). Também tinha esse problema com volumes formatados em Windows no Mac, e a única solução que encontrei foi o DOS Mounter MAS... segundo o que me lembro apenas era compatível com Mac OS 9. Havia outra solução, o PC Exchange se não me engano, mas também não sei se será compatível ao ponto de trabalhar com o sistema 7.

edit: Segundo a informação neste site, o DOS Mounter é compatível com Mac OS 7 ;)

Procura por essas referências pode ser que tenhas sorte ;)

Já agora, qual é que é o modelo, especificamente? É que LC's houve bastantes!
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Jan 07, 2004 16:35

Mensagempor mariosilva » Sexta Set 07, 2007 21:56

O velho problema foi ultrapassado com o Mac OS X e subsequentes, em este sistema tem integrado uma funcionalidade que permite ler drives formatadas no sistema Windows (claro que no que dependesse da Microsoft, nada seria feito :x ).
Ainda hoje considero o Mac Os como o melhor sistema operativo com que trabalhei: estabilidade excepcional ( os conceitos crash e ecran azul não existem), fiabilidade, intuitivo (com autodidactismo em pouco tempo se dominavam as funcionalidades). Foi uma pena a concorrência desleal da Microsoft o ter esmagado... :(

O modelo que possuo é simplesmente LC, com disco rígido de 40 MB (!) ainda não preenchido (exceptuando os jogos e ficheiros multimédia, tem proporcionalmente a mesma quantidade de ficheiros que no meu PC!...).
Pela informação fornecida parece que é o software indicado, mas existe em Portugal?
mariosilva
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Abr 30, 2007 16:31

Mensagempor Onyros » Sábado Set 08, 2007 1:16

mariosilva Escreveu:O velho problema foi ultrapassado com o Mac OS X e subsequentes, em este sistema tem integrado uma funcionalidade que permite ler drives formatadas no sistema Windows (claro que no que dependesse da Microsoft, nada seria feito :x ).
Ainda hoje considero o Mac Os como o melhor sistema operativo com que trabalhei: estabilidade excepcional ( os conceitos crash e ecran azul não existem), fiabilidade, intuitivo (com autodidactismo em pouco tempo se dominavam as funcionalidades). Foi uma pena a concorrência desleal da Microsoft o ter esmagado... :(

O modelo que possuo é simplesmente LC, com disco rígido de 40 MB (!) ainda não preenchido (exceptuando os jogos e ficheiros multimédia, tem proporcionalmente a mesma quantidade de ficheiros que no meu PC!...).
Pela informação fornecida parece que é o software indicado, mas existe em Portugal?
Então é mesmo o primeiro modelo :D

Já agora, acho que vais adorar este artigo ;)

Eu acho que arranjar o software já deve ser meio complicado, lá está, pelo que disseste: o Mac OS X já ultrapassou esse problema (apesar de às vezes ainda acontecer com pendrives e afins ele querer formatar volumes de Windows ou mesmo de Linux, e nunca percebi a razão nem o padrão).

Como já deve ser software descontinuado, abandonware, não deve haver grande problema em tentares arranjar "por aí". Ou então envia um email a quem desenvolve o software e pode ser que consigas arranjar.

Boa sorte, e louvo o facto de ainda manteres essa máquina a funcionar!
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Jan 07, 2004 16:35

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante