Memória virtual

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Memória virtual

Mensagempor laciport » Quarta Jul 21, 2004 20:33

Como não sei ...não tenho certeza tô perguntando: suponhamos que a memória física Ram acabe...o windows vai buscar a virtual mesmo que seja em uma partição diferente...porém vizinha no mesmo disco rígido?

Obrigado
PentiumIV,Adsl,GravadoraLg.

A verdadeira bravura de um homem está em, chegar em casa de madrugada bêbado, ser recebido pela mulher com uma vassoura na mão, e ainda ter peito de perguntar, Vai varrer ou vai voar?"
laciport
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Jul 12, 2004 1:08

Mensagempor [PT]CableGuy » Quarta Jul 21, 2004 21:40

A memória virtual apareceu com os sistemas operativos "multi-tasking".
Ao contrário do ms-dos que só conseguia correr um programa de cada vez...
...os windows conseguem correr mais do que um programa , partilhando a memória e o processador entre os mesmos.
A isso se chama de multi-tasking.

Como tal poderia acontecer que ao executar vários programas a memória se esgotasse rápidamente.
Foi então introduzida a memória virtual (swap em linux) para impedir
o "esgotamento" da memória disponivel para as aplicações.
Essa memória virtual , usa os discos rígidos para simular uma extensão das memórias físicas.
O maior problema é a grande diferênça de transferências entre memórias/CPU e discos/CPU...
...fazendo com que a memória virtual seja muito menos rápida que a memória fisica.
Podem também acontecer problemas se os discos onde as memórias virtuais estão , tiverem problemas.
Diminuindo a performance e até provocando "erros fatais" aos windows.

Resumindo a memória virtual é obrigatória em qualquer sistema operativo "recente"...
...e convém usa-la na 1ª partição de qualquer disco rígido.
Isto porque se a memória é constantemente lida/escrita , se estiver no principio do disco rigido
a cabeça do mesmo escusa de "varrer o disco" até encontrar a memória virtual.
Aumentando por isso a performance e melhorando os tempos de leitura/escrita da memória virtual.

NOTA: Não importa em que disco ou partição esteja a memória virtual , basta que esteja na 1ª partição.
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor laciport » Quarta Jul 21, 2004 22:00

Bom então a memória virtual devera estar na unidade em que se encontra o sistema operacional... é o certo... ok valeu.
PentiumIV,Adsl,GravadoraLg.

A verdadeira bravura de um homem está em, chegar em casa de madrugada bêbado, ser recebido pela mulher com uma vassoura na mão, e ainda ter peito de perguntar, Vai varrer ou vai voar?"
laciport
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Jul 12, 2004 1:08

Mensagempor [PT]CableGuy » Quarta Jul 21, 2004 23:39

laciport Escreveu:...a memória virtual devera estar na unidade em que se encontra o sistema operacional...
Não obrigatóriamente. :wink:
Eu , por exemplo , tenho a seguinte configuração:

1ª Partição - C: - 2000Mb - FAT32 - Com o MS-Dos , PartitionMagic , Ghost e a Memória Virtual com 1500Mb.
2ª Partição - D: - 32000Mb - NTFS - Windows XP
3º Partição - E: - 32000Mb - NTFS - Downloads temporários e o perfil dos utilizadores do Windows.
4ª Partição - F: - 12000Mb - NTFS - Downloads e Backups.

Resumindo , ao instalares o sistema operativo...a maioria dos ficheiros ficará no principio do disco.
Quando é efectuado o 1º restart , é então criado o ficheiro da memória virtual que já não ficará nos 1ºs sectores do disco.Passados alguns meses de "uso" , o windows crescerá e o ficheiro da memória virtual ficará cada vez mais distante do "principio do disco".
O melhor concelho que dou é criares uma partição com o dobro do tamanho da tua memória fisica ,
para que possas usar exclusivamente para a memórial virtual e conseguir a melhor performance SEMPRE
. :wink:
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Mensagempor Crouwe » Quinta Jul 22, 2004 11:35

[PT]CableGuy, por acaso pensava que só podia fazer isso em linux...mas explicalá uma coisa, ou seja quando crias a 1 partição como fat32, ele assume logo que é a meória virtual, ou tens que definir?
PC in Modding
Crouwe
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Jun 22, 2004 17:17

Mensagempor bcunha » Quinta Jul 22, 2004 16:06

laciport Escreveu:Bom então a memória virtual devera estar na unidade em que se encontra o sistema operacional... é o certo... ok valeu.

Claro que não, o melhor mesmo é teres 1 HDD só para swap ou memoria virtual como quiserem chamar.

Isso de colocar a memoria virtual na 1ª partição tb não está correcto, depende do tamanho da partição. Quantos crias partições estas são feitas do inicio do disco para o fim (no windows porque num bom file manager podes dizer onde queres que o file system seja construido), como a posição de descanso das cabeças de um disco é a meio do prato ai será o melhor local para que o access time aos dados seja o mais curto possivel.

Isso de ser necessário memoria virtual é na maioria dos sistemas, quem tenha um pc com 1GB e não corra muitos programas em simultâneo não precisa de memoria virtual. Antes dos joguitos que ocupam mais de 500 megas cheguei a não ter mem virtual, para quê se nunca era usada, o windows cria e pagina mas é apenas má gestão, dai ter optado por a desactivar na altura.

No windows a memoria virtual é um ou mais ficheiros de sistema que pode estar numa partição qualquer com outros dados, nos linux/unix são partições tipo swap criadas apenas para este fim.

Cmps.
AMD64 2800+ || ASUS A8V || 2x256 OCZ 3500 || ATI 9800SE 128MB @ 9800XT || 2xSeagate 7200 80 GB sata Raid 0 || Sony DRU-500A || LG 1710S Adoro o cheiro de napalm por a manhã.
bcunha
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Out 02, 2002 9:26

Mensagempor Tretabyte » Quinta Jul 22, 2004 17:13

Boas,
o ideial sera sempre criar uma "pequena" particao para poder alojar o page file e unicamente para isso, para quem tem 1 giga de ram, uma pequena particao de 1.5 ou 2g é mais que suficiente para ter um page file sempre operacional e que nao cause problema, assim devem de ser definidas as coisas, pk digo isto? pk a topologia de funcionamento das particoes em linux funcionam perfeitamente assim, segui o mesmo exemplo para a de win e ate ao momento nao tenho tipo problemas alguns.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor Crouwe » Quinta Jul 22, 2004 21:11

Tretabyte, criar a partição é fácil, mas e que tipo de partição, e como definimos isso, não é como no linux, em que metemos swap e tá andar
PC in Modding
Crouwe
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor ruimartins » Sexta Jul 23, 2004 0:09

boas!

ha tempos andei ás voltas com estas coisas da memória virtual, e então resolvi fazer uns testes. tenho 512DDR e uso mais ou menos 300MB de tamanho máximo de page file (XP pro).
como frequentemente tenho de trabalhar em CAD, é-me impensável não usar memória virtual.
mas, o teste que fiz foi, desactivei a page file, obrigando o sistema a usar unica e simplesmente a RAM fisica (completamente oposto àquilo que é "recomendado"). a verdade é que assim, e sem correr programas pesados, o computador é notóriamente mais rápido, no entanto se precisar de mais memória do que a quem tem disponível, é uma dor de cabeça.
isto explica-se por, tal como já foi dito, as velocidades de transferencia de dados entre disco/CPU e RAM/CPU serem completamente distintas.

fiz este teste porque me apercebi que o XP usa a memória virtual mesmo quando tem memória fisica disponivel, o que vai fazer com que o sistema fique mais lento devido ás velocidades de acesso ao disco!!

posto isto, a questão é a seguinte, se eu tiver, digamos 2GB de ram, para quê que eu preciso de memória virtual, se tenho RAM fisica mais do que suficiente para fazer os processamentos que faço?
Imagem
ruimartins
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Fev 02, 2004 12:12

Mensagempor [PT]CableGuy » Sexta Jul 23, 2004 2:12

Crouwe Escreveu:...quando crias a 1 partição como fat32, ele assume logo que é a meória virtual, ou tens que definir?
Por norma a memória virtual fica na mesma partição do sistema operativo.
No meu caso era o D: ...por isso , no 1º restart , re-configurei para usar apenas a 1ª partição (C:)
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Mensagempor rfbgb » Sexta Jul 23, 2004 8:34

[PT]CableGuy Escreveu:
Crouwe Escreveu:...quando crias a 1 partição como fat32, ele assume logo que é a meória virtual, ou tens que definir?
Por norma a memória virtual fica na mesma partição do sistema operativo.
No meu caso era o D: ...por isso , no 1º restart , re-configurei para usar apenas a 1ª partição (C:)

Exactamnte como eu, e não tenho tido probs
rfbgb
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Jun 08, 2004 7:51

Mensagempor Crouwe » Sábado Jul 24, 2004 0:39

[PT]CableGuy, tabem até tudo bem, mas o que eu quero saber é onde/como defino, fazes o 1ºrestart e depois, bios, F8,.......?como?
PC in Modding
Crouwe
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor ruimartins » Sábado Jul 24, 2004 9:05

boas!

para definires onde queres que seja alocada a tua pagefile, bem como o tamanho da mesma tens de fazer o seguinte:

* windows + pause break
* advanced
* settings (o do separador "performance")
* advanced
* change
* alteras os valores que quiseres na respectiva drive/partição
* set
* ok
e aqui o sistema pede para que faças um restart!

depois deste restart (o primeiro restart)... as definições novas da pagefile ficam em vigor.

cumprimentos
Imagem
ruimartins
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Fev 02, 2004 12:12

Mensagempor de la Vega » Domingo Jul 25, 2004 21:32

ruimartins Escreveu:se eu tiver, digamos 2GB de ram, para quê que eu preciso de memória virtual, se tenho RAM fisica mais do que suficiente para fazer os processamentos que faço?

Em teoria, compreendo que esteja correcto, mas e na práctica? Se o Win utiliza a Virtual Memory mm ants de esgotar a fisica, então isto não poderá acontecer mesmo tendo 2Gb de RAM fisica? Isto é, o Win n tentará utilizar a Mem. virtual e, ao "ver" k n existe, não dará aquela msg: "Warning: Low Virtual Memory" ou coisa do género?

de la Vega
DFI LanParty SLI-DR; AMD San Diego 3700+; 1024Mb (2*512 Twinmos speed pc3500); Geforce 6600GT; Hitachi 160Gb SATA; DVD LG; DVD+/-RW Samsung; Thermaltake Soprano + Pure Power 480W | Acer Aspire 1350
de la Vega
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Fev 21, 2003 15:30

Mensagempor riacsxxx » Quarta Set 08, 2004 16:59

estava a dar uam vista de olhos nos tópicos antigos e encontrei este, e entao surgiu-me uma dúvida:

- é aconselhável ou não fazer uma partição para pôr a memória virtual? (uns duizem que sim outros dizem que não...)
- ao fazer essa partição, ficando apenas com duas, em qual delas será mais indicado pôr a mem. virtual? (a que tem o S.O. ou a outra?)
- e que tamanho defino para a memória virtual?

já percebi que depende da memória RAM. e já vi quem dissesse para por 1.5 vezes a RAM, outros falam no dobro e por aí a diante...

eu tenho 256RAM, e isto interessa-me bastante visto que trabalho frequentemente com o CorelDraw trabalhando imagens por vezes muito pesadas. e como devem saber é um programa que utiliza muito memória, principalmente com desenhos mais pesados.

Portanto, falando apenas na memória virtual, e sem pôr a hipotese de inserir mais RAM, o que é mais indicado eu fazer para obter um melhor desempenho do pc?

obrigado!!
riacsxxx
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Out 14, 2003 20:55

Próximo

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante