Moderadores: Administradores, Moderadores

Kayn Escreveu:Se queres uma boa interacção entre os 2 usa NTFS, pela capacidade de ter ficheiros maiores que 4Gb. Nem FAT32 nem Ext3 tem essa capacidade.
Kayn Escreveu:Mas o teu problema parece-me ser em montar.
Experimenta escrever simplesmente mount e ve se o dispositivo que queres montar, já nao está montado, mas de uma forma errada. Abaixo eu digo como "desmontar" uma drive, se precisares.
Ha casos onde o windows nao fecha a utilizacao do dispositivo (mesmo quando o win nao esta a correr) e o linux recusa-se a monta-lo para prevenção de perda de dados dizendo que está a ser usado.
Se te está a dar erro a montar e estás a montar correctamente, podes forçar montar o dispositivo, usando um comando semelhante como root:
mount -t ntfs-3g /dev/sda1 /home/ubuntu/disco -o force
"sda1" - é o device na directoria dev correspondente ao teu disco que queres montar.
A propósito, "SDA1" diz muita coisa. "sd" é o tipo de drive (sata, neste caso, geralmente. IDE costuma ser hd)
"a" é a primeira drive desse tipo de dispositivos. Se tivesses um segundo disco sata ligado seria sdb
"1" é a primeira particao do teu disco. sda2 será a 2ºa partição desse disco.
"/home/ubuntu/disco" - é o caminho para uma pasta vazia no teu disco (podes criar uma com o comando mkdir ) onde queres montar o teu disco
ntfs-3g - é o sistema de ficheiros do disco que queres montar.
ntfs-3g deve ser usado para NTFS
vfat deve ser usado para FAT32
-o force - isto força o linux a montar a tua partição ignorando possiveis avisos. Enquanto que a ideia de forçar alguma coisa não soa muito bem, nunca me deu problemas quando o caso é o windows a bloquear o acesso.
Para desmontar uma drive:
umount caminho_da_pasta_a_desmontar
ex: umount /home/ubuntu/desktop/disco
espero que isto ajude.

Bad_Cop Escreveu:porque não usar ext2 ou ext3? o driver para windows tambem está estável o suficiente para se usar. essa limitação de 4Gb tambem existe em ext2 e ext3?
Bad_Cop Escreveu:sendo o disco externo não é montado de maneira difrente de um sata interno? estava com ideia que era mas tambem não posso precisar, n tenho usado linux nas ultimas semanas.

Voltar para Sistemas Operativos
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 17 visitantes