Windows XP lento. Será da Board?

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Windows XP lento. Será da Board?

Mensagempor Attilas » Terça Out 21, 2008 10:23

Bom dia.

Tenho uma questão que já está a tornar-se numa dúvida quase platónica, ou seja:

Tinha um PIV a 3.0GHz, com 1Gb de memória DDR 400, um disco hitachi de 80 GB em 2 partiçoes, a board era uma Asus P5GD1 Pro e o Windows Xp Pro instalado.
Ora, com o disco mais que fragmentado (que chegou a uma altura em que ele não passava dos 9% de desfragmentação), com o disco mais que cheio, com o pc sem ser formatado há coisa de 4 ou 5 anos, e com 1001 programas instalados (o antivirus era o avira) o arranque do sistema era rapidíssimo, não sei especificar bem, mas diria que uns 30 ou 40 segundos chegariam perfeitamente.

Actualmente, fiz um Upgrade à máquina para um Core 2 Duo E8400 a 3.0GHz, memoria 2 GB ddr2 dual-channel, board asus P5Q, disco é o mesmo (em duas partiçoes), e o Windows é o mesmo tambem. Programas tenho poucos instalados e o anti virus é o mesmo (Avira). Agora o PC demora mais do dobro ou triplo a arrancar.

Haverá alguma explicação plausivel?
As unicas coisas que tinha instaladas eram algumas ferramentas da Asus, mas à partida nao eram coisas muito pesadas, e as coiasas que eu considerava mais pesadas eu retirei-as, que era um programa de controlo de energia para reduzir as emissoes de CO2. Porque carga de água é que o PC ao arrancar demora como o raio?

Já agora, nao sei se é pelos mesmos motivos, mas ha dias, a desinstalar o FIFA 09 ele demorou coisa de 15 minutos!! E a isntalar outro tanto ou mais!!!

Nao noto lentidao nos programas, mas ao arrancar, ui, ui...

Cumprimentos.

Attila
Attilas
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Fev 12, 2007 15:54

Mensagempor KrIaXPaTaLa » Terça Out 21, 2008 10:37

Mesma versão (exacta) do sistema operativo? Presumo que sim. Board duvido, se à coisa que esteja aí a precisar de ser trocado é o disco. Não deveria justificar perca de performance, mas eu tentaria com um sata (presumo que esse seja ide).

De qualquer forma, o tempo de arranque do windows não serve como benchmark para ninguém. Só a microsoft sabe o que raios ele prali tá a fazer. Mas o funcionamento do windows em si tem que ser melhor agora que antes.

Cumprimentos,

KrIaX.
hardware.com.pt
#HCP @ PTNET
P IV 1.7 | 1 GB | 120 GB | GF4000 | SB5.1 | TFT Merd*so
TEL: voipcheap
Send Pr0n to:kria@iol.pt
Urls Inuteis: blog
KrIaXPaTaLa
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 01, 2005 17:38

Mensagempor Attilas » Terça Out 21, 2008 11:14

O disco já é SATA.

Optei por deixar ficar este porque para programas é mais que suficiente, uma vez que tenho um externo que me serve de back-up para dados (documentos, música, fotos, etc).

A performance dos jogos e programas é melhor, agora o arranque piorou consideravelmente. A versão do XP é a mesma, não consigo perceber...

A Board tem uma treta (se é que lhe posso chamar treta porque até pode vir a ter alguma utilidade) que é permitir a entrada no disco para ver e mais umas tretas, sem ter que arrancar com o SO (ela faz isso na BIOS antes do arranque do SO) mas eu já nem estou a contar com o tempo disso, é mesmo depois de eu escolher o "iniciar SO".

Cumprimentoss,

Attila
Attilas
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor alr_tech » Terça Out 21, 2008 12:18

boas

faz uma pesquisa por drivers...
pode ser algum que tenhas instalado e que esteja outdated..
valida os do chip7 e das controladoras de disco...
há... valida se colocaste o disco como SATA2....

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Attilas » Terça Out 21, 2008 13:01

Vou tentar fazer isso...

Eu cá acho que são tretices na Board na Bios, mas a ver vamos...

Já agora aproveito e coloco outra questão, que é o seguinte:

Se há alguém que use o SmartDoctor para as P.Graficas da Asus, e se essa cena não vos dá bronca de vez em quando... Aquilo é curtido e tal, deixa definir controlos de temperatura, overclocking, etc, mas na minha experiencia volta e meia faz o pc crashar... Já o utilizei com 2 graficas distintas (x800 xt e hd 2600 xt) e o pc encravavca-me nos jogos e era por causa daquela cena... Será bug do programa ou será azelhice minha?

Cumprimentos.
Attilas
Membro de Prata
Membro de Prata

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes