Bom dia.
Tenho uma questão que já está a tornar-se numa dúvida quase platónica, ou seja:
Tinha um PIV a 3.0GHz, com 1Gb de memória DDR 400, um disco hitachi de 80 GB em 2 partiçoes, a board era uma Asus P5GD1 Pro e o Windows Xp Pro instalado.
Ora, com o disco mais que fragmentado (que chegou a uma altura em que ele não passava dos 9% de desfragmentação), com o disco mais que cheio, com o pc sem ser formatado há coisa de 4 ou 5 anos, e com 1001 programas instalados (o antivirus era o avira) o arranque do sistema era rapidíssimo, não sei especificar bem, mas diria que uns 30 ou 40 segundos chegariam perfeitamente.
Actualmente, fiz um Upgrade à máquina para um Core 2 Duo E8400 a 3.0GHz, memoria 2 GB ddr2 dual-channel, board asus P5Q, disco é o mesmo (em duas partiçoes), e o Windows é o mesmo tambem. Programas tenho poucos instalados e o anti virus é o mesmo (Avira). Agora o PC demora mais do dobro ou triplo a arrancar.
Haverá alguma explicação plausivel?
As unicas coisas que tinha instaladas eram algumas ferramentas da Asus, mas à partida nao eram coisas muito pesadas, e as coiasas que eu considerava mais pesadas eu retirei-as, que era um programa de controlo de energia para reduzir as emissoes de CO2. Porque carga de água é que o PC ao arrancar demora como o raio?
Já agora, nao sei se é pelos mesmos motivos, mas ha dias, a desinstalar o FIFA 09 ele demorou coisa de 15 minutos!! E a isntalar outro tanto ou mais!!!
Nao noto lentidao nos programas, mas ao arrancar, ui, ui...
Cumprimentos.
Attila