Gentoo linux

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Gentoo linux

Mensagempor Tonux » Sexta Nov 14, 2008 23:35

Olá

Por curiosidade, gravei um liveCD xfce de gentoo. Tinha curiosidade em experimentar, embora seja fã do sistema debian. Pareceu-me um pouco complicada a sua instalação. E também com certos riscos de apagar dados, ou mesmo partições inteiras.
Para quem já experimentou, vale a pena criar uma partição para instalar o gentoo? Para dizer a verdade, à primeira vista, parece-me um sistema muito limitado no que toca a respeito de software.

Obrigado.
Tonux
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Dez 22, 2004 21:16

Mensagempor lordanubis » Sábado Nov 15, 2008 23:02

Pois, gentoo ganha o prémio da distro mais lixada de instalar com os dois pés atados... :P
No entanto, só perdes dados se não souberes o que estás a fazer... E se for este o caso não aconselho mesmo gentoo...
Mas se estiveres mesmo interessado, eles têem um walkthrough da instalação no site deles - http://www.gentoo.org/doc/en/handbook/handbook-x86.xml.

De resto, uma vez que esteja instalado, terás que instalar tudo da source, o que também pode não ser simpático. Se isto não te chatear, terás nas mãos, discutivelmente o SO que te permite ter rédea mais curta sobre a tua máquina.

São gostos, mesmo... :wink:
Asus P5E-VM D0
Intel Core2Quad Q6600
Team Elite 2*1GB PC6400
Seagate 250GB 16Mb
Win Vista/Mandriva 2009 (VM)
---------
Acer Aspire 4715
Intel Pentium Dual-Core@1,70ghz
2 GB
Ubuntu 8.10
lordanubis
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Ago 21, 2005 20:56

Mensagempor Bad_Cop » Domingo Nov 16, 2008 0:06

instalar acho que vale, para usares ou desistires, conforme queiras/consigas. eu achei que não era distro para mim, tu podes achar ou não. experientar não faz mal a ninguem.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor Tonux » Domingo Nov 16, 2008 13:42

Boa tarde

Estive a consultar alguma documentação do gentoo e dá-me a ideia que estamos perante um linux de baixo-nível, um linux mais próximo à máquina ou, se quisermos, mais UNIX.
Também me parece ser um sistema espartano e austero, tendo pouco software à sua disposição, comparando com outras distros. Concluí isto pelo que que li. Pode ter sido que tenha lido pouco :mrgreen:
Tonux
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Dez 22, 2004 21:16

Mensagempor joaozx » Domingo Nov 16, 2008 13:49

É a distro que te permitirá utilizar o desempenho maximo que a tua maquina te possa dar. No entanto, a sua instalação pode ser um pouco complicada ou não uma vez que há inumeras formas de a fazer. podes instalar tudo de raiz e aí sim terás um melhor desempenho pois o sistema e pacotes serão compilados para o teu hardware, podes instalar utilizando pacotes já pré-compilados também. O seu gestor de pacotes Portage é um dos melhores gestores de pacotes que podes encontrar numa distribuição linux.
Se por ventura nao quiseres ter esse trabalhao todo a instalar o sistema compilado para a tua maquina podes também tentar o arch linux que é um distro virada para os pocessadores i686 e que segundo dizem não fica aquem do gentoo.
Também me parece ser um sistema espartano e austero, tendo pouco software à sua disposição, comparando com outras distros.

tem tantos pacotes como uma distro qualquer, tirando o caso de debian que é uma excepção.
Cumps...
Windows 7 Ultimate 64 bits
joaozx
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Fev 11, 2006 17:45

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 12 visitantes