Ajuda no Ubuntu

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Ajuda no Ubuntu

Mensagempor Indias222 » Sábado Dez 05, 2009 13:22

Boas pessoal, eu gostava de instalar o ubunto no meu pc em dual boot com o XP, já tendo instalado o XP. Mas o meu problema é que sempre que faço boot pelo ubunto, quando me pergunta onde quero instalar (que é numa das particoes que criei) não reconhece nenhuma particão. Eu não percebo muito de sistemas operativos, pelo que nao sei o que fazer. Ajudem-me!
Indias222
Novato
Novato

Registado: Quinta Dez 03, 2009 21:40

Mensagempor joaozx » Sábado Dez 05, 2009 14:02

Boas,
Como crias-t essas partições? Normalmente os sistemas de ficheiros são diferentes. Para windows tens uma partição com o sistema de ficheiros NTFS ou FAT, FAT32 (que quase já não se utilizam) e para Linux (neste caso ubuntu) tens que ter uma EXT (3 ou 4, eu optaria pela ext 4) ou então Reiserfs que são as mais conhecidas, e uma ultima partição swap (que será utilizada como uma memoria secundária)
após ter essas partições criadas é só instalar. Não posso deixar de lembrar que essas partições podem ser eventualmente criadas também com o software que vem com o ubuntu nomeadamente durante o processo de instalação.
vai dando noticias.
Cumps...
Windows 7 Ultimate 64 bits
joaozx
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Fev 11, 2006 17:45

Mensagempor Indias222 » Sábado Dez 05, 2009 15:00

Boas, eu criei as particoes atraves do cd de boot do windows XP. Entrei agora atraves do Ubunto, boot do cd, e reparei que no GParted nem reconhecia disco rígido.

COmo e que posso criar essas partições sem ser pelo ubunto? visto que quando corro com ele ele so me deixa criar partições apagando tudo.
Indias222
Novato
Novato

Mensagempor Vtech » Sábado Dez 05, 2009 15:11

Instala isso pelo Wubi, no 9.10 até já vem no próprio CD é só começar o processo de instalação a partir do Windows e não tens de criar nenhuma partição.
P35-Neo2FR | Q6700 | 4GB D2 800 | 8800GT |
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 08, 2005 9:12

Mensagempor Indias222 » Sábado Dez 05, 2009 16:24

Nao deu! já experimentei e quando vou a correr o ubuntu da imensos erros e nem chega a entrar no SO
Indias222
Novato
Novato

Mensagempor LMX » Sábado Dez 05, 2009 22:25

Boas..
dizes que da erro?!que tipo de erro o live cd arranca ate ao ambiente grafico?
dizes que no gparted não te reconhece o disco?
qual o device seleccionado? em cima no canto esquerdo do gparted é o /dev/sdax(x no caso de teres mais de um disco será 2,....etc,visto que para o caso de teres um so te aparecera sda e não sda1)?
fz uma coisa com o live cd instala o front end grafico para a aplicação ntfs-3g que se chama ntfs-config e depois vai a esse programa que instala em menu->system e correu faz enable aos dois select items e tenta depois.
So uma coisa na altura de instalação chega uma altura que tens la uma opção meia escondida que te da acesso ao gparted onde podes particionar o teu disco entre outras coisas.
Crias uma partição como ja foi dito en EXT4 e outra SWAP normalmente com o dobro da RAM, mas no teu caso eu daria-lhe 1.5GB(esta partição é também usada para hibernação-no windows chamada de memoria virtual, memória ram simulada em disco rigido).
Aquando da criação das partições através do live cd, tens que ter um mounting point(onde as tuas partições serão montadas no novo sistema)
Montas como "/" a ext4 a outra claro como SWAP, não te esqueças de seleccionar o visto na caixa para formatar primeiro essa partição que tu crias-te.
Vai postando

cumprimentos
De pé mas...Cansado!!!
LMX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Out 20, 2004 21:16

Mensagempor Peugeot206_tr » Terça Fev 09, 2010 23:23

Tambem instalei o ubuntu no meu netbook, vinha com o XP usei o partition magic para criar uma partição (dentro do XP), e supostamente o erro está ai, cria uma partição nova com 20GB so para (UBUNTU) e vais ver que dá sem problemas, eu quando criava uma partição de 4Gb davame sempre erro...
tenho os 2 sistemas a correr sem problemas.

"sacas o ubuntu e instalas atraves do XP na nova partição"

Espero ajudar

Indias222 Escreveu:Nao deu! já experimentei e quando vou a correr o ubuntu da imensos erros e nem chega a entrar no SO
Peugeot206_tr
Novato
Novato

Registado: Quinta Abr 23, 2009 21:51

Mensagempor kromakey » Sexta Fev 12, 2010 11:18

Boas ,

e porque não deixar que seja o ubuntu a criar as partições ?
se não tiveres partições feitas ele vai sugerir , depois ajustas o tamanho a teu gosto .

eu atravez do windows anulava essa partição que criaste e depois isntalava o Mint em vez do Ubuntu :)
Acer Aspire One D150 - iDeneb OSX - XP
Acer Aspire 5634 WLMI - Windows 7 - Snow Leopard
Gigabyte EP-45-DS4 - Core 2 Quad - OSX 10.5.8 Leopard- Windows 7 - OSX 10.6.2 Snow Leopard- Linux Mint 8
konteudos.info
kromakey
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Out 26, 2005 9:34

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes