Sistema de paginação

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Sistema de paginação

Mensagempor freesniper » Domingo Abr 18, 2010 21:36

Olá, gostaria de perguntar se alguém sabe porque é que o iPhone não tem sistema de paginação.

A versão a que me refiro é a 3G, com 128Mb de Ram e com processador de +/- 500Mhz.

Muito obrigado.
freesniper
Novato
Novato

Registado: Sábado Jul 22, 2006 1:41

Mensagempor alr_tech » Domingo Abr 18, 2010 22:21

boas

para mim paginação tem vários significados..
referes-te a quê?

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor freesniper » Domingo Abr 18, 2010 22:30

Refiro-me ao sistema de gestão de memória.
freesniper
Novato
Novato

Mensagempor alr_tech » Segunda Abr 19, 2010 9:13

boas

estamos a falar de CPUs muito fracos, usar paginação obriga a um grande esforço de CPU ou C7, para ir buscar a pag a um lado e descarregá-las da memória activa...
a maioria dos SO só usa paginação em último recurso...
ex: o XP apenas usa segmentada... por isso o seu limite nos 3,4qqGb de ram...
(aliás a maioria dos SO desktop apenas usa segmentada)

geralmente era usada em SO servidores (o primeiro a usar foi o UNIX, depois o NT para sistemas intel) por causa do limite de endereços e assim poder-se usar mais memória que aquela que o sistema suportava....
embora a sua gestão seja complicada e obriga a um grande trabalho de reorganização do conteúdo da cada pag.

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor freesniper » Segunda Abr 19, 2010 12:34

O XP não é um sistema operativo, é uma amostra da espécie, não uses o exemplo do XP para nada, sff.

O CPU do iPhone é suficientemente potente para aguentar com sistema de paginação, e até múltipla aguenta. A paginação é usada há 20 anos, onde os processadores vinham na ordem dos Mhz e tinham dois dígitos.

Mais. A alternativa à paginação é a segmentação, uma combinação das duas ou um dos algoritmos primitivos que há, onde a gestão de memória é feita à base da permissa de que a memória é sempre contígua. Aqui o esforço do CPU é ainda maior... ou pelo menos mais activo, a paginação é quase na totalidade carimbada pelo dispatcher, o que, em termos rigorosos, não é CPU.

Agradecia que a haverem respostas elas fossem mais fudamentadas, por favor.
freesniper
Novato
Novato

Mensagempor alr_tech » Segunda Abr 19, 2010 15:06

boas

tenho de confessar que há uns bons anos que não estudo esta parte, mas, a ideia que tenho é que a paginação começou a ser usada exactamente para suprir falta de endereços, por motivos do nº de endereços possíveis determinados pela arquitectura do CPU..

e que este processo não é usado em sistema mais simples exactamente por questões de performance...

ninguém disse que tal processo é recente...
são sistemas de gestão de memória usados há já muito tempo...

se tiveres por aí algum link sobre a dicotomia segmentação/paginação em SOs modernos posta...
é sempre bom refrescar as ideias...

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor freesniper » Segunda Abr 19, 2010 22:15

Não tenho, estudo só por livros (físicos).
freesniper
Novato
Novato

Mensagempor PapaGigas » Quinta Abr 22, 2010 12:44

Boas,

freesniper Escreveu:O XP não é um sistema operativo, é uma amostra da espécie, não uses o exemplo do XP para nada, sff.

Desculpa que te diga mas o XP é um sistema operativo bastante maduro, aliás, dentro do mundo Microsoft é a minha segunda escolha a seguir ao 2k3, mas pronto, isso já são outros 500.

Agora em relação á tua questão... pq raio queres tu ter PF no teu iPhone? não vejo razões nenhumas para tal (ou melhor, não vejo razões para o usar a não ser para realizar algum tipo de dump... e a menos que seja essa a tua pretenção continuo a não perceber onde queres chegar com isso).

Com os meus melhores cumprimentos,
Carlos Rodrigues ( aka PapaGigas )
If I offended you in anyway, please don't take it personally... it's not your fault you're an idiot!
PapaGigas
Gurus
Gurus

Registado: Sexta Out 22, 2004 2:54

Mensagempor freesniper » Sábado Mai 15, 2010 16:49

Um sistema operativo que dá ecrãs azuis por acessos ilegais de memória e ainda por cima é pago, é tão sistema operativo como uma pedra é um alimento: até dá para pôr na panela, mas é só para dar gosto. Btw, a família UNIX é a única em sistemas operativos, o resto são tentativas frustradas de. Mas não vamos entrar por aí, se faz favor.

Eu não quero ter paginação no meu iPhone. Eu quero é perceber que tipo de gestão de memória o iPhone usa e quais as razões mais essenciais para o facto de não usar paginação.

Obg.
freesniper
Novato
Novato

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante