Será do Windows? Ajudem-me por favor...

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Será do Windows? Ajudem-me por favor...

Mensagempor ecrã_azul » Segunda Jun 21, 2010 10:03

(Atenção texto longo)
Olá a todos.

Venho recorrer a esta comunidade bem como apelar aos vossos conhecimentos para me ajudarem a identificar um problema que surgiu no meu PC este fim-de-semana.

Ao fazer uma actualização dos serviços que tenho com a Zon, passando de cabo para fibra, deparei-me com a ausência de funcionamento do browser Google Chrome (erro 0x0000022), não conseguindo arrancar com o programa.

Ainda desinstalei o browser, tendo feito uma nova instalação do program, mas o problema manteve-se.

Outro programa que não me está a funcionar correctamente é um jogo on-line (Combat Arms Europe) que me dá uma série de erros, surgindo aquela mensagem que o programa encontrou um erro e vai-se desligar (não se desliga). E não é só uma mensagem são uma série de erros em vários *.exe do próprio jogo bem como no sistema de hacking do mesmo.

Se insistir em jogar (que é possível), ainda faço o log in no jogo, entro em qualquer servidor e começo a jogar normalmente (mais ainda!! com a nova ligação), mas de minuto a minuto o jogo minimiza e aparecem as mesmas mensagens de erro, e isso num fps é a “morte do artista”.

Já desinstalei o programa e instalei-o novamente na mesma (estou à espera de uma resposta do apoio deles, pois envie-lhes uma lista dos *.exe que estão a dar problemas).

Ora, para o tipo de jogo que é (ou outro qualquer) esta situação não é normal, tanto que experimentei outros jogos on-line e estão a funcionar (GuildWars, F.E.A.R. e AA3, este último desinstalei, pois não tenho máquina para aquilo, mas funciona…)

Não tenho nenhum outro programa (que utilize a net) que me esteja a dar erro: messenger, outlook, mozilla, fraps, etc. etc.

Experimentei ainda outros browser’s (qualquer outro conhecido) e não me dá qualquer tipo de erro, mas o chrome…é mesmo esse…bolas…

Pensei:
Beeeemmm, anda aqui virose, mas corri o antivírus (Eset) e nada.

Pensei ainda que fosse a firewall do antivírus, que ao actualizar-se (diariamente) tivesse bloqueado alguma aplicação, mas não. Experimentei desinstalar e os problemas persistiram, instalei ainda um outro antivírus (Avast) e também tive os mesmos problemas (browser e jogo).

Entrei em contacto com a Zon, pois descobri que a Hub tem uma firewall (que talvez estivesse a impedir o acesso destes dois programas) e da verificação que fizeram nada foi detectado.

Ou seja, quase 99,9% que o problema está no Windows (é o XP).

Tenho instalado o CCleaner e regularmente faço uma limpeza no Registry do Windows mas nunca tive qualquer problema.

Curiosamente e antes do pessoal da Zon ter lá ido a casa, estive no PC a jogar um pouco (o mesmo jogo) para “sentir” a diferença depois e aproveitei limpei o PC, incluindo o Registry.

Depois da instalação do equipamento, o funcionário da Zon utilizou o firefox, que é o browser que tenho definido pois a mulher gosta mais de usar este, não tendo detectado assim de imediato o problema com o Chrome…

Ainda reverti o registry para um arquivo que tinha, mas continuo com o problema.

Será que o CCleaner limpou mais do que aquilo que devia?

Ao fazer uma pesquisa no Google pelo erro do Chrome (0x0000022), pode-se ler aqui: http://www.tech-pro.net/howto_015.html que o problema diz respeito ao acesso do programa a alguns ficheiros necessários ao seu funcionamento, nomeadamente a DLL’s, OCX, ou outro.

Ou seja, existe algo que está a bloquear o acesso a ficheiros destes programas, mas o quê?

Será o Hub da Zon?
Não creio, pois foi confirmado pelo apoio de clientes da Zon que estava tudo ok, e aliás tenho internet a funcionar a 100%

Será o antivírus?
Não creio, pois corri as aplicações sem o programa instalado e o problema manteve-se.

E ainda, para ajudar a festa, no meu desespero de causa, tentei formatar o disco, mas a versão Windows que tenho é mais antiga (SP2) do que está agora (SP3), não arrancando sequer o CD via boot: DISK FAILURE…e apenas soube isso, quando corri o CD do XP no Windows para ver se tinha algum problema no CD. Bolas que está a acontecer tudo junto…

Não consigo portanto, nem sequer formatar o disco para uma medida de ultimo recurso.

Esta situação é chata pois para além de não conseguir usar o meu browser favorito, não consigo jogar, não sabendo se mais alguma aplicação no futuro me irá falhar.

Acrescentando ainda que tenho um Windows actualizado, mas para formatar o disco “chapéu” não há nada para ninguém…

Pergunto assim:
O que acham?
O que se passa?
Problemas no Registry?
Como posso resolver?

E como é que raio formato o disco se o mesmo não arranca com o CD do Windows que tenho?

Obrigado a todos pelas respostas.
Asus A8N-E
AMD Athlon 64 3200+ a 2.2 GHZ
2 GB Mem DDR
NVidia GeForce 6600 GT
ecrã_azul
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Jan 12, 2009 9:41

Mensagempor alr_tech » Terça Jun 22, 2010 12:15

boas

que grande confusão vai por aí...

ora bém, explica lá isso do CD que não corre?

nem tem de correr no windows...

o CD de instalação do win XP é de boot...

das duas uma ou estás com problemas de hardware....
ou o CD, está demasiado riscado..

deves na bios, activar o boot por outros devices, definir o CD como o primeiro a ser pesquisado..
depois colocas o CD na drive e arrancas com o PC...

verificar se precisas da disquete para os drivers da controladora SATA...

atenção, deves salvar os teus documentos, antes de formatar...

a simples passagem de um método de acesso para outro..
não provoca nada do que indicas....

não sei se o modem/hub óptico tem ou não capacidades e gateway...

embora eles ultimamente estejam a usar um processo de distribuição de IPv6....
e como tal, é o ISP que está a fornecer os IPs..
(acho que eles nem deixam mexer nas configurações, se souberem confirmem-me)

podes verificar isso se fizeres ipconfig /all

se tiveres um router wifi entre o modem e o PC... isso já não acontece...

desconheço se existe algum problema com o suporte ao IPv6 no XP...
pois nunca me aconteceu...

se souberem avisem...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor ecrã_azul » Terça Jun 22, 2010 13:46

Olá obrigado pela resposta

O CD do Windows, se o colocares no Windows, aparece-te um menu onde podes fazer uma actualização dos programas, etc. e é aí que, após clicar em Instalar (mesmo sobre o Windows) obtenho a mensagem de que a versão que quero instalar é mais antiga do que no PC.

Informa ainda que para instalar (e isso eu sei) deve-se mudar o boot primário para CD, desligar o windows e depois arrancar com o CD.

Tudo bem, está tudo bem explicado e segui essa ordem, como aliás já o fiz em n PC's que tive que formatar (familiares e amigos).

Ora utilizando o mesmo CD que serve de arranque para a configuração e instalação de um novo Windows quando coloco a board para arrancar unicamente pelo CD, obtenho a indicação de boot failure. E ainda se apenas colocar o boot apenas para o CD...

Ficaram-me de arranjar um outro CD para experimentar se o meu CD está estragado. No entanto apenas o utilizei uma ou duas vezes, tendo tido o cuidado de o ter dentro de uma pasta onde guardo os CD’s de instalações e programas importantes.

A questão do modem…
é o Hub da Zon fibra e pode ser visto na página oficial da Zon.
Desculpem não colocar o link, mas tenho o flash desabilitado neste PC.

Aquilo tem um acesso, com password e tudo, onde podemos entrar e configurar uma série de coisas, ainda não percebo muito daquilo, no entanto tem um menu onde tu podes até configurar a firewall daquilo entre outras coisas (wirelles, zonfon, etc.).

No entanto e depois da confirmação da Zon em como não há problema no funcionamento do mesmo, parto do principio que o problema estará noutro local, alias tenho internet à velocidades que nunca tive, estando tudo a funcionar.

Ontem à noite até experimentei instalar um outro jogo (Urban Terror) e não tive problemas em jogá-lo.

Recebi hoje uma mensagem da empresa do outro jogo (CA) em que disseram para lhes enviar uma imagem dos erros (o que fiz), pelo que me disseram que estão a fazer uma actualização ao programa e que possivelmente o meu problema ficará resolvido.

Se assim for, penso que essa questão está ultrapassada, no entanto fico com o erro do Chrome (0x000022) o tal que diz que o programa não tem acesso aos DLL e outros, tal como referi em cima.

Não tenho nenhuma conta adicional no XP, ou seja, estou como Administrador e é pela primeira vez que tenho um problema destes em que tudo se comporta como se uma firewall me estive a bloquear o acesso de determinados programas com a diferença de que os programas já estavam instalados no PC.

A questão que não consigo descobrir é se é o HUB da Zon, apesar daquilo que me dizem de lá ou se foi alguma limpeza mais “manhosa” do CCleaner que me afectou irremediavelmente o Registry daquilo (acho eu, lol)…mas que com as instalações que já fiz do browser e do jogo, com certeza que aquilo actualizaria o Registry.

Começo a acreditar que se está a chegar a hora de um colapso iminente da máquina…pois já tem alguns anos… quanto a backups estão todos em dia, a questão é que não consigo formatar aquilo…vou continuar a pesquisar…

EDIT: Estava para aqui a pensar. Instalei o software da Asus onde se pode actualizar a bios da máquina, será que aquilo activou alguma coisa na firewall do chip da nvidia?
Se calhar tenho essa firewall ligada e está a impedir-me ou a formatação do disco ou o acesso dos programas? Será isso?
Vou confirmar hoje à noite.
Asus A8N-E
2 GB Mem DDR
NVidia GeForce 6600 GT
ecrã_azul
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor alr_tech » Terça Jun 22, 2010 14:24

boas

nop...
esse software apenas vai buscar a bios...

deveria...
pois infelizmente, não funciona muito bém...
podes fazer o download da bios...

mas, nunca faças o update automático... pelo windows...
tens de ter tudo desligado...
e mesmo assim... ás vezes dá cabo de tudo...

verifica se na bios alem do boot order..
não tens outra opção para permitir boot por outros meios que não sejam o disco...

há umas que tem duas opções outros 3...

em relação a esse software de firewall na placa de rede... a bios tem de suportar...
as boards mais baratas não tem esse suporte...

só por descargo de consciência....
faz um memtest86 (um CD de boot)
um scandisk e depois um defrag...

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor ecrã_azul » Quarta Jun 23, 2010 8:31

alr_tech

Mais uma vez obrigado pela ajuda, és de facto um dos membros mais importantes neste fórum, não só pela ajuda preciosa que dás a muito pessoal daqui mas igualmente pela grande biblioteca que és… parabéns e obrigado.

De facto já corri o scandisk e o defrag, falta-me o teste às memórias. Foram encontrados 3 ou 4 erros que o Windows corrigiu…

O PC é antiguissimo conforme se pode ver na assinatura, penso que de 2005 ou 2006, mas tem dado para o uso que lhe dou e terá que ser assim por mais tempo, lembram-se que andei em tempos a comparar processadores?

A situação do jogo não me importa tanto, pois os tipos já me disseram que está para sair uma nova actualização, mas da maneira como estão pessoas a queixar-se de crashes no jogo, que pagam e as coisas não aparecem, juntando a isto ter miúdos a “hackar” aquilo tudo, portanto… não auguro nada de bom para aquilo.

A questão foi a do Chrome que me alertou para se calhar um problema maior na máquina… e o facto de não puder formatar o disco deixou-me mais pensativo.

Ainda não tive tempo de ver que mais opções estão na bios para alterar o boot, mas garanto-te que fiz tal como já fiz em outras ocasiões em que formatei o disco.

Quanto à actualização da Bios via programa da Asus, não foi a primeira vez que fiz e não tive problemas daí ter algum à vontade em fazer as actualizações desta forma.

Bem se puder logo à noite dou uma olhada naquilo e depois actualizo.
Asus A8N-E
2 GB Mem DDR
NVidia GeForce 6600 GT
ecrã_azul
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor alr_tech » Quarta Jun 23, 2010 8:48

boas

quando fizeres o scan ao disco usa as duas opções....
para fazeres o reboot e ele usar o modo especial para fazer o scan completo..

outra coisa a maq. parece ter mais de 3 anos, verifica a pilha...
podes deixar a sequência em Disquete, CD, HD...

não precisas de mudar...

verifica os parâmetros da bios, acerca do CPU e das memórias...

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor ecrã_azul » Segunda Jun 28, 2010 8:31

Só uma actualização e conclusão.

Já formatei o PC, o CD original que tenho estava com um pequeno risco, mas com paciência consegui limpá-lo o suficiente para me arrancar.

Configurei tudo e está tudoa funcionar: o Chrome e o jogo.

Estive um bom bocado à espera que o XP se actualizasse principalmente da versão SP2 para a SP3.

Estou convencido que o problema era no registry do XP, agora se foi de alguma actualização que fiz ou se foi do Cleaner... tenho de ver.

Outra informação quanto às actualizações: desta vez utilizei o site da nvidia ao contrário da Asus. Dá para correr um aplicativo que identifica data dos drivers e apresenta a ultima versão.
Até ao momento...

Bem mais uma etapa ultrapassada, vamos ver quanto tempo vai durar esta instalação.

Mais uma vez obrigado pela ajuda alr_tech
Asus A8N-E
2 GB Mem DDR
NVidia GeForce 6600 GT
ecrã_azul
Aprendiz
Aprendiz

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante