(Atenção texto longo)
Olá a todos.
Venho recorrer a esta comunidade bem como apelar aos vossos conhecimentos para me ajudarem a identificar um problema que surgiu no meu PC este fim-de-semana.
Ao fazer uma actualização dos serviços que tenho com a Zon, passando de cabo para fibra, deparei-me com a ausência de funcionamento do browser Google Chrome (erro 0x0000022), não conseguindo arrancar com o programa.
Ainda desinstalei o browser, tendo feito uma nova instalação do program, mas o problema manteve-se.
Outro programa que não me está a funcionar correctamente é um jogo on-line (Combat Arms Europe) que me dá uma série de erros, surgindo aquela mensagem que o programa encontrou um erro e vai-se desligar (não se desliga). E não é só uma mensagem são uma série de erros em vários *.exe do próprio jogo bem como no sistema de hacking do mesmo.
Se insistir em jogar (que é possível), ainda faço o log in no jogo, entro em qualquer servidor e começo a jogar normalmente (mais ainda!! com a nova ligação), mas de minuto a minuto o jogo minimiza e aparecem as mesmas mensagens de erro, e isso num fps é a “morte do artista”.
Já desinstalei o programa e instalei-o novamente na mesma (estou à espera de uma resposta do apoio deles, pois envie-lhes uma lista dos *.exe que estão a dar problemas).
Ora, para o tipo de jogo que é (ou outro qualquer) esta situação não é normal, tanto que experimentei outros jogos on-line e estão a funcionar (GuildWars, F.E.A.R. e AA3, este último desinstalei, pois não tenho máquina para aquilo, mas funciona…)
Não tenho nenhum outro programa (que utilize a net) que me esteja a dar erro: messenger, outlook, mozilla, fraps, etc. etc.
Experimentei ainda outros browser’s (qualquer outro conhecido) e não me dá qualquer tipo de erro, mas o chrome…é mesmo esse…bolas…
Pensei:
Beeeemmm, anda aqui virose, mas corri o antivírus (Eset) e nada.
Pensei ainda que fosse a firewall do antivírus, que ao actualizar-se (diariamente) tivesse bloqueado alguma aplicação, mas não. Experimentei desinstalar e os problemas persistiram, instalei ainda um outro antivírus (Avast) e também tive os mesmos problemas (browser e jogo).
Entrei em contacto com a Zon, pois descobri que a Hub tem uma firewall (que talvez estivesse a impedir o acesso destes dois programas) e da verificação que fizeram nada foi detectado.
Ou seja, quase 99,9% que o problema está no Windows (é o XP).
Tenho instalado o CCleaner e regularmente faço uma limpeza no Registry do Windows mas nunca tive qualquer problema.
Curiosamente e antes do pessoal da Zon ter lá ido a casa, estive no PC a jogar um pouco (o mesmo jogo) para “sentir” a diferença depois e aproveitei limpei o PC, incluindo o Registry.
Depois da instalação do equipamento, o funcionário da Zon utilizou o firefox, que é o browser que tenho definido pois a mulher gosta mais de usar este, não tendo detectado assim de imediato o problema com o Chrome…
Ainda reverti o registry para um arquivo que tinha, mas continuo com o problema.
Será que o CCleaner limpou mais do que aquilo que devia?
Ao fazer uma pesquisa no Google pelo erro do Chrome (0x0000022), pode-se ler aqui: http://www.tech-pro.net/howto_015.html que o problema diz respeito ao acesso do programa a alguns ficheiros necessários ao seu funcionamento, nomeadamente a DLL’s, OCX, ou outro.
Ou seja, existe algo que está a bloquear o acesso a ficheiros destes programas, mas o quê?
Será o Hub da Zon?
Não creio, pois foi confirmado pelo apoio de clientes da Zon que estava tudo ok, e aliás tenho internet a funcionar a 100%
Será o antivírus?
Não creio, pois corri as aplicações sem o programa instalado e o problema manteve-se.
E ainda, para ajudar a festa, no meu desespero de causa, tentei formatar o disco, mas a versão Windows que tenho é mais antiga (SP2) do que está agora (SP3), não arrancando sequer o CD via boot: DISK FAILURE…e apenas soube isso, quando corri o CD do XP no Windows para ver se tinha algum problema no CD. Bolas que está a acontecer tudo junto…
Não consigo portanto, nem sequer formatar o disco para uma medida de ultimo recurso.
Esta situação é chata pois para além de não conseguir usar o meu browser favorito, não consigo jogar, não sabendo se mais alguma aplicação no futuro me irá falhar.
Acrescentando ainda que tenho um Windows actualizado, mas para formatar o disco “chapéu” não há nada para ninguém…
Pergunto assim:
O que acham?
O que se passa?
Problemas no Registry?
Como posso resolver?
E como é que raio formato o disco se o mesmo não arranca com o CD do Windows que tenho?
Obrigado a todos pelas respostas.