A politica dos P2P é toda a mesma. a implementacao dela é ke as vezes é melhor conseguida.
concretamente nao axo ke o sistema de creditos e prioridades em ke o mule se baseia, realmente funcione duma forma eficaz.
senao basta ver, isso de mandar pra um gajo pra ganhar creditos com ele ate podia funcionar se fosse um numero de utilizadores relativamente poucos (prai 200 ou 300 gajos)
agora, eu vou pra um servidor onde neste momento estao ligadas 854230 pessoas. E sempre a variar. Qual é a probabilidade de eu sakar uma coisa a um gajo ke me sakou a mim? Extremamente reduzida. Mesmo num uso diario. Fora as filas de espera absurdas ke um gajo tem. Isto é pior ke a Expo98.

É mto raro mesmo eu encontrar povo com kem eu tenho prioridades.
Daí ke penso ke a arquitectura do sistema foi mal pensada. Isto nao beneficia ninguem. Ou pelo menos kem anda nos internacionais.
E ate era facil resolver o assunto da velocidade. Supondo um exemplo onde uma pessoa tem 10kb/s de ups. se o programa, em vez de fazer 6 ou 7 ligacoes pra distribuir esses 10kb (o que resulta em velocidades mto lentas pra kem recebe) fizesse apenas 1 ou 2 isto andava mto mais rapido. certo ke provavelmente ia haver filas de espera maiores, mas o tempo passado nelas era bem menor pq a velocidade de transferencia era mais alta. Isto, pelo menor pra mim era positivo. Eu perco qse 1 dia so na fila e qdo comeca sai mto lento. desta maneira eu ia pra uma posicao na fila mto mais elevada, mas ia esperar mto menos pra comecar. e qdo comecasse ia ter altos speeds. bastam 10 pessoas a mandar a metade do minimo standart (10kb/s) pra eu ter um download ao max ke posso.
Neste ponto, o sitio onde eu costumo parar pra torrents é mto mais justo. Ha um registo no site dos gajos onde um gajo tem uma conta onde sao monotorizados a quantidade de ups e dwns, o que tas a mandar e a receber. a partir daí é calculado um ratio. a partir desse ratio é determinado o tempo ke um gajo vai ter ke esperar ate ke possa sakar qualquer coisa nova ke ja tenha saido. desde uns dias, umas horas, poucas horas ou mesmo sem tempo de espera.
Aqui sim, ha um bom controlo por parte do utilizador sobre o status dele. Kem nao partilha, espera. Eventualmente ha de acabar por poder tirar. E sempre de alto speed!