por fumador » Sábado Abr 22, 2006 17:08
O teu problema é igual ao de muita boa gente que se limita a comprar um dvd vídeo para casa e depois esquece-se de comprar o respectivo amplificador. Pois a maioria dos leitores de dvd de sala apenas têm "dts digital out". Ou seja, o aparelho apenas envia o som para ser descodificado fora dele, ou seja, num amplificador.
O som em dts, caso tenhas uma saída digital, entra no amplificador e este trata de o distribuir para as colunas. Caso não tenhas amplificador, e tenhas apenas saída analógica, terás pois de ter um dvd que já faça a descodificação de dts (o que é muito raro, pois poucos modelos o fazem).
Em PC's, o problema é em tudo semelhante. Se a tua placa de som (ou motherboard, caso não tivesses placa de som) tiver saída digital (SPDIF - óptica, coaxial, digital din,...), basta configurar o Power DVD para enviar o som via SPDIF e o amplificador trata do resto. Caso não tenhas amplificador, terá de ser a placa de som a fazer a descodificação do dts. E depois o som é enviado analogicamente para as colunas. Se a placa de som não fizer descoficação dts (penso que só acontece nas placas que saíram a partir das Audigy 2, isto apenas falando de placas de som da Creative), terá pois de ser o processador a tratar do assunto (normalmente por codecs).
No teu caso, como tens uma Audigy 2, em princípio já faz descodificação de som em dts. Tens de ver no software da Creative, costuma ter lá umas opções acerca disso. Não te posso ajudar muito mais, pois eu tenho uma Audigy Platinum, e a minha ainda não faz descodificação de dts. Eu, por exemplo, tenho configurado em todos os meus players para enviar o som por SPDIF, logo quem faz esse trabalho é o amplificador.