Subversiveagent Escreveu:Azarael Escreveu:No limite, posso estar a utilizar a rede DC++, o Shareaza (gnutella, e2k, limewire) e as Torrents. Os uploads é que sofrem, mas como estou a dar tudo o que tenho à mesma só que para mais lados... não me parece excessivamente injusto.
Pá, isso é leeching.Sugestões
A minha sugestão é usares um de cada x. No máximo um p2p nacional + o shareaza quando queres tirar ficheiros pequenos.
Leeching é relativo... não estou a limitar a minha largura de banda ou a não partilhar os ficheiros que tenho, apenas estou a partilhar por mais utilizadores (em vários clients, diga-se). Por essa lógica não podia estar em 5 hubs ao mesmo tempo no DC++
É por isso que vários hubs dc++ limitam o numero a que podes estar ligado ao mesmo tempo. Se estiveres ligados a demasiados não deixam entrar.
E sim estás a fazer leeching. Estás a dividir a tua velocidade de upload por várias redes com resultados pouco animadores para cada uma, já que não deves ter uma velocidade de upload na ordem dos mb/s. Embora pouco estás a contribuir um pouco para a degradação das velocidades nessas redes.
Tanto o emule, como o bittorrent têm um sistema que têm como objectivo premiar a partilha.
No emule é por acumulação de créditos. Que são acumulados por quantidade de informação enviada senão me engano. Por isso é que quanto mais tempo estiveres ligado melhores velocidades tens (+ tempo ligado, + informação enviada).
No bittorent é mais simples, quanto mais for a tua velocidade de upload maior será a tua velocidade de download. Bastante simples e eficiente.
No shareaza (rede G2), não me parece que haja. Mas como só o uso para tirar ficheiros de tamanho pequeno não sei bem.