Software Freeware

Todo o outro tipo de software: edição video, edição gráfica, etc

Moderadores: Administradores, Moderadores

Software Freeware

Mensagempor skyruner » Quarta Set 12, 2007 2:50

Boas pessoal!

Chegou a altura de formatar o disco e voltar a fazer uma instalação limpa do Windows.
Ora o que se passa é que quero fazer uma instalação com base em software "à pala".

Já estive a pensar em algumas coisas, e a esta hora foi a esta conclusão que cheguei:

Edição de Imagem:
GIMP

Browser:
Opera/Firefox

Anti-virus:
AVS

Firewall:
Comodo

Audio:
Foobar2000 (definitivo)

Video:
GOM Player (definifivo)

Leitor de *.pdf:
Foxit Reader

Mail:
Thunderbird (definitivo)

Office:
OpenOffice

Anti-Spyware:
SpywareBlaster

Gravação:
CDBurnerXP Pro

MSN Client:
Windows Live Messenger/Pidgin

Compressão de ficheiros:
7Zip

BT Client:
uTorrent (definitivo)

A ideia não será arranjar alternativas ao software da Microsoft, mas sim não ter de pagar licenças usando software livre/grátis e de preferência o mais leve possível, tendo em conta que por enquanto, apenas possuo um Pentium 4 1.7 e 512MB de memória.

Agora, contava que opinassem sobre o software que escolhi e eventualmente que indicassem alternativas válidas, caso existam).

Desde já obrigado,
Rui B.
Satellite A200-1GB | HTC Magic | SE K750i | 360 Elite + Regza AV 32"
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Dez 25, 2004 20:59

Re: Software Freeware

Mensagempor skorzen » Quarta Set 12, 2007 3:12

Não uso o GIMP porque não tenho necessidade. Quanto ao browser, o Firefox continua a ser a minha primeira opção, seguido do Opera, tal como tu indicaste. Anti-vírus prefiro o AntiVir ao AVS (que foi descontinuado). Firewall não uso, tenho a do router, mas a Comodo é uma opção razoável. Para áudio também uso o foobar2000, obviamente. Quanto ao vídeo, prefiro o MPC, com o conjunto de codecs da K-Lite, ao invés do GOM. No que diz respeito ao leitor de PDFs também não há dúvidas: Foxit Reader. O mesmo se passa com o cliente de e-mail: Thunderbird. A suite de produtividade OpenOffice é excelente e também é a que uso de momento. Em termos de anti-spyware, uso o Spybot e também tenho o HijackThis para ocasiões especiais, preferindo-os ao SpywareBlaster. Para gravação, tenho usado o DeepBurner e estou altamente satisfeito com ele. Quanto ao cliente MSN, tem mesmo de ser o da Microsoft pois os outros não são equivalentes, ora por uma, ora por outra, coisa. Compressão de ficheiros, 7-Zip e o cliente bit torrent é, obviamente, o uTorrent.
skorzen
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Fev 06, 2006 17:02

Mensagempor pagc » Quarta Set 12, 2007 8:34

Tens aqui uma lista de software freeware muito boa. Além desta existe lá outra "Extended version" que também é free, mas só está acessível para os subscritores da newsletter que é de subscrção gratuita. Caso queiras, subscreves a newsletter e podes subscrever de seguida a "Extended Version". Não ponho aqui o link, porque ele pede para não o fazermos.

http://www.techsupportalert.com/best_46 ... lities.htm

Cumps
Imagem
Software livre é uma questão de liberdade, não de dinheiro
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 06, 2006 9:53

Mensagempor skyruner » Quarta Set 12, 2007 11:14

Desde já obrigado.

O GIMP terei de usar pois é o pão nosso de cada dia. Gosto de dar uns retoques as fotos, fazer umas pequenas cenas para mim.

Sei que o AVS foi descontinuado, mas pelo que me pude aperceber agora chama-se McAfee Virusscan Plus e a sua equipa continua a pertencer a AOL.
A minha dúvida é se se mantém tão bom quanto antes ou se veio a McAfee meter o dedo e borrar a pintura. Mas não há nada como experimentar o AntiVir para ver como se porta!

Já a Firewall é do que me preocupa mais. Como não tenho router, não vou arriscar apenas a firewall windows (sou aventureiro mas nem tanto)!

De momento o AV e a FW é o que mais me preocupa e agradecia umas luzes...
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Mensagempor SkylineGTR » Quarta Set 12, 2007 11:54

São boas escolhas ;)

Acho o AntiVir da Avira melhorzito que o AVG, que na minha opinião é fraquito, apesar de free. Podes também dar uma vista de olhos na nova solução da AOL, powered by McAfee.

Pessoalmente gosto um pouco mais do KMPlayer em relação ao GOM. São os dois muito semelhantes, mas o KMPlayer parece-me mais leve, visualmente mais atractivo e está em constante desenvolvimento (tem saído uma beta semanalmente).

Em relação ao cliente de email usei durante muito tempo o Thunderbird e não tenho nada contra ele. Mas neste momento estou a usar o Windows Live Mail Beta e gostei. Simples, giro e funcional.

Em temos de gravação uso bastante o ImgBurn, para gravar ISOS. É muito bom, mas está limitado a essa função :P

Posso-te ainda aconselhar mais alguns que não abrangeste nessa lista:
- PrimoPDF - para teres uma impressora virtual de PDF's
- DAEMON Tools - para emular imagens de CD/DVD
- mp3tag - pata editar as tags dos ficheiros mp3 (se costumas fazer isso)
- Auslogic Disk Defrag - desfragmentador
i7 920 | ASUS P6T Deluxe V2 | 6GB Corsair Dominator PC3-12800 | BFG GTX285 OC2 | 2x WD 640GB + WD 750GB + Seagate 750GB + Samsung F1 1TB | Corsair HX-620 | HP w2207 | Lian Li PC-V1110B
SkylineGTR
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Dez 28, 2004 22:26

Re: Software Freeware

Mensagempor Vtech » Quarta Set 12, 2007 12:49

Edição de Imagem:
GIMP ou para coisas mais simples o Paint.Net

Office:
OpenOffice, também o uso, mas vi algures que a Microsoft vai disponibilizar o Microsoft Works gratuitamente embora suportado por pub, mas pelo menos deve haver uma melhor compatibilidade com os ficheiros do MS Office.

Gravação:
Infra Recorder e ImgBurn.
P35-Neo2FR | Q6700 | 4GB D2 800 | 8800GT |
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 08, 2005 9:12

Mensagempor skyruner » Quinta Set 13, 2007 11:42

Bem, la fiz a instalação!

O problema é que o AntiVir não me faz os updates.

Estava também a ter problemas com a Comodo e voltei para a Sygate.
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Mensagempor Darkblood » Sábado Set 22, 2007 16:09

Audio:
AIMP classic - já coloquei na lista de software freeware, se quiserem vão lá dar uma vista de olhos. ;)

Video:
Kmplayer - Tem o básico para se ver qualquer filme e ainda muitos extras, o que o torna muito completo.

Anti-Spyware:
SpywareBlaster + Spyware terminator.

Gravação:
CDBurnerXP Pro ou Final burner ou Free easy burner. Já experimentaram algum destes dois últimos?

Compressão de ficheiros:
7Zip e/ou IZarc, já houve uns ficheiros que só consegui extrair com o IZarc.

BT Client:
Azureus.

skyruner Escreveu:Bem, la fiz a instalação!

O problema é que o AntiVir não me faz os updates.

Estava também a ter problemas com a Comodo e voltei para a Sygate.

Que problemas é que tiveste com a comodo? Um amigo meu diz que andou a pesquisar bue sobre o assunto, a ver várias reviews e diz que no mercado free, a comodo é a melhor.
Imagem
Darkblood
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Mar 02, 2006 22:35

Mensagempor amuleri » Sábado Set 22, 2007 17:43

Darkblood Escreveu:Gravação:
CDBurnerXP Pro ou Final burner ou Free easy burner. Já experimentaram algum destes dois últimos?

Testei o Infra Recorder, mas ainda não dá pra gravar DVD (HD pra DVD) on the fly!!! (1º cria uma imagem e só dps é passa pra gravação, k seca).
Agora tou em testes ao Final Burner e até ver tudo ok.
:wink:
amuleri
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Mar 18, 2007 11:22

Mensagempor XTR » Segunda Set 24, 2007 2:14

Que problemas é que tiveste com a comodo? Um amigo meu diz que andou a pesquisar bue sobre o assunto, a ver várias reviews e diz que no mercado free, a comodo é a melhor.

Nao só no free, mas de todos, sim inclusive aqueles de topo que sao pagos :!: :!:

Link:http://www.matousec.com/projects/windows-personal-firewall-analysis/leak-tests-results.php

Uso o comodo desde que li esta e outra review, e até agora nao me queixo (nao se sei se é relevante mas uso o Opera como browser principal), estavel e simples, agora nao convem ir para sites duvidosos :wink: e porem se a aceitar tudo o que aparece, mais vale desliga-lo!!!

PS:Sou subscritor da lista que foi aqui postada pelo pagc há já um ano ou + (nao me recordo bem) e só tenho a dizer bem, o homem é realmente um patrao no assunto! testes e conselhos muito bons de tudo o que é programas essencialmente Freewares (e com os Links para download) 5* aconselho vivamente :!:

cumps
Só existem 2 coisas infinitas: o Universo e a estupidez humana, mas não tenho tanta certeza em relação ao Universo...

Albert Einstein
XTR
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Ago 01, 2007 23:57

Voltar para Outro Software

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante