NTSC e PAL (DVD e TV) estou certo ???

Todo o outro tipo de software: edição video, edição gráfica, etc

Moderadores: Administradores, Moderadores

NTSC e PAL (DVD e TV) estou certo ???

Mensagempor tutano007 » Quarta Dez 05, 2007 20:09

tudo começou qnd fui converter um AVI pra DVD e vi essa opção durante a conversão(AUTO, NTSC, PAL)...resolvi pesquisar pq uns dizem que tem alguns DVDPlayer que nao lê discos feitos em PAL outros nao lêem discos feitos em NTSC...ai resolvi pesquisar sobre o assunto !
Durante mta pesquisa na net sobre NTSC e PAl resolvi postar um tópico...meu primeiro aki no forum pra vc avaliarem !
Bom...pelo que eu entendi sobre NTSC e PAL foi o seguinte:

DVDplayer
http://www.weshow.com/br/p/16099/imo...tsc_e_pal_ingl

padrão de leitura do DVDPlayer:
NTSC - Américas, japao, Taiwan, Koreia do sul e Caribe (todo DVD player comercializado nessas áreas lêem disco NTSC, alguns lêem disco PAL)

PAL - Europa, Russia, Africa, oriente Medio, Australia, China e outras partes da Ásia (todo DVD player comercializado nessas áreas lêem disco PAL, alguns lêem disco NTSC)

e também existe DVDPlayer capaz de ler os dois tanto NTSC quanto PAL é só colocar que ele roda!

TV
Para a tv exibir um canal de TV, aqui no brasil por exemplo é feito PAL-M, na Argentina é PAL-N, no Japão é NTSC-M e assim vai.
lista completa:
http://www.vcolor.com.br/nova/sistemas1.htm

Para usar DVDPlayer numa TV...se um DVDplayer for da europa por exemplo lendo apenas discos PAL e colocar numa TV dos EUA que é NTSC-M a imagem vai ficar distorcida ou preta e branca...vai precisar de um transcouder.
A mesma coisa se for colocar um DVDPlayer que lê somente discos NTSC numa TV comprada na China que é PAL D...a imagem do DVD nao va ficar boa...mas existem DVDPlayer novos agora que lêem tanto discos NTSC quanto PAL pegando assim em qualquer TV do mundo !

e as TVS de um tempinho pra cá ja vem se modernizando como por exemplo TV aqui no brasil com NTSC e PAL-M pegando o sinal dos canais aqui do brasil com o PAL-M e podendo conectar a um DVDplayer do japão que é NTSC ou a um DVDplayer da europa PAL que nao vai dar problema em nenhum dos dois !

bem será que o que eu escrevi ta tudo errado?
me ajudem a entender esse assunto galera !
abraços
tutano007
Novato
Novato

Registado: Quarta Dez 05, 2007 13:41

Mensagempor tojal city » Quarta Dez 05, 2007 21:23

Tem haver com a resolução, pensa nestes termos informáticos, pode ser mais fácil de interpretar.
NTSC: 720 × 480 ou 480i60
Pal: 768 × 576 ou 576i50

Ou seja quanto mais resolução tiver, melhor é a qualidade. Dai a questão do HD (alta definição), que tem resoluções que podem ir desde 1280x720 ao 1920x1080.

Todos os leitores de DVD actuais lêem PAL e e NTSC e os CRT´s mais recentes também e se tiveres um Plasmas ou LCD este problema é ainda menor.

Quanto a resolução que deves escolher, depende de duas coisas, resolução do avi original e se tens equipamento que suporte o formato que vais escolher. Se a resolução do vídeo for igual ou superior a 768 × 576, vai para Pal, se for inferior a 720 × 480 e se a TV suportar escolhe NTSC pois o que vai fazer é com que o programa "estique" a imagem.
tojal city
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Dez 04, 2003 12:17

Mensagempor tutano007 » Quarta Dez 05, 2007 22:50

tojal city Escreveu:Tem haver com a resolução, pensa nestes termos informáticos, pode ser mais fácil de interpretar.
NTSC: 720 × 480 ou 480i60
Pal: 768 × 576 ou 576i50

Ou seja quanto mais resolução tiver, melhor é a qualidade. Dai a questão do HD (alta definição), que tem resoluções que podem ir desde 1280x720 ao 1920x1080.

Todos os leitores de DVD actuais lêem PAL e e NTSC e os CRT´s mais recentes também e se tiveres um Plasmas ou LCD este problema é ainda menor.

Quanto a resolução que deves escolher, depende de duas coisas, resolução do avi original e se tens equipamento que suporte o formato que vais escolher. Se a resolução do vídeo for igual ou superior a 768 × 576, vai para Pal, se for inferior a 720 × 480 e se a TV suportar escolhe NTSC pois o que vai fazer é com que o programa "estique" a imagem.

pois é...a minha dúvida é sobre os dvdplayer que lêem e nao lêem NTSC ou PAL...isso depende que que ?
do DVD, da TV ou da divisão das regiões ?
tutano007
Novato
Novato

Registado: Quarta Dez 05, 2007 13:41

Voltar para Outro Software

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes